05 sinais que demonstram que você precisa aprender a impor limites

Eu confesso que durante muito tempo, eu falhei demais ao tentar impor limites. Já tolerei comentários desrespeitosos de parentes, amigos, namorado. Eu me calava e ficava com um nó na garganta, tentando evitar o choro que parecia iminente.

Foram muitas e muitas vezes. Aprender a impor limites, dizer o que penso foi algo que veio com o tempo, na verdade, veio com o autoconhecimento (terapia floral, yoga, meditação). Claro, que isso é um processo, e nem sempre eu acerto o alvo em 100%, cometo deslizes e estou sempre observando-os para ver o que posso aprender com eles.




Hoje, eu vou compartilhar com você alguns comportamentos que eu tinha, que são claros de pessoas que não sabem impor limites. Vez ou outra, alguns comportamentos antigos até retornam, então fico consciente deles (assista esse vídeo sobre o assunto - Autoconhecimento e Mudanças) e eu vou trabalhando em mim mesma para ver como posso me desconectar do padrão antigo. Quer saber quais são esses comportamentos? Então continue a leitura.

1- Você não consegue expor seu sentimento quando se sente maltratado(a)
Não sei se já aconteceu com você, mas sabe aquela sensação de querer verbalizar algo e não conseguir? Principalmente verbalizar algo que te feriu? Pois é, quando estamos vivendo relações em que não conseguimos expor nossos sentimentos de forma clara e objetiva, pode ser que estejamos falhando em impor limites. Hoje em dia, quando não falo o que estou sentindo começo a ficar enjoada, e enquanto não pergunto ou exponho minha opinião ou dúvida sobre algo que me incomoda eu não melhoro. Antigamente, guardar tudo era normal para mim, hoje em dia, é como se eu me sentisse desrespeitada. Preciso falar, perguntar, e se eu postergo em fazer isso, sinto sintomas físicos, como o enjoo que citei acima... Se você está em uma fase em que não consegue expor o que está sentindo para quem te desrespeitou, talvez seja um sinal de que você não está conseguindo impor limites.

2- Você se doa demais
Faz isso para mim?
Me empresta aquela roupa, aquela quantia em dinheiro?
Cozinha para mim?
Lava para mim?
Chega mais cedo?
Sai mais tarde?
Vem na minha casa?

E você está SEMPRE respondendo as solicitações dos outros. Uma vez ou outra, tudo bem, faz parte cozinhar a comida que o marido gosta, faz parte entrar algumas vezes mais cedo no trabalho, faz parte emprestar um dinheiro para um parente que está no sufoco, mas não faz parte tornar isso um hábito. Você vai se doando, doando, vão sugando, tirando, minando as suas forças e energia, e você não consegue dizer não. Outro sinal de falta de limites. Então, é preciso rever esse comportamento, principalmente se depois de tudo isso, você está cansado(a), exausto(a) e triste.


3-Você concorda quando gostaria de discordar
Eita, que eu era mestre no sinal número 3.
Eu perdi as contas de quantas vezes, concordei só para ser aceita, mesmo discordando.
Se você tem esse hábito, talvez seja hora de procurar entender o que pode estar por trás desse comportamento. No meu caso, eu tinha medo que as pessoas falassem mal de mim ou deixassem de gostar de mim, era necessidade de ser aceita, e você? O que será que está obscuro nessa falta de limite, hein?

4-Você se preocupa demais com o que os outros pensam sobre você
Se você se preocupa demais com o que os outros pensam, significa que você está vivendo em função dos outros, e se você vive em função dos outros, você, inevitavelmente se comportará de uma forma que atenda aquilo que os outros pensam, e se comportar do jeito que os outros pensam que é o certo, pode ferir sua essência e assim estabelecer relacionamentos que não são saudáveis, e portanto, impor limites será algo raro na sua rotina. Se você está muito preocupado(a) com a opinião alheia, é provável que você aja sempre assim: 

Preocupação com a opinião alheia = Tenta agradar todo mundo = Falta de limites

É importante, perceber que em geral, pessoas que tentam agradar tem uma dificuldade muito grande em impor limites. Fique atento!

5- Você só atrai para sua vida pessoas que tentam te manipular/controlar/dominar
Você já leu ou ouviu a frase: "Você não atrai aquilo que você quer, você atrai aquilo que você é"
Pois bem, se você é uma pessoa que tem dificuldade em impor limites, você vai atrair para sua vida pessoas que não sabem respeitar limites. Elas virão para confirmar o seu comportamento. Então, observe como está o seu circulo de relacionamentos. Existem mais pessoas que te respeitam ou que te desrespeitam? Talvez, você esteja constantemente lidando com pessoas manipuladoras, controladoras e dominadoras porque está emitindo um sinal (sua vibração) de que você não sabe impor limites, e aí, é fogo, porque é mais disso que você terá em sua vida, até se tornar consciente e decidir mudar esse padrão.


"Até você se tornar consciente, o inconsciente irá dirigir a sua vida e você vai chamá-lo de destino." Carl Jung

E então, se identificou com algum sinal?
Conta para mim como é essa questão na sua vida.

No próximo post eu vou compartilhar com você algumas dicas de como impor limites, então se você se identificou com esse post ,se liga no próximo.

Até mais!!!





Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.