Meditação - Escaneamento Corporal - Body Scan

Eu tenho estudado um pouco mais sobre meditação nos últimos tempos para aprender um pouco mais sobre a prática. Em uma das minhas pesquisas entrei em contato com um tipo de meditação chamada Body Scan - Escaneamento Corporal. Eu comecei a praticar recentemente, e achei o resultado muito positivo, e se você não tem muita familiaridade com a meditação, a prática de escaneamento corporal pode ser adequada para esse primeiro contato. 

De acordo com esse artigo - A percepção de comportamentos relacionados à atenção plena e a versão brasileira do Freiburg Mindfullness Inventory - a meditação de escaneamento corporal é a atenção em varredura com conscientização de cada parte do corpo (body scan), ou seja, é um tipo de meditação onde deve-se prestar atenção ao corpo.



Eu tenho gostado muito desta prática, por isso, vou compartilhar com você como fazer e os benefícios que a prática de meditação body scan pode te trazer.

Como começar:

- Sente confortavelmente em um local adequado, onde você não seja interrompido;

- Inspire pelo nariz e solte o ar pela boca, umas 3 vezes;

- Depois mantenha a respiração normalmente, inspirando e expirando pelo nariz;

- Feche os seus olhos, e traga sua atenção para os dedos dos pés, sinta cada dedo;

- Comece observando seus dedos dos pés, os pés, depois passe para outras partes, observe seu tornozelo, panturrilha, joelhos, e vá até a cabeça. Não esqueça de observar sua musculatura, em geral, ela sempre está tensa no início da meditação, ao perceber a tensão, relaxe a musculatura;

- Após finalizar o escaneamento, respire algumas vezes e abra os olhos devagar. Observe como se sente;



Benefícios:

A meditação Body Scan auxilia na redução dos níveis de stress (como todos os outros tipos de meditação), ajuda muito no relaxamento muscular, diminuindo a tensão. Um dos benefícios mais perceptíveis para mim foi mesmo o relaxamento muscular, o corpo fica muito mais leve depois da meditação Body Scan, e com a prática você começará a notar as tensões musculares mesmo fora do processo meditativo, então, acredito que o maior benefício seja a consciência corporal que esta prática fornece.

Espero que você tenha gostado da sugestão. Se gostou depois conta para mim se está praticando a meditação body scan e se está vendo benefícios.

E se você já pratica este tipo de meditação, o que acha? Conta aqui nos comentários.

Até o próximo post :)



Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.