05 sinais que demonstram que você está indo bem no seu processo de autoconhecimento

agosto 05, 2019
Eu costumo compartilhar aqui no blog algumas dicas para melhorar os pensamentos, comportamento, que muitas vezes apontam as áreas que podemos estar nos equivocando e como podemos melhorar cada uma delas, e se acabamos nos identificando com algum padrão, parece que estamos sempre errando. Porém, eu tenho uma notícia boa para você, existem erros, sim, mas existem os acertos no processo de autoconhecimento.

Quando começamos a aplicar as dicas de comportamento que lemos em algum site/blog, ou livros, ou ainda, as sugestões de terapeutas, ou dicas que assistimos em vídeos, palestras começamos a criar um processo de autoconhecimento mais consistente, que muitas vezes nos ajuda a lidar com os desafios que aparecem com mais clareza e segurança. Se você já está neste processo, pode ser que já tenha assimilado ao seu comportamento algumas ações que demonstram que você está se saindo bem neste processo. Pode ser um sinal ou os cinco, ou se também ainda não atingiu nenhum, tudo bem, continue a nadar, um dia as coisas se acertam, o importante é manter a consistência.



Então, vamos conferir os 05 sinais que demonstram que você está indo bem na fita, rsrs, confere aí:

1- Você se tornou mais consciente de seus sentimentos e de seu comportamento
Sabe quando você começa a se perceber?
Você repete mentalmente: 
"Nossa, estou agindo de forma egoísta." 
"Estou muito precipitado, deixa eu respirar um pouco." 

Ou melhor, você se antecipa a si mesmo: 

"É comum que eu fique incomodado quando me chamam a atenção, mas dessa vez, vou ouvir, e tentar entender de onde está vindo esse incômodo, e resolver sem ficar tentando me justificar."
"Em geral, eu costumo interromper pessoas quando elas estão falando, vou me policiar e deixar que elas exponham o ponto de vista."

Você passa a ficar mais atento às suas ações e se conhecer melhor. Assim, evita chateações para os outros e para si mesmo. 

2- Você tem objetivos definidos e está trabalhando por eles
Caso você ainda esteja confuso com seus objetivos, isso não significa que você vai muito mal, apenas que ainda não encontrou um caminho que possa te ajudar objetivamente, mas continue, cada pessoa tem seu tempo, se ainda não tem objetivos definidos não se desespere, apenas busque outros caminhos.

Quando temos objetivos definidos, as coisas se tornam mais visualizáveis, isso não é sinônimo de fácil, mas é sinônimo de já ter em vista um caminho, criar uma rota e trabalhar nela. Isso demonstra que seu processo de autoconhecimento está dando certo e está te dando mais clareza sobre o que você quer e quais os caminhos para tentar fazer com que seus objetivos deem certo. Tem uma frase do filme Alice no país das Maravilhas que explica muito bem a importância de se ter um caminho definido para alcançar aquilo que procura, é a seguinte:


Fonte: Kd Frases

Portanto, se você já sabe para onde vai, já tem meio caminho andado.

3- Você já não se abala tanto com opiniões maldosas sobre você
Tem gente que infelizmente quando não encontra algo para falar sobre você, INVENTA!
Eu nunca tinha notado como isso é frequente, até o dia em que eu passei por isso há alguns anos atrás, e eu me surpreendi com a capacidade das pessoas de serem maldosas e inventarem histórias, muito triste mesmo. No meu caso, ainda hoje, eu evito qualquer tipo de contato com a pessoa que fez isso, porque não sou obrigada a forçar afinidade e na época me chateou muito, por ser uma mentira, e principalmente porque eu era muito ligada na opinião dos outros.
Com o tempo passei a pensar o seguinte: "Pensem o que quiserem, eu só consigo ter controle sobre mim mesma, sobre meus pensamentos, nas paranoias dos outros, não quero me meter, já bastam as minhas, rsrs." Então, passei a filtrar mais as opiniões dos outros, hoje considero as opiniões de pessoas importantes para mim, e olhe lá. Sugiro que assista esse vídeo que gravei sobre opiniões para saber como agir ao dar e receber opiniões, garanto que muita coisa vai mudar quando você receber ou for dar uma opinião.


4- Você entendeu e pratica a autorresponsabilidade
No livro "O poder da ação - Faça sua vida sair do papel", o autor Paulo Vieira escreveu um capítulo todo dedicado à autorresponsabilidade. Eu achei o livro muito interessante, e esse capítulo fez muito sentido para mim.
Você já percebeu que a grande maioria das pessoas costuma responsabilizar outras pessoas por suas ações? Pode até ser que ocorra uma certa influência, às vezes causadas por fatores como baixa autoestima, insegurança, necessidade de pertencimento, medo de falhar, e tem gente que tem a capacidade de pisar no tomate com a gente, rsrs, tudo isso pode ser melhorado na terapia e no processo de autoconhecimento. Nestes casos, você aprende que a responsabilidade passa por você, no momento em que você precisa decidir o que fazer de diferente agora. Quando percebemos a nossa responsabilidade por nossas ações, isso já nos mostra que estamos trilhando um caminho de amadurecimento emocional e de autoconhecimento mais consistente, segundo, o livro citado anteriormente, a "autorresponsabilidade é a crença de que você é o único responsável pela vida que tem levado; sendo assim, é o único que pode mudá-la." Então, se você já se responsabiliza por suas ações e se enxerga como criador da sua vida, então você definitivamente está indo bem no processo de autoconhecimento. Lembrando que não é se culpar e sim se responsabilizar pela mudança de agora em diante, assumindo seus erros, fracassos e conquistas.



5- Você reflete sobre seus erros e aprende com eles
Quando você erra, reconhece seu erro, se desculpa com o outro ou consigo mesmo, e ainda aprende algo com o processo, você está indo bem. Muita gente tem dificuldade em aprender com erros, e principalmente uma dificuldade muito maior em admitir que errou, às vezes, isso pode acontecer por desinteresse em evoluir, por não se observar, ou por admitir que falhou em algum aspecto. Se você já entende que mesmo as experiências negativas podem te trazer um ganho, você está aproveitando positivamente o seu processo de autoconhecimento.

Estes foram alguns sinais de que você está indo bem, e se ainda não chegou onde queria, continue trabalhando para melhorar, esse aprendizado nunca tem fim ;)

Vou finalizar este post com a frase que as professoras escreviam em meu caderno no primário quando eu ia bem em alguma atividade e é isso que desejo para você também, se você notou que está se saindo bem em seu processo de autoconhecimento:

"Parabéns, continue assim!"

Até o próximo post!


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.