A importância de estabelecer metas

agosto 31, 2016
"- Pode me dizer, por favor, que caminho devo seguir? - perguntou Alice
- Isso depende muito de para onde você quer ir - respondeu o gato.
- Não me importo para onde...
 - Nesse caso, pouco importa o caminho que siga" (Alice no País das Maravilhas)


Eu gosto muito da passagem acima, se você não sabe para onde ir, qualquer caminho serve. Eu sempre vivi pautada em metas e objetivos. Todas as minhas atividades sempre tinham um objetivo final a ser alcançado, e quando eu percebi que não tinha mais objetivos eu me senti muito perdida, e tive que fazer uma pausa para avaliar a fase pela qual eu passava, e estabelecer novos objetivos.



Para alcançar os seus objetivos, você precisa estabelecer metas. O objetivo é o destino final e as metas são os caminhos percorridos para alcançar estes objetivos. O nosso cérebro encara os objetivos como desafios a serem conquistados todos os dias, e esses desafios nos motivam e nos fazem seguir em frente, tendo em mente que há algo maior a ser alcançado.





 Mas, como estabelecer metas?


Eu uso um sistema bem arcaico para isso, papel e caneta, rs, eu costumo listar os meus objetivos e deles ir tirando as metas que serão necessárias para alcançar este objetivo. Vou dar um exemplo simples.


Você está planejando uma viagem, já determinou o destino, a data, o período, agora você precisa estabelecer as metas que devem ser alcançadas para que você consiga realizar seu objetivo. Quais podem ser essas metas?



1-Economizar um valor mensalmente

2-Cortar gastos com supérfluos

3-Aumentar a renda vendendo algum produto (pães/bolos/cosméticos), entre outras.






Dentro do seu objetivo que é viajar, você estabeleceu metas que podem ser seguidas. É importante sempre ao estabelecermos metas colocarmos algo real e possível de ser praticado para evitar frustrações e desistências. Por exemplo, você coloca uma meta de economia de R$ 500,00/mês, mas seu faturamento mensal só permite economizar R$ 100,00/mês, por não conseguir alcançar a meta, você acaba se frustrando e desistindo do seu objetivo.


Por isso, é muito importante, estabelecer metas reais com as quais você pode se comprometer, portanto, a possibilidade de desistência será menor.



Quais são os seus objetivos?

Estudar, comprar um carro, viajar para Catmandu, se casar, aprender a falar inglês ou mandarim, reformar a sua casa, aprender a dançar?



Agora liste as metas que você deve estabelecer para alcançar estes objetivos. Lembre-se sempre de estabelecer metas reais e que você saiba que conseguirá cumprir dentro da sua realidade.






Pronto. Esse é o passo a passo da receita. Para o restante dar certo, só depende de você.



“Muitos dos fracassos da vida são pessoas que não perceberam o quão perto elas estavam do êxito quando elas desistiram”. (Thomas Edson)














2 comentários:

Tecnologia do Blogger.