10 MANEIRAS DE MELHORAR A SUA SAÚDE MENTAL

Por Angélica Diniz

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), a saúde mental depende do bem-estar físico e emocional. Portanto, podemos concluir que a saúde mental depende de vários fatores, que podem ser ambientais, socioeconômicos e biológicos.

Ainda de acordo com a OMS, a saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a mera ausência de doença ou enfermidade. Então, se formos considerar todos estes aspectos podemos notar que talvez não sejamos tão saudáveis, considerando todos os determinantes de saúde. 

Quando eu sofria com crises de ansiedade, eu me sentia totalmente incapaz, mesmo não tendo nenhuma doença física, e aquela sensação interferia negativamente em toda a minha rotina, eu não era saudável considerando todos os determinantes de saúde. Pensando nisto, no texto de hoje, eu vou compartilhar com você algumas atitudes que podem ajudar a melhorar a saúde mental, essas atitudes podem te ajudar a compreender melhor o que está acontecendo, e melhorar o seu bem-estar. Vamos conhecê-las?



1- Autenticidade
Muitas pessoas sofrem por não conseguirem ser autênticas. Mas, o que é uma pessoa autêntica? Uma pessoa autêntica é uma pessoa que honra seus valores, sendo verdadeira e honesta consigo e com os outros. Muitas vezes, pode faltar autenticidade por medo do julgamento alheio, e isso pode interferir negativamente na saúde mental. Por isso, é importante que você conheça seus valores e se alinhe com eles, e que principalmente consiga expor seus valores sem medo. Isso vai te dar uma clareza de quem você é, e do que você quer.

2- Aceite suas imperfeições
Ficar lutando contra algumas imperfeições pode ser uma tremenda perda de tempo e um fator muito negativo para a saúde mental. Todos nós temos algo que não é perfeito, algumas coisas podemos mudar e essa mudança pode ser benéfica, mas outras coisas simplesmente não funcionam. Lutar o tempo todo para ser ou parecer perfeito vai minando toda a sua energia e saúde mental. Você começa a se tornar crítico feroz de si mesmo, e muita vezes até dos outros, o que acaba criando vários problemas de relacionamento. Tem uma frase da Clarice Lispector que gosto muito e que ajuda a explicar esse tópico, é a seguinte: "Até cortar os próprios defeitos pode ser perigoso. Nunca se sabe qual é o defeito que sustenta nosso edifício inteiro." Reflita, mude o que é possível, mas não se julgue o tempo todo como imperfeito, isso não traz bons resultados.

3- Preste atenção aos seus sentimentos
Pode ser que você passe grande parte do seu dia sem notar seus sentimentos, a raiva chega, você nem percebe, a tristeza chega você nem vê. Eu sempre digo que é muito importante vivenciar cada sentimento, mesmo os negativos, vivenciar, e não se identificar. Você não é a raiva, nem a tristeza, nem o medo, você é você. Porém, para achar você, é preciso prestar atenção ao que não é você, entende? Uma ótima ferramenta para isso, é utilizar a escrita. Escrever sobre um sentimento pode te dar a dimensão do que ele é e do que você é, e assim separar uma coisa da outra. Para isso, se ainda não assistiu, sugiro que assista esse vídeo, onde explico como a escrita pode ajudar.



 4- Não tente mudar os outros
A única pessoa que conseguimos mudar neste mundo é a gente mesmo. A grande maioria das pessoas tem a ilusão de que conseguirá mudar os outros. Sinto muito, mas isso é impossível, cada pessoa muda no seu tempo, de acordo com a sua caminhada, e por experiência própria, já vi isso acontecer em minha família. Quando a gente menos esperava, aconteceu algo, e a pessoa mudou, pela dor, mas mudou. Nada do que tentamos fazer antes, diálogos, lições de moral, desprezo, nada funcionou, até que a pessoa teve sua própria lição em sua caminhada. Por isso, quando você investe muita energia em tentar mudar alguém, a sua saúde mental fica comprometida. Entenda, cada um tem seu tempo, e muitas vezes nós não conseguimos interferir neste tempo, mesmo com nossas ações desenfreadas. Não adianta fazer uma nuvem chover, quando ela está só querendo tapar o sol.

5- Trabalhe a aceitação
É muito importante entender que aceitar uma situação não é se resignar diante dela. Aceitação e resignação tem significados diferentes. Aceitar significa acolher, receber e resignar significar se submeter à alguém ou ao destino. Você pode aceitar sem ficar brigando com a vida, afinal a situação é o que é. Mas,você  pode tomar ações inspiradas para mudar aquilo que não te deixa feliz. Por exemplo, aceitar uma demissão, é olhar para a situação e pensar que é uma péssima hora, porém, é isso que está acontecendo, não muito o que fazer em relação ao fato, e pensar em como sair disso, currículos, curso novo, empreendimento. Não aceitar, é ficar se autodepreciando, culpando os outros pelo ocorrido. E se resignar, é não fazer nada para sair dessa situação. É na aceitação que a vida muda, por incrível que pareça.

6- Reduza a negatividade
Quando eu tenho pensamentos negativos, eu sempre questiono o porquê deles. Quando eu tenho um pensamento negativo, eu costumo me perguntar se isso é meu mesmo, ou vem de alguma crença minha? Essa foi uma forma que me ajudou a trabalhar a negatividade, criar menos histórias mirabolantes e enxergar com os fatos com realidade. Um livro que me ajudou nesta questão foi "Basta pensar diferente" - Sarah Edelman. Vale a pena a leitura!



7- Respire fundo
A respiração tem um poder muito grande na saúde mental. Já percebi que inclusive em dores físicas, respirar fundo ajuda também. Conecte-se com a sua respiração algumas vezes ao dia, faça pausas para respirar profundamente. Isso vai te ajudar a retornar para o seu centro.



8- Recite mantras
Mantra significa "instrumento para conduzir a mente". Recitar mantras pode ajudar a elevar a vibração, o que pode ajudar na saúde mental. Um mantra que gosto bastante é o mantra da gratidão, pois ao ouvi-lo e pensar no que tem de bom na minha vida, rapidamente já elevo meu estado de espirito.



9- Pare de fofocar
A fofoca, comportamento que pode interferir negativamente na saúde mental de quem pratica e de quem é alvo. Fofocar é um ato com baixa qualidade energética, e isso atrai mais coisas ruins para sua vida. Saúde mental também tem ligação com consciência tranquila, mas quem tem consciência tranquila ao fofocar sempre? Complicado né. Quando ouvir uma fofoca, e não quiser participar, mas também não quer ser desagradável com a pessoa, diga frases genéricas, tipo: "Nossa, complicado", "Nossa, que chato", mas não teça sua opinião pessoal sobre isso, não vale a pena, e ainda piora sua saúde mental.

10- Terapia
Último item, porém talvez um dos mais importantes, a terapia é uma ferramenta imprescindível para a saúde mental. Nem sempre o processo terapêutico é fácil, ele pode mexer com seu ego, suas sombras, sua noção de autoconhecimento e pode ser muito dolorido, mas vale muito a pena, sendo portanto uma das formas mais concretas de melhorar a saúde mental.

Bom, espero que você tenha curtido as sugestões, e lembre-se as sugestões compartilhadas neste post não tem como objetivo substituir tratamento médico e acompanhamento psicológico e psiquiátrico, sendo apenas sugestões para facilitar a sua caminhada, e seu processo de autoconhecimento.

E se quiser saber mais um pouco sobre como a terapia floral, clique aqui.



Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.