Como manter o foco e eliminar as distrações

janeiro 23, 2019
Eu resolvi escrever este post, depois de perceber que eu não estava conseguindo manter o foco no meu novo objetivo. Eu comecei a fazer cursos, me preparar para uma prova e tudo isso eu deveria fazer quando chegasse em casa, depois do trabalho.

O grande problema é que ao chegar eu me envolvia em distrações, como notificações do celular, vontade de assistir mais um episódio da série da vez, Supergirl, rsrs, e assim muitas vezes resolvi me entregar às distrações e deixar os estudos em segundo plano. Mas, esse comportamento começou a me incomodar e eu me questionei seriamente, da seguinte maneira:

"Se você quer mudar, se você quer que seus objetivos e projetos vão adiante, você precisa focar. Estabelecer um tempo para cumprir as tarefas e se comprometer com elas, senão nada vai sair do lugar, e quando tudo passar, você vai se sentir frustrada novamente porque sabe que não se comprometeu o suficiente. E então, o que está disposta a fazer?"

Sim, eu tenho conversas sérias comigo mesma, rsrs, e se não fosse isso, eu seria uma eterna procrastinadora. Resolvi então, utilizar as coisas que aprendo, lendo blogs, assistindo vídeos e fazendo cursos e algumas coisas estão dando super certo, e são elas que quero compartilhar com você, caso você sofra do mesmo problema com falta de foco e distrações.






1 - Estabeleça um tempo menor para as tarefas
Eu andei lendo sobre mini-hábitos, que na verdade é o tema do livro do escritor Stephen Guise - Mini-hábitos: Hábitos menores, maiores resultados. Eu não li o livro, mas assisti alguns vídeos à respeito. O autor sugere que "quebremos" os hábitos, por exemplo, ao invés de colocar duas horas para estudo, comprometa-se com uma hora. Ao invés de se comprometer a ler 10 páginas por dia de um livro, comprometa-se com duas páginas. Mesmo que a princípio a ideia pareça estranha, ela funciona muito bem, pois fica mais fácil de você atingir seu objetivo, pois o hábito menor é mais fácil de ser cumprido, portanto, você criará consistência, e mesmo em dias mais apertados, conseguirá manter o objetivo, já que ele é menor. Deu para entender? Vou deixar um vídeo explicativo abaixo, que é sobre o livro e ajuda a exemplificar o processo.




2 - Coloque o celular no modo avião ou silencioso
Se tem uma coisa que pode nos distrair facilmente, essa coisa é o celular. Se você não aguenta ouvir uma notificação do Facebook, Instagram e Whatsapp e já corre para olhar, e depois não sabe mais quem você é, onde parou, por onde continua, rsrs, talvez colocar o celular no modo avião ou no silencioso te ajude a manter o foco. 

3 - Deixe seu espaço organizado
Se você tem alguma tarefa importante para fazer, mas sua casa ou escritório está gritando de tanta desorganização, talvez seja melhor, organizar tudo primeiro para depois se dedicar às outras tarefas. Assim, você evita ficar olhando para objetos que vão te fazer lembrar que você tem uma outra tarefa a cumprir, fazendo com que você perca o foco.



4 - Estabeleça um local para o trabalho
Eu percebi que sempre que eu sentava na mesa da cozinha para escrever ou estudar, eu sempre acabava me distraindo. Ou era conversando com alguém na cozinha, observando algo no fogão, perdendo o foco com algum cheiro de comida, rs, enfim, eram distrações que não acabavam mais, então decidi comprar uma mesa e colocá-la no meu quarto, assim posso me dedicar às minhas tarefas sem interrupções, se algo começa a me distrair, é só encostar a porta e voltar a me concentrar, por isso, sugiro que você tenha um local adequado para tarefas que exigem foco e concentração.

5 - Mantenha o seu celular longe do alcance
Sim, olha o celular novamente por aqui. Eu percebi que mesmo que eu coloque o celular no silencioso, se ele ficar muito próximo, eu acabo olhando para a tela de tempos em tempos, acredito que a grande maioria das pessoas é assim. Creio que estamos desenvolvendo um vício pelo aparelho. Para evitar esse comportamento, eu resolvi deixar o celular no silencioso (como escrito na dica 2 - pelo menos durante o tempo em que preciso de concentração), e longe do alcance das mãos. Assim, não me distraio somente olhando para a tela, isso tem ajudado muito.



E você, o que faz quando tem alguma tarefa que é preciso foco e concentração? Se quiser, me conta nos comentários. Eu espero que essas dicas sejam úteis para você.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.