Auto gratidão e sua relação com a autoestima

outubro 18, 2018
Engraçado, como a grande maioria de nós consegue enxergar com mais clareza nossas características negativas e com uma enorme miopia as nossas características positivas. É como se precisássemos de lentes para podermos enxergar o que temos ou que já fizemos de bom nesta vida.

Se você tem o hábito de se autodepreciar, de só enxergar pontos negativos na sua vida e características negativas em si mesmo, acho que está na hora de rever esse comportamento e calibrar esta autoestima para estabelecer relacionamentos mais saudáveis, e quando eu me refiro aos relacionamentos, não estou me referindo somente aos afetivos não, isso vale para as amizades, relações de trabalho, enfim, todas as relações interpessoais do nosso dia a dia. 


A auto gratidão nada mais é do que ser grato por quem você é, pelas coisas que conquistou. É ter gratidão pelas suas características positivas, tanto emocionais como comportamentais. Por exemplo, quando eu fico desmotivada com o blog (isso acontece, às vezes), eu procuro ler os textos antigos que já escrevi e pensar no quanto eu escrevo bem, no quanto já posso ter ajudado alguém com minhas ideias, no quanto amadureci emocionalmente. Quando você consegue enxergar coisas positivas em você e em seu comportamento, e consegue agradecer por essas características, você percebe que neste mundo não há ninguém igual à você. Você é único e especial, e ao perceber isso, você fortalece a sua autoestima.

Portanto, a minha dica de hoje para reforçar a sua autoestima é praticar a auto gratidão. Então, comece com um exercício bem simples:

- Faça uma lista de 10 características positivas suas. Isso mesmo, 10. Busque na memória, eu tenho certeza que você vai conseguir listar. 

- Depois de fazer a lista, visite mentalmente os momentos em que você utilizou umas dessas características. Traga para a mente a sensação boa de ter sido útil para você mesmo ou para alguém.

- Agora, faça uma pausa e agradeça a Deus ou ao Universo (como você preferir) por cada uma dessas características que você tem. Seja grato por ser educado, seja grato por saber escrever, seja grato por dar bons conselhos, seja grato por saber lidar com seu dinheiro, seja grato por ser calmo, seja grato por não ser preconceituoso, seja grato por ser corajoso, seja grato por ser amável, seja grato por ser inteligente, enfim seja grato por ser quem você é.


Aos poucos, você vai se dar conta da pessoa maravilhosa que você é. E quando você se torna capaz de enxergar isso, o olhar do outro é apenas uma consequência.

Olhe mais para si mesmo e agradeça por ser quem você é. Pratique a auto gratidão!

4 comentários:

  1. Ah, Angelica. Amei!!! Preciso olhar mais para mim.

    ResponderExcluir
  2. Alice...quanto tempo! rsrs. Fico feliz que você tenha gostado. É importante esse olhar para si mesmo, viu. Ajuda a reconhecer o nosso valor sem precisar da aprovação dos outros.

    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Angélica
    Muito interessante listar nossos pontos positivos pois sempre damos enfase aos pontos negativos não é? eu sou bem assim.
    Excelente reflexão. Vou fazer este exercício.
    Bjs otima quarta feira
    Isa
    http://www,maisqueumaviajante.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Isabel! Sim, temos uma facilidade enorme de listar os negativos, e os pontos positivos que muitas vezes são maravilhosos deixamos de lado. Faça sim, esse exercício vai te fazer super bem.

      Beijo!

      Excluir

Tecnologia do Blogger.