Como descobrir a sua essência

Eu pensei em falar sobre esse tema quando comecei a perceber que eu estou me aproximando da minha essência. Mas, o que é essência? A essência é definida como aquilo que é básico, é a mais importante característica de um ser ou de algo.

Então, partindo do princípio que a essência é a mais importante característica de um ser, você conseguiria definir a sua essência? A essência está ligada à nossa alma, e a alma é perfeita, ela sabe o que quer e para que ela veio, mas o ego faz com que você, muitas vezes condicionado pelos padrões sociais se afaste da sua essência. O ego não é tão ruim, mas se você não souber administrá-lo, você irá se afastar cada vez mais de quem você é verdadeiramente.

Esses dias eu vinha embora de um curso muito legal que eu estou fazendo, e me vi sorrindo sozinha, quem me olhasse diria que eu maluca ou estou apaixonada, e sim, eu estou apaixonada, na verdade, eu estou amando a pessoa que eu sou de verdade. Eu fiquei feliz por perceber que eu estou agindo de uma outra forma, menos travada, menos preocupada, mais divertida, mais solta. Mas, isso foi um processo que se iniciou há cerca de 03 anos atrás. Eu ainda tenho medos e barreiras para transpor, e estou indo devagar, um passo de cada vez, mas toda essa felicidade dentro de mim, me indica que este é o caminho certo.

Se você está em busca da sua essência, eu vou te dar algumas sugestões que foi por onde eu comecei. Na verdade, quando eu iniciei eu não estava em busca de nada, eu só queria me livrar das crises de ansiedade, que ainda hoje me assombram, mas ao enxergar e sentir a sombra, atualmente eu sou capaz de acender uma luz, e já não me sinto totalmente no escuro.  Então, vamos lá.

Prática de yoga
Eu posso dizer que a prática de yoga foi uma divisora de águas na minha vida. Eu agradeço a Deus o dia que eu vi a plaquinha no local onde eu praticava. Agradeço por ter conhecido duas instrutoras maravilhosas. Atualmente, eu pratico em casa e a yoga faz parte da minha vida, já não consigo abandoná-la. Eu aprendi a respirar, a viver no presente. Mas, isso só foi possível porque eu estava de coração aberto, disposta a aprender, então as coisas foram acontecendo naturalmente. Talvez, você não precise praticar yoga para se aproximar da sua essência, talvez para você seja suficiente caminhar entre as árvores, rir até a barriga doer, beijar quem você ama, sentir o frio na barriga de pular de paraquedas. Para mim, a yoga foi o chamado, mas só você é capaz de definir, só tenho uma coisa pra te dizer, se isso te deixar plenamente feliz e sem dúvidas no coração, esse é o caminho, acredite.


Terapias holísticas
Eu já disse várias vezes aqui no blog que fiz terapia com uma ótima psicóloga por cerca de 1 ano e meio. Foi muito bom. Mas, junto com a terapia tradicional, eu resolvi acrescentar a terapia holística. Me tratei com florais, cromoterapia, auriculoterapia, fiz mapa astral, nossa tanta coisa legal. Mas foram os florais que fizeram com que eu me encontrasse. Me lembro que ao tomar eu me sentia mais segura, menos medrosa. Parecia que os nós iam desatando, por isso, resolvi fazer um curso, e trabalhar com isso também. Atualmente, é um trabalho paralelo, e eu gosto bastante. As essências que me ajudaram e são as minhas preferidas são mimulus, larch, cerato, water violet, rock rose. Florais são minha paixão. Eu tive bons resultados com eles e recomendo.



Meditação
Eu comecei a meditar no final do ano passado, e de lá para cá, eu percebi tantas diferenças em mim. Não foi rápido não. Algumas travas existem ainda, mas eu estou conseguindo perceber o motivo, é muito louco isso, é como se as respostas viessem à minha mente. Não preciso agradar ninguém, se eu estiver sozinha em um lugar, tá tudo bem, se eu tenho uma dúvida ou uma informação relevante para passar hoje eu falo, eu até sinto medo, vergonha, mas eu comecei a deixá-los de lado, não me deixo ser dominada, e a vida vai fluindo. Eu comecei a trabalhar em uma área da minha vida que é muito travada, assim que eu conseguir destravá-la, eu conto como foi o processo aqui no blog. É muito bom meditar, eu recomendo de verdade.



Ler, assistir materiais de pessoas inspiradoras
Vá atrás de gente que te acrescenta coisas boas. Eu descobri tanta gente sensacional neste meio tempo. E como eu aprendi coisa bacana. Pessoas como Gisela Vallin, Arly Cravo, Stephanie Gomes, Flávia Melissa, Adriana Souza, Amanda Dreher, Bruno Gimenes, Aline Elisângela, nossa e tem muito mais gente, que eu sigo no youtube, no facebook, no instagram. Gente que inspira, que fala coisas que fazem bem para o coração e para alma. Gente que acrescenta. Eu te garanto que se você estiver de coração aberto, você vai aprender tanta coisa com esse pessoal, que chegar mais próximo da sua essência e de quem você verdadeiramente é, vai ser possível, eu garanto.


Se você gostou das sugestões, compartilhe, eu realmente espero que você comece a se encontrar, a se gostar, a descobrir aquilo que faz seu coração bater feliz no peito. Hoje pode até parecer distante, mas é possível.

Um beijo bem grande e gratidão!

Espaço de yoga: www.espacoyogazen.com.br/

4 comentários:

  1. Lindo texto. Sinto que não conheço minha essencia ainda, mas estou no caminho.
    Quero começar a fazer yoga, todos dizem que é muito bom!

    Um beijo,
    Desencana mina! | Boho Art Store | InstaBoho

    ResponderExcluir
  2. Olá Daniella! Que bom que você já sente que está no caminho. É por ai mesmo, as coisas acontecem aos poucos, mas quando você estiver perto de se reencontrar com a sua essência, você irá sentir um bem-estar muito grande por ser você mesma. Eu sempre recomendo yoga porque gosto muito. Atualmente, eu pratico em casa, sozinha. Tem um canais no youtube bem legais que podem te ajudar a iniciar se você não puder ir à um espaço por exemplo, um deles é o da Pri leite https://www.youtube.com/channel/UCehH0gfC-ivKz_htoMHxHtA

    Dá uma olhadinha quando você puder.
    Obrigada pela visita!
    Beijo

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.