Como manter a saúde emocional no ambiente de trabalho

outubro 01, 2018
O ambiente de trabalho costuma ser um lugar muito estressante para a grande maioria das pessoas. Se você não sofre com stress no trabalho, considere-se uma pessoa privilegiada. Em geral, os ambientes costumam ser tumultuados porque há muita competição, orgulho, disputas de egos e afins, o que acaba deixando a energia de alguns locais muito negativa, o que por sua vez, influencia na saúde dos funcionários, tanto fisicamente como emocionalmente.

Levando em consideração que a grande maioria das pessoas não pode se ausentar do trabalho, e que nem sempre é possível estar no trabalho dos sonhos, eu elaborei algumas dicas baseadas na minha própria experiência e que tem me ajudado muito a lidar com os momentos desafiadores no ambiente de trabalho. Eu vou compartilhar com você essas dicas e espero que elas te ajudem assim como tem me ajudado. Vamos lá?

- Tenha por perto 1 floral e 1 óleo essencial
Eu ando com um kit sobrevivência na bolsa. Eu coloquei em um saquinho de pano,  desses de presente, um floral, o Rescue Remedy e um óleo essencial (lavanda - no momento tenho mais um, o de hortelã também). O floral Rescue Remedy é o floral de emergência. A sua fórmula ajuda muito no enfrentamento de diferentes questões, como manter a calma, ficar mais tranquilo, se equilibrar. No trabalho, eu costumo pingar 4 gotas na minha garrafinha de água, e naqueles dias mais tensos e vou tomando durante o dia. Você pode também tomar o floral 4 vezes ao dia, ou se a situação estiver brava, de meia em meia hora as 4 gotinhas. Ajuda bastante. Já o óleo essencial de lavanda ajuda na ansiedade e o seu cheirinho traz uma sensação de relaxamento. O de hortelã pimenta também ajuda nesta questão. Os óleos essenciais eu costumo colocar em um difusor de ambiente, mas você pode pingar 1 gota em cada pulso e ir sentindo o aroma. Eu tenho certeza que depois de alguns minutos você irá se sentir mais tranquilo para lidar com as situações desafiadoras com mais equilíbrio e calma.


- Faça caminhadas ou medite na hora do almoço
Se você tiver uma hora de almoço, que tal dar uma saída para caminhar. Se tiver um parque por perto, essa dica pode ser muito mais proveitosa. Quando você sai para dar uma caminhada, consegue pensar com mais calma e não age por impulso. Além de beneficiar a sua mente, a sua saúde física também irá colher os benefícios da caminhada. Eu tenho praticado meditação na hora do almoço, alguns dias por somente 5 minutos, mas percebo uma diferença muito grande no meu estado de espírito. Meditar durante os intervalos ajuda bastante a manter a calma. Se for possível, tente incorporar esses hábitos na sua rotina diária e veja os resultados positivos.

- Escute música
A música nos ajuda a sintonizar com bons sentimentos. No trabalho, eu tenho algumas músicas que sempre escuto quando eu estou me sentindo nervosa, negativa e ansiosa. Aos poucos, eu vou percebendo uma mudança na minha vibração e assim vou saindo do estado de desconforto, irritação e desânimo. Selecione músicas que você gosta e que você já percebeu que te ajudam em vários momentos da vida. Ouça música e observe se esta prática te deixa mais calmo e tranquilo, se sim, invista nas canções para equilibrar o seu dia.

- Faça uma pausa para respirar
Horas de trabalho sem pausa podem fazer qualquer ser humano explodir devido a uma pequena faísca. Se você fica horas trabalhando se for possível, faça pausas programadas durante o dia. Cinco minutos são suficientes para desanuviar a mente e te deixar mais calmo. Está lendo esse texto agora, pare e faça uma respiração profunda. Como se sente? Lembre-se de respirar sempre. Para não me esquecer de respirar, eu deixo bilhetes para mim onde eu escrevo "RESPIRE" e também coloco no plano de fundo da área de trabalho do computador e também no celular frases que me lembrem de respirar, para mim, essa prática funciona bem, tenta você também.

- Evite fofocas
Fofocas no ambiente de trabalho desestabilizam qualquer relacionamento profissional. Coisas desse tipo acabam com qualquer tipo de relação profissional causando mágoas e mal estar. Por isso, ao ouvir algo, deixe que morra em você, não passe para a frente, esqueça, se é verdade ou não, não lhe interessa. E siga com o seu propósito na empresa que é trabalhar e não fofocar, certo?


- Não se importe com a opinião dos outros sobre você
Eu já me preocupei demais com o que as pessoas pensavam sobre mim. Hoje compreendo que não há muito o que fazer em relação à esta questão. Então, atualmente, eu penso: "Imaginem o que quiserem, pensem o que quiserem, eu não tenho controle sobre os pensamentos e projeções dos outros. Só consigo ter controle sobre os meus pensamentos e minhas possíveis projeções, e isto me basta." Passei a viver de uma forma mais leve e tranquila, e me livrei da necessidade de agradar. Portanto, importe-se com o que você sabe sobre si mesmo, isso basta.

- Não tente controlar o que não depende só de você
Muitas vezes trabalhamos em equipe e nem tudo depende de nós. Nos estressarmos em excesso por coisas que não estão ao nosso alcance é muito desgastante, por isso, avalie com cuidado o que depende de você e o que foge do seu alcance. Limite-se a resolver aquilo que você consegue. Esforços excessivos podem gerar sobrecarga emocional que pode fazer com que você adoeça. Por isso, tenha inteligência para compreender o que está ao seu alcance e o que está a milhas de distância, assim abrace somente o que for possível neste momento. Nem tudo vai estar sob seu controle sempre, acalme-se.


As dicas que eu te passei são as mesmas que uso na minha rotina, e elas foram as responsáveis por grandes mudanças no meu estado emocional. Veja as que fazem sentido para você e tente aplicá-las na sua rotina, e se quiser depois me conta como está sendo para você.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.