Vontade de desistir: como recuperar a motivação

agosto 13, 2018
Você já teve vontade de desistir de um sonho, de um projeto, de um hobby, de uma profissão, ou de qualquer outra coisa que você dedica seu tempo? Eu já, e sinceramente desisti de algumas coisas, e outras ao avaliar e ver que elas ainda faziam sentido para mim, me permiti dar um tempo para descansar e retomar quando estivesse mais motivada.
De um mês para cá, eu estava me sentindo um pouco desmotivada com algumas coisas, e resolvi parar um pouco para analisar esta desmotivação. Saiba você que a desmotivação pode acontecer com qualquer pessoa e em qualquer fase da vida, o importante ao sentir isso acontecer é se perguntar a razão, e a partir das respostas tomar alguma atitude, caso você ache necessário. Então, cá estou eu para compartilhar com você algumas dicas importantes para esses momentos de baixa, que são comuns, inclusive quando tudo vai bem. Eu fiz algumas coisas que considerei importantes para recuperar a motivação. Vamos conhecer algumas dessas atitudes:




Dê um tempo
Dar um tempo é bom para você entrar em sintonia consigo mesmo. Muitas vezes, entramos na correria da rotina e nem sabemos por que estamos realizando algo. Entrar no piloto automático pode nos fazer deixar de enxergar um motivo/propósito para determinada atividade, o que pode acabar nos desmotivando. Por isso, quando sentir que a desmotivação bateu na sua porta, se permita dar-se um tempo para parar e respirar. Talvez seja isso que você precisa neste momento.

Assistir algo que faça bem
Quando eu fico desmotivada, eu procuro por séries que me fazem rir. Eu pesquisei estes dias no google sobre séries de comédia, e achei uma bem legal chamada "Unbreakable Kimmy Schmidt". É uma série sobre uma mulher que foi sequestrada, e ficou 15 anos presa em um abrigo subterrâneo com outras 3 mulheres. Parece uma história chocante e dramática, mas a série é escrita pela Tina Fey, então, as gargalhadas são garantidas. No final da primeira temporada, eu chorei de rir, literalmente. E isso me fez bem. Para momentos de tristeza e falta de motivação, invista em coisas divertidas, converse com pessoas alto astral, assista comédias bobas, permita-se sorrir. Isso vai elevando a vibração, e aos poucos, a gente vai se motivando novamente.


Série: Unbreakable Kimmy Schmidt
Foto: Divulgação

Volte a fazer coisas que abandonou
Você gostava muito de alguma coisa e abandonou por um tempo? Que tal tentar retomar essa atividade. Talvez uma mudança de ares, uma conexão com pessoas e ideias novas possa fazer bem. Eu gostava muito de assistir vídeos de maquiagem no youtube. Eu passo horas assistindo vídeos de maquiagem para o dia, maquiagem para a noite, rsrs, porque eu gosto de maquiagem, e gosto de testá-las em mim. Eu gosto de ler sobre protetor solar, sobre batons, blushes, cremes e afins, só que de uns tempos para cá, eu estava focando só em autoconhecimento, só via as mesmas coisas, ficava me inscrevendo em vários canais do youtube. Então, em um domingo no curso de florais comentei com uma amiga que aquele monte de gente só estava fazendo salada na minha cabeça e aquele monte de ideia diferente estava me desmotivando, e resolvi ficar só com quem faz sentido para mim, resolvi cancelar a inscrição de alguns canais, e voltei a assistir vídeos de maquiagem novamente. É algo que eu gosto e que acho legal, não sei porque abandonei. Pode ser que seu foco em uma coisa só, esteja te desmotivando, então tente lembrar de outras coisas criativas e volte a fazê-las, se sentir que isso faz sentido para você.

Será que seus objetivos são os mesmos?
Você já pensou que pode estar desmotivado porque essa atividade de agora não faz mais sentido para você? Isso pode acontecer. Às vezes, decidimos por algo em uma época da vida em que aquilo fazia muito sentido, mas passado algum tempo começamos a perceber que hoje este objetivo ou esta atividade não motiva mais, não tem mais a ver com a pessoa que nós nos tornamos, então talvez seja a hora de ajustar o foco, tomar uma outra direção e assim procurar por outras atividades que podem ter mais a ver com você neste momento.

I like to move it, move it :)
Para sair da inércia é preciso movimento. A motivação não irá te alcançar se você continuar parado. Então mexa-se, entenda o momento, se dê um tempo, assista/ouça coisas que gosta, converse com pessoas inspiradoras, mude seus objetivos, conforme os itens anteriores e comece a se mover. Quando você se movimenta, a vida vai adquirindo novos contornos, novos caminhos vão se abrindo. Então mexa-se, movimente-se, saia do lugar. 


Para você se inspirar no movimento, rsrs.




"A vida é 10% do que acontece comigo e 90% de como eu reajo a isso." John Maxwell


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.