Timidez: Será que dá para encarar?

maio 13, 2016


Você já deve ter se sentido tímido(a) em algum momento de sua vida? A timidez é natural dos seres humanos, e em alguma época da vida ela se manifestará, em algumas pessoas mais e em outras menos.
 
Jovens, Bela, Tímido, Pose, Sonhos


Algumas pessoas conseguem lidar melhor com a timidez, outras se fecham sempre mais, e param de viver a vida plenamente. É ai que mora o perigo. A timidez passa a ser uma ameaça à nossa felicidade quando por temer alguma situação abrimos mão dela, e isso passa a afetar diretamente nossas realizações. Por exemplo, por ter receio de falar em público, a pessoa abre mão de um emprego na área de treinamentos, mas sempre teve vontade de ocupar o cargo. Ou ainda, por medo de ser rejeitado(a) decide desistir de um amor que nem tentou para saber se havia reciprocidade.

 Parar, Tímido, Capa, Ocultar, Cor, Menina, Feminino


A grande parte das pessoas tímidas sofre por medo de serem rejeitadas, é como se faltasse um pouco mais de confiança em si mesmo. Eu acredito, que para se começar a trabalhar a timidez deve-se primeiramente trabalhar o medo da rejeição, pois esse medo irá sempre assombrar os pensamentos: -E  se ele(a) não gostar de mim, e se eu não for bom(boa) o bastante para aquele trabalho, e se ninguém gostar de mim, e se eu entrar naquele curso, e tiver que fazer uma apresentação? 


Por experiência própria, posso dizer que já perdi inúmeras oportunidades na vida, por medo de ser rejeitada, devido aquela timidez que se instalou de alguma forma, e parece que nunca mais vai nos deixar. O arrependimento depois é grande, e muitas vezes não dá para voltar atrás.


Pessoas tímidas vivem na maioria das vezes na zona de conforto, porque a mudança é difícil, envolve uma série de fatores, que muitas vezes, não queremos encarar.

Você pode ser tímido para falar em público, mas ser desenvolto nos relacionamentos, ou ser tímido para relacionamentos , e fazer uma palestra de uma hora sem pestanejar. É estranho, mas a timidez apresenta vários tipos de manifestação.

 Coala, Jardim Zoológico, Conforto, Pessoas De Austrália


Mas, como vencê-la?



Encarando as situações

É difícil, mas você pode tentar no seu tempo encarar as situações que te trazem desconforto. Ir se expondo à algumas delas, e ir sentindo os sentimentos, os medos, para que tudo aquilo deixe aos poucos de ser tão aterrorizante. É possível de uma hora para outra? Não. Mas, você pode ir com paciência, foque nos seus objetivos, nas suas metas, e siga em frente.



Converse consigo mesmo

Eu tenho feito muito isto ultimamente. Quando me sinto paralisada por alguma situação, eu me pergunto: “Por que estou me sentindo assim? Qual é a origem desse medo? O que pode acontecer se eu tentar isso?”. Olha que já tenho feito bastante coisa, muitas delas, antigamente seriam impossíveis para mim. Tente isso, vale a pena avaliar seus pensamentos, e entender o porquê das coisas estarem travando na vida.



Imaginar as cenas

Veja bem, não é ficar projetando o futuro ansiosamente. Lembre-se de manter a mente no momento presente para não criar muita ansiedade. Quando eu digo, imaginar a cena, é mais ou menos assim. Você precisa entrar em uma sala com 10 pessoas, mas já se sente ruborizado por pensar em dizer um bom dia. Então, já imagine esse bom dia saindo, tudo acontecendo da melhor forma possível. Faça como minha mãe, que já imagina tudo acabando e dando certo. Com a prática, você vai ver que não é difícil.



Diminua sua autocrítica

Pare de pensar que você deve ser perfeito o tempo todo, pare de se cobrar tanto. Relaxe mais, em relação aos outros. Lembre-se que nós não temos controle sobre as outras pessoas, sobre os seus sentimentos, seus pensamentos, seu comportamento. Não há possibilidade de atender as expectativas dos outros sempre. Sem egoísmo e com equilíbrio, pense mais em você.



Utilize florais

Os florais de Bach podem ser de grande auxílio para pessoas tímidas. Você pode usar o Mimulus (medos) e o Larch (autoconfiança). Um terapeuta floral/terapeuta complementar pode te ajudar a encontrar os melhores florais para o momento que você está passando.



Respire, relaxe, e seja feliz!

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.