Mimulus – Medos concretos


A essência floral Mimulus é preparada através do método solar. É um floral relacionado aos medos concretos, por exemplo, medo de falar em público, medo de doenças, medo do escuro, medo de morrer, entre outros.




As pessoas do tipo Mimulus tendem a apresentar um comportamento mais reservado, muitos apresentam timidez e ansiedade. Ao utilizar Mimulus a pessoa começa a enfrentar os desafios com mais coragem. Este floral ajuda na superação dos próprios medos e faz com que haja maior determinação para enfrentar as dificuldades.

O medo tem como principal objetivo a proteção, sendo portanto, uma característica inata, uma emoção primária dos seres humanos. Vamos pensar, se não tivéssemos medo quantas coisas que colocam a nossa vida em risco poderíamos fazer, por exemplo, pular de um prédio de 13 andares, tocar numa rede elétrica de alta tensão, entre outros. Então, o medo não é tão ruim, ele ajuda a preservar a vida. 



O lado negativo do medo se inicia no momento em que ele começa a aparecer fora dos acontecimentos que representam um perigo real, por exemplo, medo de dirigir, medo de sair de casa, medo irracional de doenças, medo de falar em público. Nesta hora, começamos a sentir a nossa vida paralisada, então você começa a se perguntar, como seria a sua vida se você não sentisse aquele medo, o que você viveria, como a sua vida estaria.

Eu, assim como você, tenho os meus medos, e todos os dias vou trabalhando em alguns deles para vencê-los, e aprendi ao longo desse tempo que muitas vezes é preciso mergulhar no autoconhecimento e passar a viver o presente, para ir encarando os medos aos poucos tornando aquela situação mais confortável. O floral Mimulus ajuda a criar esta coragem, e aos poucos você vai se descobrindo e descobrindo um novo mundo. Fácil nunca será, mas devemos continuar e persistir.

Caso o medo seja acompanhado por pânico, a melhor alternativa seria o floral Rock rose, se o medo for de algo abstrato, desconhecido recomenda-se o floral Aspen. Eu falarei mais para frente destas duas essências.


Dica de livro: pessoas ansiosas e medrosas geralmente projetam o tempo todo o futuro e se esquecem do presente (experiência própria), isso acaba gerando mais ansiedade e medo. Um livro que indico para você se sintonizar mais com o presente é “O poder do agora – Eckhart Tolle”.

Aqui vai um trecho do livro: “Você alguma vez, realizou, pensou ou sentiu alguma coisa fora do agora? Acha que conseguirá algum dia? É possível alguma coisa acontecer ou ser fora do Agora? A resposta é óbvia, não é mesmo?

Nada jamais aconteceu no passado, aconteceu no Agora.

Nada jamais irá acontecer no futuro, acontecerá no Agora.”


Se animou? Espero que sim. Lembre-se que “A jornada de mil quilômetros começa com um passo.” Lao Tsé

Foto 1



Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.