A importância do NÃO

dezembro 28, 2016
Você sabe dizer não? Ou ainda tem dificuldades para impor limites? Às vezes, nós achamos que aceitar tudo o que os outros nos impõe é bom e ajuda a ser visto como uma pessoa legal, prestativa, mas sinto te informar que isto não é verdadeiro.

“Aprenda a dizer não para tudo aquilo que você realmente não aceita.” Marta Nassar

Geralmente, quando temos dificuldade em dizer NÃO, as pessoas têm a tendência de nos sobrecarregar. Essa sobrecarga vai gerando muito estresse e contaminando o convívio pessoal, familiar e profissional. Dizer NÃO é muito importante se você não quiser adoecer. Obviamente, nós não podemos generalizar, mas a grande maioria das pessoas que não conseguem impor limites apresentam baixa autoestima e possuem algum grau de sentimento de inferioridade o que as faz crer que dizer AMÉM para tudo fará com que elas sejam aceitas e até amadas.

Em uma época não muito distante da minha vida, eu já tive dificuldade em dizer NÃO, eu achava que as pessoas poderiam não gostar de mim, e eu sentia a necessidade de ser aceita. Eu sofria porque não conseguia ser eu mesma, e também porque eu percebia que a grande maioria das pessoas não estava preocupada com o que eu sentia ou com meu jeito prestativo de ser.


Minha vida mudou quando eu passei a me aceitar com minhas qualidades e defeitos e passei a expor minha opinião, mesmo quando um NÃO precisasse ser dito. Existem diversas maneiras de dizer um NÃO, você só tem que começar e adequar isso à sua personalidade. É preciso avaliar com calma cada situação que ocorre na sua vida para observar quando se deve responder com um SIM ou com um NÃO.

Se o que você está fazendo te deixa triste, angustiado, estressado, talvez seja o momento de começar a dizer NÃO. Na vida não dá para bancar a mulher maravilha e o super homem o tempo todo. Aqui ninguém é feito de aço.

Avalie as situações que você vem vivendo, seja em casa, no trabalho, nas amizades, casamento, namoro. Você tem dito muito AMÉM para tudo? Se você se sente bem com isso, tudo bem. Mas, se você esqueceu quem você é de verdade, se dentro do seu coração você sente tristeza e um vazio, se você se perdeu dentro da vontade dos outros, comece a avaliar o seu comportamento. O que pode mudar? Se for possível procure ajuda de um psicólogo ou um terapeuta holístico.

Existem diversas técnicas que podem te ajudar, tais como, florais de Bach, cristaloterapia, aromaterapia, entre outras. Se você realmente estiver a fim de se encontrar pode ter certeza que Deus, o Universo irão te mostrar o caminho.


Vou terminar este post com um texto da Mônica Buonfiglio que achei muito legal:

“Aprenda a dizer “não”, toda energia está carregada de vibrações sutis; as positivas fluem mais facilmente e as densas, percorrem mais lentamente. Se no seu dia a dia você está sentindo que sua energia está "estagnada", isto é um indicativo da necessidade de transformação.

Selecione, priorize, ajude quem deve ser ajudado e atenda quem precisa ser atendido, caso contrário, "delete" da sua vida.
O sofrimento mental, a angústia ou a dor deixam você triste, além de debilitá-lo, já que muitos amigos são vampiros de energia e não contribuem em nada sua vida, ao contrário, só prejudicam.

Se você está sempre ajudando sem receber nada em troca ou acredita que os problemas dos outros são mais importantes do que os seus, indica que você está dando margem para “débitos” e não “créditos”. Sua vida pode estar andando para trás.

Remodele seu perfil de amizades; faça o mesmo no relacionamento afetivo caso ele não esteja indo bem e analise como estão suas amizades no setor profissional.
Não sinta culpa ou remorso, aprenda a dizer "não"; pense em você em primeiro lugar. Sua energia agradecerá, já que, ao ser transformada em vibrações mais sutis, tudo irá acontecer de maneira mais harmônica.”


Espero que você diga NÃO para o que trava sua caminhada e diga SIM para tudo que flui positivamente em sua vida.

2 comentários:

  1. Concordo super com você e já sou adepta do NÃO faz um tempo, tirei tudo que não me fizesse bem e hoje fico muito mais calma em relação a tudo. Quando dá pra dizer sim, nunca nego ajuda. Mas se é algo que vai me deixar pra baixo, não tenho porque aceitar isso.

    Adorei o texto :)
    Beijão,
    http://desencanamina.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá Daniella! É isso mesmo. O importante é sempre avaliar as situações. Obrigada pela visita!

    Beijo

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.