Rotina matinal - 08 dicas para começar bem o seu dia

Como você começa o seu dia?


Dá tempo de arrumar a cama? Dá tempo de tomar café da manhã, ou você acorda tão apressada(o) que parece que até respirar fica difícil?
Eu assisto muitos vídeos no youtube, principalmente de canais fora do Brasil, eu adoro vídeos das nutricionistas holísticas e das professoras de yoga, porque elas expõem de um jeito muito legal a rotina diária delas, com receitas de café da manhã, que dá para adaptar para o Brasil de uma forma bem tranquila. Em geral, eu gosto de assistir porque aprendo jeitos diferentes de preparar um mingau de aveia ou alguma sobremesa, e vou experimentando o que é possível no meu dia a dia. Um tipo de vídeo que gosto muito são os de Rotina Matinal - "Morning Routine", vou deixar abaixo um vídeo do canal da canadense e nutricionista holística Meghan Livingstone que eu adoro e sempre assisto (está em inglês - então se necessário ative a tradução).



Obviamente, a grande maioria desse pessoal trabalha em casa, uma vez que quase todos já são consolidados no youtube e em suas profissões, oferecendo cursos, consultorias enfim, e ter uma rotina matinal trabalhando em casa, me parece algo mais fácil do que quando você tem que sair bem cedo e pegar ônibus, trem e trânsito. Mas mesmo não tendo toda essa disponibilidade de tempo, dá para inserir algumas atividades no horário da manhã, que podem ajudar o dia a fluir de uma forma mais positiva. Das dicas que vou citar abaixo, as que coloquei um asterisco (*) na frente são as que fazem parte da minha manhã, veja o que faz sentido para você e o que você pode vivenciar a partir de agora nas suas manhãs, lembrando de sempre respeitar a si mesma(o) e não se comparar aos outros. Crie, transforme, adapte, mas no final que tudo isso tenha a sua essência. Então, vamos lá!

"Se você conquistar a sua manhã, você conquistou o seu dia". Tim Ferris



1 - Prepare seu dia na noite anterior (*)
Eu sempre preparo o meu dia na noite anterior. Se você acompanha o blog, sabe que eu tenho um trabalho formal das 08:00hs às 17:00hs, além do meu trabalho como terapeuta floral que ofereço online. Então, todas as noites eu preparo minhas roupas, uniforme de trabalho (uso jaleco - sou farmacêutica). Eu preparo também o meu almoço do dia seguinte, pois todos os dias eu levo almoço para o trabalho. Alguns lanches, como overnight oats, por exemplo, também preparo no dia anterior. Eu gosto de ter essa rotina, porque sinto que isso me dá mais tempo.

2 - Água com limão (*)
Todos os dias pela manhã, eu tomo um copo de água com suco de 1 limão em jejum, e cerca de 20 minutos depois, preparo meu café da manhã. Eu comecei este hábito tem mais ou menos 1 mês, e percebi algumas coisas positivas, tais como, redução da azia, redução do estufamento - é claro que tudo isso também depende do que eu como, afinal não adianta tomar água com limão e se entupir de sorvete, doces, porque aí não tem santo que faça milagre. Mas, em geral, eu me sinto bem tomando água com limão pela manhã. Quando estamos dormindo, o nosso corpo desidrata, tomar água ao acordar ajuda o corpo a iniciar sua rotina, acordar os órgãos e melhorar o seu funcionamento. O limão potencializa a ação da água, sendo rico em vitaminas e minerais, ajuda na reposição de nutrientes. Para mim, está sendo ótimo, veja se para você faz sentido.



3 - Faça sua cama (*)
Eu faço minha cama todos os dias, dificilmente saio de casa e a deixo desarrumada. Para mim, arrumar minha cama e deixar meu quarto arrumado, me dá uma sensação boa, sensação de organização de dentro para fora. Se você ainda não se convenceu, vou deixar um link de um artigo que cita alguns benefícios de se arrumar a cama diariamente.


4 - Faça meditação ou afirmação positiva (*)
A meditação pela manhã, eu estou tentando implementar na minha rotina, mas acabei furando alguns dias, porque tenho o hábito de meditar à noite ou depois da prática de yoga. Mas quero ver se consigo consolidar a meditação por 10 minutos pela manhã também. As afirmações positivas comecei a fazer recentemente, usei como base o livro "O poder das afirmações positivas" da Louise Hay. Eu selecionei as áreas que quero trabalhar em minha vida e escrevi as afirmações em uma folha. Eu senti algumas mudanças no meu estado de espírito, então, acredito que as afirmações ajudam a mudar a nossa vibração para melhor. Depois, quando eu tiver experiência mais sólida com esse processo, eu compartilho por aqui.

5 - Tome um café da manhã nutritivo (*)
Eu decidi parar de tomar café, e resolvi mudar a minha alimentação pela manhã. Eu sempre fui da turma do café com um pão quentinho com manteiga, mas devido à alguns problemas de saúde, eu resolvi readaptar minha rotina para uma nova realidade. Atualmente, eu tomo chá pela manhã, que pode ser acompanhado por uma panqueca de aveia e cacau, quinoa com frutas e leite de coco ou aveia (que eu mesma preparo anteriormente), mingau de aveia. O que eu tenho feito para conseguir me alimentar bem, é fazer uma lista de compras no final de semana, e um plano alimentar para o café da manhã e lanches que trago para o trabalho. Por enquanto, tem funcionado, e percebi que é possível trocar um hábito alimentar se você manter a consistência.



6 - Tente não assistir noticias trágicas logo cedo (*)
Eu não sou fã de telejornais pela manhã. Não gosto mesmo, e evito ao máximo assistir. Acredito que existem outras formas da gente se informar. Se você sente que assistir ao noticiário matinal logo cedo influencia negativamente sua energia, tente desfazer esse hábito. Você vai perceber a mudança na sua vibração diária.

7 - Ouça uma música
Eu ouvi muita música pela manhã quando iniciei a terapia para ansiedade, na época me ajudou muito. Atualmente não cultivo mais esse hábito, mas sempre recomendo, principalmente para pessoas muito ansiosas. O ideal é que se escolha músicas mais calmas e com mensagens positivas para que o efeito seja melhor. 

8 - Faça um alongamento
O alongamento matinal ajuda a destravar as articulações e acordar o corpo para mais um dia. Não precisa ser nada muito elaborado. Mexa a cabeça, os braços, alongue as pernas e vá acordando o corpo para o dia que começa, isso vai te ajudar a começar bem o seu dia.



Espero que você tenha gostado das dicas, e quem sabe comece a incorporá-las no seu dia a dia. Depois, se quiser volte aqui para contar sua experiência, o que mudou para você com os novos hábitos.

E se você tem uma outra atividade na sua rotina matinal, compartilha aqui com a gente, você pode ajudar a inspirar mais pessoas.

Até mais!!!

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.