03 FILMES QUE ME FIZERAM REFLETIR

Por Angélica Diniz

Eu amo filmes, eu amo ir ao cinema (agora não está dando devido à pandemia), mas assistir filmes é um dos meus passatempos favoritos, e ultimamente eu tenho feito isso usando o serviço de streaming. Eu selecionei para você, 03 filmes que assisti e que me fizeram refletir sobre algumas questões. 




O primeiro filme é Lion - Uma jornada para casa, filme estrelado por Nicole Kidman e Dev Patel. O filme conta a história do garotinho indiano Saroo (Dev Patel - adulto) que se perde de seu irmão em uma estação de trem, ele acaba indo sozinho para outra cidade, enfrentando desafios, até ser adotado por uma família da Austrália. O que me chamou a atenção neste filme foi a busca de Saroo pela sua origem. De alguma forma, isso se conecta com o processo de autoconhecimento quando decidimos embarcar na viagem de quem somos. A necessidade de nos conhecermos ganha força com o passar dos anos. Além disso, me chamou atenção à questão da adoção e suas implicações emocionais, além dos traumas que cada um carrega consigo, ver como é difícil a situação de crianças em situação de rua e como elas podem estar vulneráveis à inúmeras ameaças. É um filme que nos mostra diferentes realidades, duras e cruéis, e também bonitas e amorosas. É um filme lindo e emocionante, que mostra a busca por si mesmo. Vale a pena!





O segundo filme é Bem-vindo a Marly-Gomont, é estrelado por Marc Zinga, que faz o papel de um médico que acabou de se formar na França. O detalhe aqui é que ele é negro e africano. E ao conseguir trabalho e se mudar com sua família para um pequeno vilarejo francês, eles enfrentam todo o tipo de preconceito. Esse filme é brilhante, me fez pensar em várias questões, como preconceito étnico-racial, perseverança, valores, saúde e política, enfim, só assistindo para que você entenda a profundidade. O filme me fez refletir sobre como rotula-se pessoas com argumentos rasos, como excluí-se pessoas sem nem ao menos, ouví-las, entendê-las e conhecê-las. Mesmo sofrendo preconceitos, o médico não perde a esperança e não desiste (não que desistir seja uma alternativa ruim, se algo te causa sofrimento, desistir e mudar o rumo pode também ser uma alternativa). Chama a atenção as questões sociais, culturais, comportamentais, o comprometimento e a perseverança. Assista!


Não achei o trailer dublado, mas tem na Netflix

O terceiro e último filme é uma produção indiana chamada Como estrelas na Terra, esta produção conta a história do garotinho Ishaan. Um garoto curioso, alegre e criativo, mas que tem muita dificuldade em se concentrar nos estudos. Seus pais decidem matriculá-lo em um colégio particular, onde ele sofre muito com o método de ensino, até que um novo professor, olha a situação com uma nova perspectiva. O que me chamou a atenção neste filme, é como pode-se falhar com crianças por falta de sensibilidade ao lidar com elas e seus problemas, e muitas vezes, aquilo que parece num primeiro momento, indisciplina, pode ser algum problema mais complexo. O novo professor tem um olhar amoroso e livre sobre seus alunos, olhando para cada um de forma única. Refleti sobre como muitas vezes, somos colocados em caixinhas milimetricamente confeccionadas, e quem sai da caixinha é visto como anormal. A padronização de seres humanos nunca dá bons resultados, já que cada pessoa tem suas particularidades e peculiaridades. Não dá para conduzir todos pelo mesmo caminho, porque cada um enxergará o caminho de uma forma diferente. É um filme sensível e muito bonito. Tenho certeza de que vai gostar!



Você encontra todos os filmes citados na Netflix.

E então, gostou das sugestões? São filmes lindos, se você ainda não assistiu, espero que assista e goste e depois conta para mim o que você achou.

Até mais!

Para saber mais sobre terapia floral, clique aqui.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.