COMO LIDAR COM OS DESAPONTAMENTOS NA VIDA

abril 06, 2020


Por Angélica Diniz

A vida é cheia de surpresas. Algumas surpresas são boas e outras nem tanto. Algumas dessas surpresas chegam cheias de desapontamentos, e aí chega aquela hora que a gente tem vontade de enfiar a cabeça em um buraco e sumir.

Pois é, quem nunca se desapontou na vida não é mesmo?

Aquela promoção no trabalho que nunca veio.
Aquele amor que nos deixou por outro amor.
Aquele amigo que fez aquela fofoca e contou para o outro o nosso segredo.
Aquele parente que não estendeu uma mão amiga quando a gente mais precisava.

Existem 1001 causas para desapontamentos, umas mais leves e outras mais pesadas, e dentro dessas causas estamos nós, com o coração ferido e muitas vezes nos culpando ou culpando o mundo pelos desapontamentos que sofremos.

Uma das coisas que precisamos entender e que coisas desagradáveis também fazer parte da vida, e os desapontamentos são parte integrante dessas coisas desagradáveis. Mas, a boa notícia é que podemos lidar com esses desapontamentos de uma forma calma, tranquila e inteligente.



O que podemos fazer em um primeiro momento é:

Permitir sentir a tristeza
Quem disse que o desapontamento não causa tristeza, mentiu. A grande maioria das pessoas experimentará uma sensação de tristeza ao serem desapontadas, e isso é absolutamente normal. Então, nesse momento, permita a si mesmo(a) sentir os sentimentos que esse desapontamento está lhe causando. Talvez seja só a tristeza, mas também pode haver raiva, medo, insegurança. Sinta todos eles, observe-os e depois no seu tempo, deixe-os ir. Assim, você não fica em negação, mas também não se torna prisioneiro do sentimento.



Avalie suas expectativas
Quando sofremos algum desapontamento é prudente avaliar as expectativas que estávamos nutrindo nesta situação, e também as nossas projeções. Dessa forma, podemos perceber se colocamos muita expectativa e esta expectativa frustrada pode ter tornado o desapontamento maior. É muito mais fácil culpar os outros ao sofrermos um desapontamento, mas precisamos aprender a avaliar com clareza também a nossa responsabilidade na situação que vivemos, assim, podemos lidar com as situações de forma mais inteligente.

Tenha um mindset positivo
Tem uma frase que gosto muito de usar que é a seguinte: "Não importa o que aconteça, eu conseguirei lidar com isso." Essa frase tem me ajudado em várias situações, inclusive a lidar com os desapontamentos na vida. É importante que preparemos a nossa mentalidade para lidar com acontecimentos negativos, isso nos ajudará a enxergar as situações com mais maturidade.



Preste atenção na sua reação
Como você reage à um desapontamento?
Lembra, que tudo bem ficar triste? O importante é passar pela fase ruim e saber sair dela. Observando sua reação você terá uma noção de como anda o seu emocional. Avalie sua reação e pergunte-se:

  • Onde eu melhorei?
  • Onde preciso investir mais emocionalmente?
Aos poucos, você perceberá que está absorvendo ensinamentos positivos em meio à acontecimentos negativos, o que nos leva ao próximo passo que é:

O que você aprendeu com isso?
Parar para avaliar os aprendizados nos torna mais fortes e positivos emocionalmente, além de nos mostrar uma outra perspectiva da situação. Sempre que puder, faça esse tipo de reflexão, e você perceberá como as situações na vida vão se tornando mais fluídas, não fáceis, porém mais aceitáveis, e a partir da aceitação consciente, conseguimos fazer mudanças mais consistentes na vida.

Espero que você tenha gostado das sugestões. Se gostou escreve aqui para mim nos comentários a sua opinião.

Até o próximo post!

Nenhum comentário:

Imagens de tema por merrymoonmary. Tecnologia do Blogger.