Aveia - 04 motivos pelos quais você deve consumir este cereal

março 31, 2017
A aveia é um cereal que apresenta um alto valor nutricional, e eu já falei rapidamente sobre ela aqui no blog. Hoje, eu resolvi descrever alguns dos inúmeros benefícios da aveia e compartilhar com você uma receita que eu aprendi e que tem feito eu consumir aveia com mais regularidade.

O grão de aveia contém cálcio, ferro, proteínas, vitaminas, carboidratos e fibras. As fibras contidas na aveia são denominadas fibras solúveis, as beta-glucanas. Vamos conhecer alguns benefícios deste cereal? 


- Possui baixo índice glicêmico
Os alimentos que possuem baixo índice glicêmico promovem o lento aumento da glicemia e portanto são fontes de energia gradual para o organismo, podem ajudar no controle do diabetes e podem ajudar a evitá-lo também, pois ao consumir aveia, o açúcar é liberado aos poucos na corrente sanguínea e portanto não estimulam o pâncreas em demasia, evitando o hiperinsulinismo.

- Facilita o funcionamento do intestino
As fibras da aveia facilitam o trânsito intestinal evitando a prisão de ventre. Só não esqueça de ber bastante água ao consumir fibras para que você não tenha o efeito contrário. Dica extra: praticar exercícios também auxilia no bom funcionamento intestinal.

- Promove sensação de saciedade
Novamente as fibras da aveia vão te ajudar, tanto as fibras como as proteínas presentes na aveia fazem com que você sinta maior saciedade ao ingerir aveia, portanto, se você pensa em manter o peso, ou estar tentando emagrecer, o consumo regular de aveia e outros hábitos saudáveis podem te auxiliar.

- Controle dos níveis de colesterol
Já foi falado que a aveia possui um tipo de fibra solúvel denominada beta-glucana. Essa fibra é hidrossolúvel e é resistente aos processos que ocorrem durante a digestão, tem a tendência de formar soluções viscosas e géis ao entrar em contato com a água. Os efeitos metabólicos exercidos pela beta-glucana da aveia são atribuídos a vários mecanismos, como o aumento da viscosidade da mucosa intestinal, devido à propriedade de formação de gel desta fibra, inibindo a absorção do colesterol (KERCKHOFFS et al, 2002).

Agora que você já viu alguns dos benefícios que o consumo de aveia pode trazer para a sua vida, que tal aprender um jeito prático e muito bom de se consumir aveia. Você já ouviu falar da "Overnight Oat" que nada mais é do que uma aveia dormida, que você prepara de um dia para outro. É muito prática e saudável. Eu tenho feito e estou adorando. Este vídeo que eu vou disponibilizar abaixo é do canal "Cozinha Bach" que foi de onde eu tirei a receita, mas eu tenho variado as frutas, já usei mamão e maçã, e também fica ótimo.

Espero que você tenha gostado da dica, e se gostou compartilhe!


Referências:

KERCKHOFFS, D. A. J. M.; Brouns, F.; Hornstra, G.; Mensink, R. P. Effects on the human serum lipoprotein profile of β-glucan, soy protein and isoflavones, plant sterols and stanols, garlic and tocotrienols. The Journal of Nutrition, v. 132, n. 9, p. 2494-2505, 2002.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.