07 formas de reduzir a ansiedade

Eu sofri durante muito tempo com uma ansiedade que atrapalhava muito a minha vida social. Após passar por terapia, descobrir um pouco mais sobre mim mesma, estudar e me informar, eu descobri formas de reduzir a ansiedade e que fizeram muito bem para mim, na verdade, ainda fazem muito bem, porque eu ainda sou ansiosa, a diferença é que agora, eu consigo lidar melhor com os episódios que podem acontecer.

As dicas que eu vou compartilhar com você são utilizadas por mim mesma, e funcionam muito bem, por isso, se a ansiedade excessiva e patológica atrapalha a sua vida, se liga nas dicas abaixo, pois eu tenho certeza que elas serão úteis para você também.

1 - Invista nos chás
Eu gosto muito de café, mas ultimamente tenho tomado somente pela manhã, e cortei o consumo durante o dia, só tomo se for numa tarde com amigos, fora de casa. Eu comecei a tomar mais chá. Eu gosto de variar sabores, em geral, sempre tomo uma xícara de chá verde (sem açúcar) diariamente, e gosto de variar à tarde e à noite, entre camomila, gengibre, erva-doce com cúrcuma (fica bom, hein). O blend abaixo, eu tomava quando estava muito ansiosa, e para mim sempre ajudou. Você pode pegar um saquinho de cada chá, ou um punhado de cada erva seca e colocar água fervente. As três ervas que ajudam são:

- Capim limão: tem ação calmante, sendo utilizado como um calmante de ação suave para casos de ansiedade e insônia.
- Melissa: a melissa  também é conhecida como erva-cidreira, e apresenta ação ansiolítica leve.
- Camomila: o famigerado chá de camomila é muito utilizado para acalmar. A camomila tem ação calmante, por isso é tão benéfica para casos de ansiedade.

Dica extra: Tente tomar o chá sem açúcar, pois o açúcar interfere nas propriedades medicinais das ervas, caso você não consiga, tente diminuir a quantidade, ou adoce com mel ou stévia, em último caso.



2 - Utilize óleos essenciais
Eu sou apaixonada por óleos essenciais, todas as vezes que sinto o aroma de um óleo essencial, me sinto tão grata por ter acesso a cada uma dessas substâncias, por poder comprá-las, entendê-las, utilizá-las e ver os benefícios, é um caso de amor mesmo, rs. Eu sempre sugiro utilizar para casos de ansiedade o óleo essencial de lavanda, mas existem outros que fazem um ótimo trabalho. Vamos ver um por por um?

- Lavanda: ele não poderia faltar nesta lista. Como eu disse acima, eu sempre sugiro este óleo essencial para pessoas ansiosas, eu sempre ando com o meu na bolsa, e ele já me ajudou em diversas situações. O óleo essencial de lavanda também tem ação ansiolítica. Sentir seu aroma ajuda a relaxar e acalmar. Pode-se utilizá-lo em um aromatizador de ambiente ou em um aromatizador pessoal.

- Gerânio: se tornou um dos meus óleos preferidos. Atua como regulador dos hormônios femininos, sendo um óleo muito bom para mulheres com desequilíbrios hormonais. Eu tenho usado algumas gotas no meu hidratante (óleo de coco com oléo de gerânio e lavanda) e também em um tônico para pele que fiz. Mas além desses usos, ele ajuda também a diminuir a ansiedade. Coloque de 5 a 8 gotas em um aromatizador de ambiente e sinta os benefícios.

- Laranja: eu tenho esse óleo essencial e uso bastante na aromatização de ambiente. No site da Phytoterápica (a marca de óleos que utilizo- este não é um post patrocinado) diz que esse óleo essencial combate a insônia, tensão nervosa, ansiedade e stress. Só não utilize se for sair no sol, pois ele é fotossensível. Eu também costumo utilizar de 5 a 8 gotas no aromatizador de ambientes.

3 - Observe a sua respiração
Observar a respiração é muito importante quando estamos ansiosos, pois ajuda a trazer a mente para o momento presente e acalmar. Você pode utilizar uma técnica de respiração muito simples, chamada 4x7x8, onde você irá:

Inspirar por 4 segundos;
Segurar a respiração por 7 segundos;
Expirar por 8 segundos;

É uma técnica respiratória simples, mas que traz bons resultados.

4 - Yoga
Praticar yoga foi um hábito que mudou minha vida e me ajudou a entrar em contato com quem eu sou de verdade, é claro que ainda há muito o que aprender, mas a yoga ajuda na reconexão com a essência, e muitas vezes, nós nos sentimos ansiosos porque não temos ideia de quem somos, queremos agradar, pertencer, ter, fazer parte, ser igual, e no meio de tudo isso, podemos nos perder de nós mesmos e encontrarmos a ansiedade. Algumas posturas de yoga tem ação calmante e relaxante. Tente posturas como "árvore, criança, cachorro olhando para baixo", entre outras. Vou deixar abaixo, um vídeo que pode ajudar. Vamos lá, tente, você pode gostar.



5 - Vá tomar banho
Sim, um banho pode recarregar as energias, ajudando a acalmar e relaxar, então se você não sofre da síndrome do Cascão, eu sugiro tomar um banho morno. Você pode fazer um preparado com algumas ervas, e tomar um banho do pescoço para baixo, para revitalizar, pode usar, camomila, lavanda. E também pode usar a dica dos óleos essenciais aqui também, é só pingar 2 gotas na bucha de espalhar no corpo. Deixe a água lavar, levar a insegurança, o medo, a angústia. Imagine tudo indo embora pelo ralo, junto com sujeira. Limpe seu corpo e limpe seus pensamentos.

6 - Floral de Bach - Agrimony
O floral Agrimony é na grande maioria das vezes utilizado para casos de ansiedade. Eu já usei com alguns clientes de terapia floral e todos relataram uma melhora dos sintomas. Mas, como eu sempre gosto de deixar claro, é interessante se consultar como um terapeuta para que a causa da ansiedade seja avaliada, para que assim seja indicada uma fórmula floral personalizada que atenderá melhor as necessidades de cada um. Porém, se você achar necessário, pode pedir para manipular o floral Agrimony, e tomar 4 gotas, 4 vezes ao dia, e observe os resultados.



7 - Repita mentalmente ou em voz alta, frases ou mantras de efeito positivo
Quando eu me sinto muito ansiosa, prevendo coisas catastróficas, eu tento ao máximo desviar os meus pensamentos da rota da ansiedade, repetindo mentalmente frases de efeito positivo. Eu gosto muito de usar a frase:

"Vai com medo. Vai sem medo, mas vai."

Repetir isso nos momentos de ansiedade já me ajudou imensamente. Você pode criar frases, ou ainda, repetir frases que façam sentido para você, como por exemplo:

"Não importa o que aconteça, eu lidarei com isso."

"Só porque eu estou pensando demais nisto (a causa da sua ansiedade), não significa que isto seja uma verdade."

Observe-se, sinta o que faz sentido para você e comprometa-se consigo mesmo para criar uma vida com mais confiança, fluidez e leveza. Lembre-se, que isto se constrói com o tempo, tijolo por tijolo, um dia de cada vez, e cada dia que você vencer sua ansiedade será mais um dia de vitória.

Eu espero que essas dicas possam te ajudar a viver dias mais calmos e tranquilos, para que você possa lidar com os desafios da vida com mais sabedoria, calma e tranquilidade.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.