SENSAÇÃO DE NÃO SER BOM O SUFICIENTE

outubro 04, 2020

Por Angélica Diniz


Alguma vez na sua vida, você já sentiu uma sensação de não ser bom o suficiente? Talvez nos estudos, no trabalho, no relacionamento, em um hobby. 

Eu já senti essa sensação e sei que ela não é nada agradável, e inclusive notei que sentir-se assim frequentemente faz com que a gente evite muitas situações na vida e como resultado deste comportamento acabamos tendo uma sensação de estagnação.

Quando você se depara com um pensamento de não ser bom suficiente para algo, é importante parar um pouco, respirar e observar algumas coisas importantes. 




Algo que deve ser observado é a necessidade de validação do outro. Muitas vezes, nós não nos sentimos aptos ou bons em algo, porque estamos esperando que uma outra pessoa dê a confirmação de que nós somos bons, precisamos que alguém nos valide para acreditarmos em nosso potencial. Talvez, você tenha vontade de ser promovido na empresa, ou até já foi promovido, faz o seu trabalho bem, mas ninguém te valida, ninguém faz um comentário dizendo o quando você é bom, ou se alguém faz uma crítica, já é o suficiente para você duvidar da sua capacidade para ocupar este cargo. 

A necessidade de ser sempre validado pelo outro é resultado da insegurança e falta de confiança em si mesmo. É preciso criar maneiras de se desconectar da opinião dos outros, e traçar seu próprio caminho baseando-se no que você sabe sobre si mesmo, e confiando em você, e se por acaso, der algo errado, se ocorrer algum equívoco, saber como contornar isso, com a mesma segurança e confiança com as quais se deu o primeiro passo.

Um outro comportamento que reforça a sensação de não ser bom o bastante é a comparação. Quando você se compara com o outro, você tira o foco da sua própria vida, e a gente sabe que de longe a grama do vizinho sempre parece mais verde. Comparar-se faz com que você tire o foco da sua própria vida para focar na vida e história dos outros, e a gente sabe que cada pessoa tem o seu tempo na dinâmica da vida. Compare-se menos com os outros e você vai ver como isso cria energia positiva.

"A comparação é o ladrão da alegria." Theodore Roosevelt




Sugestão de leitura: Atrasado, adiantado? Não - você está na sua hora certa

Um outro ponto para se observar são as suas crenças. Quais crenças você tem a respeito de si mesmo? Uma forma de descobrir as crenças é fazer perguntas inspiradas durante o dia, como por exemplo, "Por que não me sinto bom o suficiente?" Não responda a pergunta, apenas lance-as no ar, e deixe que as respostas venham no melhor momento. Eu já descobri várias crenças usando este método.

Uma outra  forma é observar quais são as estagnações. Se você sente que algo está estagnado em sua vida, pode ser que ali tenha alguma crença que precise ser trabalhada para que as coisas fluam, a própria sensação de não se sentir bom o bastante pode ser uma crença que te paralisa.

Se você descobriu alguma crença, é legal, reescrevê-la de uma forma positiva. Por exemplo, vamos supor que a sua crença seja:

"Eu não me sinto bom o bastante porque sempre tem alguém melhor que eu."

Bom, sempre vai ter alguém que é melhor do que a gente em algo, porém, isso não significa que você deve anular o seu jeito de fazer as coisas porque tem alguém melhor. Você pode reescrever a crença assim:

"Existem pessoas melhores que eu, porém, eu acredito que sempre há algo novo que posso fazer, e o meu jeito é único, afinal eu sou único."



E nós somos únicos, cada ser humano tem as suas particularidades, seu jeito de fazer ou interpretar algo. Por exemplo, se eu e você fossemos gravar um vídeo sobre gratidão com o mesmo roteiro, ainda assim, os vídeos seriam diferentes, porque cada pessoa faz algo do seu jeito.

Quando você sentir essa sensação de não ser bom o bastante, lembre-se que cada pessoa tem uma trajetória, e que cada pessoa é única, e que neste momento, se você sente o chamado para algo, seja um novo cargo, uma nova profissão, um relacionamento, é porque o seu eu interior sabe que você é bom para isso sim, você só precisa se apropriar dessa ideia.

Dica de floral para insegurança: Larch 

Para saber mais sobre terapia floral, clique aqui.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.