Durante a tormenta, se dê um tempo

Tem uma passagem na bíblia que gosto muito, que é aquela de quando Jesus caminha sobre as águas e acalma a tempestade, e sobre o medo que nos assalta quando estamos passando por alguma tormenta, seja ela de que tipo for. Sentimos o mesmo medo de Pedro, falta-nos a confiança de Jesus para podermos nos manter calmos sobre as águas que avançam, e ao sermos como Pedro afundamos cada vez mais.



Eu tenho passado por alguns problemas de saúde este ano, e muito deles estão me fazendo rever muitas coisas, entre elas, a minha relação com meu pai e o meu tempo. Pensando no medo que sinto por não estar cem por cento saudável, me lembrei de Jesus e Pedro, e senti que me anda faltando confiança...Confiança na minha alma, confiança no Deus que vive em mim...porque ao me desesperar afundo na tormenta. 

Resolvi compartilhar este texto com você que talvez esteja passando por alguma tormenta que só você sente o peso, lembre-se de algumas coisas:


1-Seu medo só piora seu estado
Não importa a situação pela qual você esteja passando, quanto mais medo você criar, mais irá piorar sua situação. Então, por mais aterrorizante que seja, confie, nada acontece fora de seu tempo, nada. Se você está enfrentando uma situação delicada neste momento, é porque essa é a hora de agir. Talvez haja um propósito, talvez você precise enxergar por um outro ângulo, e ao temer você só conseguirá embaçar sua visão, que não ficará clara o suficiente para poder te ajudar. Então, liberte-se do medo. Faça uma oração, medite, faça terapia. E reflita:

"25 Alta madrugada[b], Jesus dirigiu-se a eles, andando sobre o mar. 26 Quando o viram andando sobre o mar, ficaram aterrorizados e disseram: “É um fantasma!” E gritaram de medo.
27 Mas Jesus imediatamente lhes disse: “Coragem! Sou eu. Não tenham medo!”
28 “Senhor”, disse Pedro, “se és tu, manda-me ir ao teu encontro por sobre as águas”.
29 “Venha”, respondeu ele.
Então Pedro saiu do barco, andou sobre as águas e foi na direção de Jesus. 30 Mas, quando reparou no vento, ficou com medo e, começando a afundar, gritou: “Senhor, salva-me!”
31 Imediatamente Jesus estendeu a mão e o segurou. E disse: “Homem de pequena fé, por que você duvidou?”
32 Quando entraram no barco, o vento cessou. 33 Então os que estavam no barco o adoraram, dizendo: “Verdadeiramente tu és o Filho de Deus”.
34 Depois de atravessarem o mar, chegaram a Genesaré. 35 Quando os homens daquele lugar reconheceram Jesus, espalharam a notícia em toda aquela região e lhe trouxeram os seus doentes. 36 Suplicavam-lhe que apenas pudessem tocar na borda do seu manto; e todos os que nele tocaram foram curados."



2-Sê dê um tempo
Quando você sentir que está cansado, sobrecarregado, se dê um tempo. Faça uma pausa para refletir sobre si mesmo, sua vida, suas escolhas. O que pode mudar agora, e o que pode ser trabalhado para uma mudança futura. Escolha atividades que você gosta de fazer. Vá caminhar em um parque, colocar os pés na grama, prepare refeições que você goste, escute músicas que fazem bem, saia para respirar na hora do almoço, faça uma pausa para meditar, observar as pessoas, pássaros, animais. Tire um tempo para si mesmo, olhe-se de fora, e se dê um tempo. Se está estressado com o trabalho? Invista no seu hobby, se dedique a uma atividade paralela que traga prazer, caso hoje, não seja possível trocar de trabalho. E se também, quiser parar e tirar um tempo para não fazer nada, tudo bem também, é você que tem que sentir e decidir pelo melhor para você.

"Só existem dois dias no ano em que nada pode ser feito. Um se chama ontem e o outro se chama amanhã, portanto hoje é o dia certo para amar, acreditar, fazer e principalmente viver." Dalai Lama


3-Menos ansiedade mais resultado
Você já reparou que quanto mais ansiedade você coloca em algo, mais aquilo fica distante de você? Eu reparei nisto recentemente, eu sou ansiosa por resultados. Resultados de projetos, resultados de tratamentos de saúde, resultados de um exercício físico, resultados de uma meditação. E notei que essa busca por resultados rápidos acaba prejudicando todo o processo. Quando a gente foca no resultado, não enxergamos a trajetória. Quando focamos no destino não apreciamos as flores no caminho. E isso foi e está sendo um aprendizado e tanto para mim, aprender a me desapegar do resultado. Por exemplo, você precisa mudar a dieta por causa do colesterol alto, ao invés de fazer a dieta focado no número, pense no processo, comer novos alimentos, sair para as compras, aprender a cozinhar, sentir novos aromas e sabores durante o processo. Não foque no resultado, foque no processo. Essa dica é para mim e para você, hein! E aí vamos juntos observar as flores?


"Minha vida não tem o viço, o brilho e as besteiras da juventude. Mas estou feliz, trabalhando. Aprendendo a cada hora. Aprendendo no sorriso e na dor. Estou buscando uma verdade que me liberte, conforme prometeu Jesus Cristo. A verdadeira liberdade é estar na unidade. Eu preciso deixar de me sentir diferente dos outros. Cultivar o amor. O amor reaproxima, vence a distância da ignorância." Professor Hermógenes

"O sofrimento não alcança apenas os maus, os perversos. O sofrimento alcança os bons. O sofrimento dos bons, na minha observação, no meu estudo, pode ser a oportunidade de afastar os futuros obstáculos. Não digo talvez os últimos, mas os obstáculos mais sérios. Então aproveite o sofrimento e veja a lição que ele vem trazer." Professor Hermógenes

Espero que as dicas de hoje possam te ajudar, se você está passando por algum problema, seja ele qual for, só você pode dizer o quanto ele é pesado ou não para você. Não deixe que as atitudes de outras pessoas influenciem seu bem-estar, siga caminhando, como diz o famigerado ditado:

"Depois da tempestade, vem a bonança."

Confie!

Deus te guarde :)

Dica de música - Enya 


2 comentários:

Tecnologia do Blogger.