Cromoterapia – Você já ouviu falar?

outubro 19, 2016


A primeira vez que fiz uma sessão de cromoterapia eu não entendia direito como funcionava. Eu iniciei o tratamento juntamente com as sessões de terapia floral. Eu não fui muito disciplinada nas minhas sessões, às vezes, eu faltava, o que não é adequado, mas mesmo assim, eu senti algumas diferenças para melhor em meu comportamento.



Então, acabei me interessando pelo assunto e fui pesquisar um pouco mais, ainda não tive a oportunidade de fazer um curso de cromoterapia, mas estou fazendo alguns planos para poder inicia-lo. 



A cromoterapia é definida como um tratamento onde se utiliza as cores com o objetivo de buscar o equilíbrio e a harmonia. Cada cor tem a sua função e energia, e ao serem propagadas atuam como energia curativa e calmante. Alguns terapeutas utilizam lâmpadas coloridas, canetas de cromoterapia, ou ainda, mentalização das cores durante a sessão. O mais legal é que durante a aplicação você passa a sentir mais calma e tranquilidade.



Depois de conversar com você, o terapeuta irá escolher as cores para aquilo que você deseja melhorar. Eu vou colocar abaixo, o significado de algumas cores que você também pode mentalizar e que só irão trazer benefícios para a sua vida.



-Vermelho: Cor quente e estimulante. Atua estimulando a circulação. O vermelho pode causar desconforto caso haja dor, pois ele estimula as terminações nervosas aumentando a sensibilidade. Pessoas que têm pressão alta e problemas cardíacos devem tomar cuidado com a cor vermelha. A cor vermelha é indicada para afastar depressão e desânimo.



-Verde: O verde é a cor da construção, absorção e do crescimento. Favorece a regeneração dos tecidos, sendo a cor da juventude e do rejuvenescimento. Tem efeito calmante e relaxante. É a cor do chakra cardíaco.



-Violeta: O uso principal é o controle de infecções. Tem também efeito cicatrizante e estimulante na regeneração de tecidos. É a cor ligada ao chakra coronário, atuando também em quem está desequilibrado emocionalmente e descrente.



-Amarelo: É uma cor de muita energia e movimento, associada ao Sol. O amarelo realiza os mesmos efeitos da cor vermelha, mas de uma forma mais branda. É muito utilizada para ativar o sistema nervoso e as funções mentais, sendo considerada a cor da inteligência e criatividade. Pessoas que estão apáticas e deprimidas são estimuladas por esta cor.



-Azul: É a cor da paciência e da serenidade. Atua na respiração e função nervosa. Tem ação calmante, analgésica e equilibradora. É indicada em casos de insônia e estresse.



-Laranja: É a cor da luminosidade produzida pelo fogo. Esta cor se caracteriza pelo conforto corporal, descontração e prazer. A cor laranja atua na recuperação do estado emocional, fornecendo coragem.



-Rosa: A cor rosa trabalha e amor e o afeto. O rosa ajuda a equilibrar os relacionamentos. É uma cor ligada à felicidade e ao romance em seus aspectos positivos.



Esse foi um breve resumo de algumas cores que você pode mentalizar no dia a dia. Se você se interessou pelo assunto, eu sugiro que você leia o livro “Cromoterapia – Cores para a vida e para a saúde” – Eneida Duarte Gaspar. Eu usei este livro como fonte para o post, ele é muito bom e detalha a técnica de cromoterapia.



Deixe a sua vida mais colorida, faça cromoterapia!

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.