05 MANEIRAS DE MANTER A MOTIVAÇÃO PARA FAZER ALGO QUE NÃO GOSTA TANTO



Por Angélica Diniz - Terapeuta Floral

A motivação pode ser definida como o impulso interno que leva à ação. Quando gostamos da atividade que estamos fazendo é muito mais fácil manter a motivação. O bicho pega quando a atividade não é do nosso agrado. E na vida, sempre vai ter alguma atividade que a gente não gosta tanto, mas que precisa ser realizada.



Como manter a motivação para realizar essas atividades que não gostamos tanto? O primeiro passo é:

1) Definir a razão/ Por que é preciso realizar essa atividade?
Por exemplo, eu não sou muito fã de fazer publicações de posts nas redes sociais do blog, não gosto da parte de editar, mas sei que é preciso fazer esse trabalho para divulgar os posts e meu trabalho, e essa é a principal razão para postar em redes sociais, e divulgar é algo que considero importante. Então, mesmo não gostando tanto, eu sei da importância e assim me proponho a fazer. Definir a razão pode te ajudar a se motivar.

2) Se inspire em pessoas de sucesso
Sabe aquela pessoa que você admira? E que conseguiu realizar um sonho? Saiba mais sobre ela, leia sobre ela, pergunte sobre ela. Será que essa pessoa em algum momento da vida também realizou atividades que não gostava tanto? Provavelmente sim. Se inspirar nessas pessoas pode te ajudar a pensar melhor sobre o processo de motivação. Aprenda e inspire-se.



3) Pense nos resultados finais
Provavelmente a atividade que você não gosta tanto de realizar tem um objetivo, certo? E esse objetivo leva à algum resultado positivo? Se sim, concentre-se nesse resultado para se motivar, concentrar-se neste objetivo te ajuda a se manter no caminho, e fazer o que tem que ser feito.

4) Faça pausas
Mesmo quando gostamos de uma atividade é saudável fazermos algumas pausas, pois elas melhoram a produtividade. Pausas são válidas para o que gostamos de fazer e para o que não gostamos muito de fazer. Só se comprometa consigo mesma(o) ao fazer suas pausas, pois caso não haja comprometimento, você corre o risco de suspender a atividade, então após a pausa, relembre dos passos 1 e 3, para continuar trabalhando naquilo que é meio chatinho de fazer.

5) Escreva afirmações e cole post-it em locais estratégicos
Eu gosto muito de afirmações e uso com frequência. As afirmações podem ser utilizadas para manter a motivação. Você pode escrever afirmações do tipo:

"Eu posso fazer e vou fazer isso."
"Eu sempre encontro motivação para minhas tarefas."
"Eu realizo tudo aquilo que proponho realizar."



Essas frases são somente exemplos. Você pode escolher a afirmação que mais tem a ver com você, ou escrever sua própria afirmação. Lembre-se de escrevê-la em um post-it e colá-la em um local que você possa ler sempre que precisar.

E você, tem outras estratégias para se motivar? Conta para mim nos comentários, e compartilhe suas ideias aqui também.

Até o próximo post!

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.