Como ser uma pessoa mais paciente - Florais de Bach

O dicionário define impaciência como:

  • Falta de paciência, estado ou condição de impaciente.
  • Necessidade de fazer uma coisa rapidamente; afobação, pressa, sofreguidão.
  • Estado de desassossego e inquietação;aflição, agonia, ansiedade.
  • Incapacidade de resignar-se; inconformação, irresignação, revolta.
  • Estado de irritação, aborrecimento.

Ufa, depois dessa definição, acho que conseguiremos detalhar aqui algumas formas de sofrer menos com a impaciência, para assim, viver uma vida mais tranquila e equilibrada. 

Primeiro, vamos esclarecer que trataremos aqui daquela impaciência que prejudica a vida das pessoas, criando inimizades, aumentando o nível de stress, que faz as pessoas meterem os pés pelas mãos, passando por cima de tudo e de todos como um trator e fazendo-as agir impulsivamente e antes da hora. A impaciência corriqueira é normal, até porque sejamos honestos, será que existe alguém que é 100% paciente o tempo todo? Eu acredito que não, e está tudo bem em ficar impaciente de vez em quando.


Agora, se a sua impaciência se conecta com você logo ao acordar e na hora de dormir não quer dar boa noite para que você possa ter uma boa noite de sono, e se você sente que a sua impaciência te prejudica, existem alguns exercícios (autoconhecimento e auto-observação) e um floral que podem auxiliar bastante. Portanto, se você explode rapidamente e quer tudo para ontem, se liga que essas dicas podem te ajudar.

- Escreva sobre o que te deixa impaciente
Faça uma lista do que te causa impaciência e pergunte-se o motivo desse item te causar essas sensações. Vou te dar um exemplo de como você pode desenvolver esse exercício.

Motivo da impaciência: Pessoas que se atrasam me deixam impaciente.
Por que isso acontece: 1- Porque não gosto de esperar; 2- Porque me sinto desrespeitado; 3-Porque odeio ficar sozinho esperando, me sinto deslocado.

Pronto, depois de definidos os porquês, você poderá trabalhar mais profundamente em cada questão. Por exemplo, no exemplo acima, por que será que esperar incomoda tanto? A pessoa do exemplo acima deve tentar entender também porque se sente desrespeitado ao esperar e verificar se é possível comunicar isso ao outro para minimizar o incômodo, e dessa forma será possível também compreender se há abertura ao diálogo neste relacionamento interpessoal, aprofundando a questão. A pessoa do exemplo acima também terá condições de tentar entender porque ficar sozinho esperando faz com que esta pessoa se sinta deslocada. Existe desconforto na própria companhia? Por quê?

Viu só, é um exercício de autoconhecimento, e se for feito com honestidade, você pode chegar à respostas reais sobre si mesmo, assim pode conhecer o verdadeiro motivo da impaciência excessiva, ficando mais fácil de trabalhá-la.

- Coloque-se fora da situação
Todas as vezes que você se sentir impaciente/irritadiço imagine-se olhando-se para si mesmo e para a situação, como se você fosse uma terceira pessoa, um mero observador. Então pergunte-se o que esse observador pensaria do seu comportamento e dessa situação? Agindo assim, você conseguirá praticar a auto-observação e perceber se você está perdendo o equilíbrio e se há uma forma mais tranquila e inteligente de lidar com essa situação. Então, a dica aqui é aprenda a se observar.

- Entenda as diferenças entre pessoas
Eu já escutei pessoas impacientes chamando outras pessoas de lerdas, sem nem ao menos considerar as diferenças entre pessoas. Veja bem, se você é uma pessoa mais acelerada, não dá para querer que o mundo todo siga o seu ritmo, ou se você é mais lento, o mesmo se aplica para você, nem todo mundo será slow motion com você. Acredito que um dos maiores desafios é entender que as pessoas agem e reagem de forma diferente. Esse desafio se entendido e praticado pode facilitar muito a convivência. Ao invés de sair atropelando todo mundo, ou ficar no modo de espera eterno, avaliar diferenças comportamentais pode ser mais benéfico e ajudar a lidar com a impaciência de uma forma mais consciente.  

- Terapia floral: Floral Impatiens
De acordo com o Dr. Edward Bach, as pessoas que precisam do floral Impatiens "são aquelas que são rápidas de pensamento e ação, e que querem que tudo se faça sem hesitação e atraso. Quando estão doentes, ficam ansiosos para se restabelecerem rapidamente. É muito difícil terem paciência com pessoas lentas, pois isso lhes parece errado e uma perda de tempo; assim se esforçarão para fazer com que essas pessoas sejam mais rápidas de qualquer modo. Frequentemente preferem trabalhar e pensar sozinhos, para que possam fazer as coisas em seu próprio ritmo."
Se identificou? Então você pode pedir para manipular o floral Impatiens e tomar 4 gotas 4x ao dia. Lembrando que procurar um terapeuta floral pode ser interessante para trabalhar esta e outras questões, e assim estabelecer uma fórmula floral personalizada.


A última dica para pessoas impacientes é tentar ao máximo ficar consciente da respiração. Lembrar de respirar fundo diminui a agitação e ansiedade, te dando mais calma e tempo para raciocinar. Então, está impaciente? Respire!

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.