Aromaterapia: óleos essenciais para ter em casa

outubro 09, 2017
Não é segredo para ninguém que eu adoro aromas e fragrâncias, especialmente, quando elas são de flores, folhas e frutas. Eu amo de paixão. Gosto também de incensos, não pelo lado místico, mas pelo odor que eles emanam.

Portanto, não foi muito difícil me apaixonar pela aromaterapia. Ainda não fiz nenhum curso de especialização na área, mas pretendo fazer assim que eu terminar meu curso de especialização em Terapia Floral. Mas, eu tenho uma notícia boa pra você, para utilizar os benefícios dos óleos essenciais (OE), você não precisa fazer curso, é só seguir direitinho o modo de usar, e você vai ver os milagres que esses óleos podem fazer pela sua saúde.

Hoje, eu vou listar para você, os óleos que eu tenho em casa, e como eu uso cada um deles. Quem sabe você não se anima e começa a utilizá-los também, eu te garanto que é uma experiência muito agradável. E então, vamos lá?

Óleo essencial de hortelã-pimenta
Eu gosto bastante desse OE. O cheirinho de hortelã invade o ambiente quando você começa a usá-lo. Eu costumo utilizar o óleo de hortelã-pimenta em massagens nos pés, para ajudar a refrescar, uso como carreador um gel de aloe vera. O óleo essencial de hortelã-pimenta também ajuda a controlar enjoos. Sabe quando você acorda meio enjoado ou tem uma viagem e se entope de Dramin? Se você quiser, pode fazer um teste com OE de hortelã. Pingue uma gota do OE de hortelã em um aromatizador pessoal, no pulso ou em um chumaço de algodão e comece a cheirar. Você vai perceber que a sensação nauseante vai diminuindo aos poucos, eu já fiz o teste e comigo funcionou bem.



Óleo essencial de tomilho
O OE de tomilho tem um cheiro forte e pode não agradar todo mundo. Mas, ele é ótimo para descongestionar as vias áreas superiores. Sabe quando você está sofrendo com rinite/sinusite? Então, o óleo de tomilho pode ser um grande aliado no descongestionamento. Esse ano, eu sofri de uma forte crise de sinusite, e infelizmente tive que ser medicada com antibióticos, mas usei também, algumas terapias complementares, para passar por essa fase com mais tranquilidade. Eu fiz sessões de auriculoterapia e inalações com óleo essencial de tomilho e flores de camomila, e foi uma beleza. Em uma bacia com água quente, eu acrescentei duas colheres de sopa de folhas e flores de camomila seca (usada para chás) e uma gota de OE de tomilho. Eu cobria a cabeça com uma toalha e inalava o vapor até ir esfriando. É muito bom, para mim fez efeito depois de 03 dias. Portanto, se você tem esses problemas, eu sugiro fazer essa inalação. Só faça à noite, antes de dormir, e evite choque térmico.



Óleo essencial de tea tree (melaleuca)
Esse óleo é muito bom. Ele tem atividade antibacteriana e pode ser usado de diversas maneiras. Eu assisti uma palestra há algum tempo atrás dizendo que você pode colocar uma gota de OE de melaleuca em um umidificador de ambiente e completar com água. Inalar o vapor com OE ajudará na prevenção de sinusites, pois ao entrar em contato com as vias áreas superiores ele ajuda a eliminar as bactérias que podem estar alojadas nas narinas e seios da face. Mas, eu costumo usar esse OE na saúde bucal. Você sabia que o óleo de melaleuca é muito bom para aftas? Basta uma gotinha na afta ou gargarejo com água e uma gota de OE de melaleuca e a afta vai sarando. Você também pode colocar uma gota sobre o creme dental e escovar os dentes à noite antes de dormir, isso ajudará na prevenção de cáries, uma vez que o OE de tea tree ajuda na eliminação de microrganismos que podem causar estes problemas.



Óleo essencial de laranja doce
Sabe aquele cheirinho de infância? É isso que me vem na mente quando eu sinto o aroma do OE de laranja doce. Eu começo a imaginar aquelas abelhinhas pretas que fazem farra no nosso cabelo, sabe? Voando em torno das laranjeiras. Eu nem sei porque eu penso nisso, não me lembro de ter visto tantas laranjeiras assim nesta vida, mas essa imagem é muito forte quando eu sinto cheiro de OE de laranja.
Eu gosto de colocar esse OE em um aromatizador de ambiente, aqueles elétricos de porcelana. Pingo 10 gotas e completo o restante com água. Esse óleo ajuda a acalmar e equilibrar o nosso emocional. Você pode utilizar também em um aromatizador pessoal. Só cuidado com a exposição solar ao utilizar esse óleo, pois por ser cítrico, ele pode causar manchas na pele.



Óleo essencial de lavanda
Esse é o meu PREFERIDO. De longe, é a minha maior paixão. Eu gosto tanto de lavanda, que me imagino andando em meio à uma plantação. Quem sabe um dia, eu não vou até o Lavandário de Cunha, aqui em SP, para poder realizar o meu sonho, rs. Esse OE nunca falta na minha casa e eu ando com ele na bolsa.
Se você acompanha o blog há algum tempo, deve saber que eu sofro de ansiedade. Minhas crises já foram piores, e eu melhorei bastante com yoga, meditação e autoconhecimento. Mas, a ansiedade ainda me incomoda (eu vou começar um novo tratamento, se der certo, eu conto pra vocês aqui no blog), bom, hoje quando percebo que estou ficando enjoada por causa da ansiedade, eu pingo no pulso 1 gota de OE de lavanda e vou sentindo o cheiro até me acalmar e o enjoo passar. É um santo remédio. O uso de OE de lavanda com algumas técnicas respiratórias me ajudam muito quando eu fico ansiosa. Mas, eu uso lavanda para quase tudo, faço automassagem nos pés, pingo 1 gota na bucha vegetal do banho, pingo 1 gota no travesseiro antes de dormir. E também aplico no ambiente. Olha que receitinha mágica que vou te passar agora (aprendi com a terapeuta floral Adriana Souza), assim de graça, do meu spray de ambiente. Eu coloco em um pouco de água filtrada 10 gotas de OE de lavanda, floral de Bach Walnut e floral de Bach Rescue Remedy, coloco a solução em um frasco spray e borrifo no ambiente. Além dos benefícios calmantes da lavanda, a gente pode usufruir dos benefícios dos florais de Bach, não é o máximo?


Esses são os óleos essenciais que eu procuro sempre ter em casa. Eu espero que você tenha gostado e se anime a usá-los na sua rotina também. Você só vai ter benefícios, pode acreditar.


Um abraço!

2 comentários:

  1. Angelica, qual marca você costuma usar? Eu também gosto, mas às vezes fico em dúvida sobre a marca.

    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alice!
      Já usei óleos essenciais da marca Hérbia e da Cativa Natureza. Mas, os que eu mais gosto são os OEs da Phytoterapica, eu compro em uma loja de produtos naturais aqui perto de casa. Mas, existem outras marcas boas como Laszlo, By Samia, por exemplo. Fica a seu critério.

      Obrigada pela visita!

      Beijos :*

      Excluir

Tecnologia do Blogger.