O que você precisa retomar em sua rotina?

abril 24, 2018

Você já parou para pensar nas coisas que você costumava fazer diariamente e que você se sentia bem e gostava de realizá-las?
Eu resolvi escrever este texto porque percebi que de alguns meses para cá, eu fui abandonando algumas práticas diárias, às vezes por preguiça ou por falta de tempo, e ao analisar a situação percebi que eram coisas que eu gostava muito de fazer e que aos poucos, eu deixei que elas ficassem muito esporádicas em minha vida, e isso começou a acontecer do mês de fevereiro para cá.

No ano passado, eu li um livro chamado “O milagre da manhã” – Hal Elrod, que trata sobre a nossa rotina, na verdade, é um guia de como realizar as atividades que você gosta logo ao acordar, para que a correria do dia não roube as suas atividades. Seguindo os conselhos do livro, eu elaborei uma rotina diária que iniciava às 05:00 hs da manhã. Eu fazia uma prática de yoga de 30 min, uma prática de meditação de 10 min, e uma prática de visualização de 10 min e escrevia textos e agradecimentos em um caderno. Eu consegui manter essas atividades por três meses. Depois aconteceram alguns problemas familiares, eu me desconcentrei e fui aos poucos inventando desculpas para não realizar mais as atividades.


Com isso, eu fui notando que minhas práticas de yoga e meditação foram ficando esporádicas, e até escrever no meu caderno tornou-se algo que eu fazia quando dava na telha. Só que eu não fazia essas coisas por obrigação, eu gostava de fazê-las, me sentia feliz por ter feito minha prática de yoga e meditação logo pela manhã. Então, me perguntei: “Por que você parou de fazer algo que considera bom para você?”
Pensando sobre isso, resolvi refazer minha rotina. Não seguindo mais à risca, os conselhos do livro, mas adaptando à minha realidade atual. Colocando na rotina aquilo que eu considero estritamente necessário, que é a yoga e a meditação. Então, mudei as coisas, agora acordo às 05:45 hs, faço 20 min de yoga e 10 min de meditação, e pronto. Depois, sigo minha rotina para me aprontar para o trabalho.

Às vezes, damos desculpas para nós mesmos para não irmos correr ou fazer caminhada, damos desculpas para não praticar meditação, damos desculpas para não irmos para a academia ou aula de dança, damos desculpas para não praticar yoga, damos desculpas para a vida que passa depressa. Por isso, hoje eu te convido a olhar para a sua rotina. O que você deixou de fazer? Lembre-se você não precisa seguir à risca um ensinamento de um livro, ou até o que eu escrevo para você aqui no blog, pode simplesmente adaptar à sua rotina. Talvez para você, bastam 15 minutos de corda pela manhã, ao invés de uma prática de yoga de 1 hora, talvez para você basta meditar por 20 min ao invés de correr na orla da praia ou no parque. A ideia aqui, é que você retome as coisas que gosta, e que fazem bem para sua saúde. Por exemplo, para mim, fazer visualizações do que quero que aconteça não me chama muito a atenção, eu prefiro somente meditar e praticar yoga, foi isso que eu fiz.


Então, que tal começar a levantar um pouco mais cedo, 30 min ou 20 min antes. Não precisa ser uma hora antes, não precisa de tanta rigidez, e aos poucos vá incorporando os hábitos bons novamente à sua rotina. Quando você consegue realizar as atividades pela manhã, dá uma sensação boa de dever cumprido. Se formos pensar, à noite, fica realmente mais difícil, porque estamos cansados do trabalho, exaustos, e às vezes, iremos adiar as coisas porque queremos mesmo, descansar, dormir. Realizar as atividades pela manhã, pode ser a saída para que você volte a fazer o que gosta. E ai, vamos recomeçar?

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.