08 maneiras simples de descansar sua mente

fevereiro 26, 2019
Já aconteceu com você de sentir um certo cansaço, uma certa dificuldade para realizar suas tarefas diárias, uma espécie de estafa? Bom, comigo já, e muitas dessas vezes, eu percebi que na verdade era a minha mente que estava cansada, obviamente, existem doenças físicas que causam sintomas semelhantes, então sempre é bom também ficar atento aos sinais do corpo, mas se seu caso também é a mente cansada, eu separei 08 dicas simples que ajudam a descansar a mente. Se liga aí:

1 - Observe a natureza
Para mim estar na natureza é algo renovador. E quando eu me refiro à natureza, não necessariamente precisa ser escalar uma montanha, fazer um safári (o que pode ser muito legal, mas nem sempre é viável para todo mundo), você pode observar a natureza em um parque da sua cidade, ir em um jardim. Esse tipo de contato é muito benéfico para a mente, ajudando também na saúde física. Portanto, sempre que puder entre em contato com a natureza e observe as sensações que esse contato causa em você.


2 - Leia livros diferentes
Quais tipos de livro você costuma ler com mais frequência? Que tal, dar uma mudada? Por exemplo, se você costuma ler livros sobre autoconhecimento, que tal ler um pouco de ficção? Ou se você costuma ler livros de filosofia, que tal ler uns livros de romance? Entrar em contato com leituras diferentes desliga o piloto automático, e muda a rota dos pensamentos. De repente, a forma como você enxerga o mundo esteja muito engessada, e isso cansa a sua mente, quando você flexibiliza com pontos de vista diferentes dos habituais a sua mente encontra descanso em uma nova forma de pensar, ou simplesmente descansará pelo novo tipo de diversão que a nova leitura oferece.

3 - Pratique escrita terapêutica
Quando estamos com a mente acelerada, precisamos dar uma pausa para organizar os pensamentos e escrever pode ser uma ótima alternativa. Eu já escrevi um texto sobre esse assunto, então, se você se interessa por isso, clique aqui para ler.

4 - Ouça música
Aqui você precisa sentir quais as sensações que a música escolhida te causa. Para descansar a mente, as músicas escolhidas devem causar paz e bem estar, caso você escolha músicas que causem medo, raiva, tristeza, o efeito aqui pode ser inverso. Obviamente, tem um momento para cada tipo de música, então se o objetivo for descansar a mente, faça uma playlist mais cuidadosa e observe as sensações que a música escolhida está causando, se você se sentir bem, o objetivo de descansar a mente está sendo atingido. Vou deixar abaixo, um vídeo com músicas que gosto quando eu quero desanuviar a minha mente, talvez algumas delas façam sentido para você, mas monte a sua playlist de acordo com a sua personalidade, ok!




5 - Pratique yoga ou outra atividade física que você goste;
A prática de yoga é excelente para descansar a mente, com o tempo você percebe que quando inicia sua prática a sua mente ainda estará focando nos problemas diários, logo depois de alguns minutos, a sua mente estará com foco na postura, ou seja, ela automaticamente veio para o momento presente, que é uma das melhores formas de manter a mente saudável, estar no presente. Mas, caso você não se identifique com a prática de yoga, qualquer outra atividade física pode ser muito benéfica para você. Aqui embaixo, vou deixar um vídeo de yoga para ansiedade e stress do canal da Sarah Beth, que é em inglês, mas você pode colocar legenda em português e praticar. Eu gosto dela porque as práticas são suaves e fluídas.



6 - Pare de se comparar
Uma das coisas que cansa demais é a comparação. Se você se compara excessivamente com os outros, a sua mente vai estar sempre questionando o seu valor, bolando estratégias para se parecer com aquele com o qual você se compara, e diante desse cenário, o cansaço mental torna-se inevitável, se esse for seu caso, sugiro que assista o vídeo que gravei sobre "03 formas de lidar com a comparação". Tomando algumas das atitudes que sugeri no vídeo, você vai conseguir se desprender desse padrão, e consequente se sentirá mais saudável emocionalmente para tocar a sua vida.

7 - Tire um dia para você
Às vezes, tudo o que você precisa é um dia só para você. Ficar sozinho, ir fazer uma sessão de yoga, caminhar entre as árvores em um parque, uma sessão de massagem, uma volta de bicicleta no quarteirão, uma sessão de cinema, um passeio no shopping. Talvez, tudo que você precise é de um tempo para se retirar e pensar em si mesmo. Assim, a mente desacelera, e desacelerando você conseguirá observar com mais calma como se sente. Se precisar, tire um dia só para você e descanse.

8 - Medite
A última dica de hoje é a dica de ouro. A meditação é a melhor forma de descansar a mente. Como eu já escrevi diversas vezes sobre o assunto por aqui, hoje vou deixar com você, a sugestão de um artigo científico sobre meditação que prova os benefícios dessa prática. Então, é só começar e sentir os benefícios da prática em sua vida. 

Leia o artigo: Os benefícios da meditação: melhora na qualidade de vida, no controle do stress e no alcance de metas


Então, é isso aí, pratique uma dica ou as oito e simplesmente descanse um pouco. Se desligue da correria, saia da apatia, seja feliz, é o que eu desejo de coração para você!

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.