AUTOCONHECIMENTO: 06 CITAÇÕES PARA REFLETIR

setembro 02, 2020
Por Angélica Diniz

Nas redes sociais, eu costumo compartilhar citações de diversos autores que fazem sentido para mim. Em geral, são citações que nos fazem refletir sobre alguma situação da vida  e que tem a ver com autoconhecimento, qualidade de vida e produtividade.

Algumas frases, inclusive, se tornaram mantras para mim, como a frase "Eu não sou o que me acontece. Eu sou o que eu decido me tornar.", do Carl Jung. Hoje, eu vou compartilhar com você algumas citações e alguns pontos de reflexão sobre elas.

A primeira é:

"O mais importante e bonito do mundo é isso: que as pessoas não estão sempre iguais, mas que elas vão sempre mudando." Guimarães Rosa
Esta citação do Guimarães Rosa, nos convida a refletir sobre as mudanças. Muitas vezes, nós temos medo das mudanças ou alguma dificuldade de nos adaptarmos à elas porque estamos muito presos ao que foi no passado. Mas, a natureza muda, as coisas mudam, as pessoas mudam, e isso é um processo normal da vida, e sim há beleza na mudança, mas para enxergá-la, precisamos sair da zona de conforto, e apreciar o que mudou, conscientes de que mudanças são necessárias, e que quando nos adaptamos à elas, sofremos menos.

Aqui vai uma dica de floral para você que está tendo dificuldade em se adaptar às mudanças, tome o Floral Walnut 4 gotas, 4 x por dia.

Se você precisar da ajuda de uma terapeuta, clique aqui para saber mais sobre o meu trabalho.

"No meio do movimento e do caos, mantenha a calma dentro de você." Deepak Chopra
Talvez, uma das coisas mais difíceis de se fazer é manter a calma no meio do caos. Quando há caos, é muito, mas muito fácil nos entregarmos à energia caótica. Sem nem perceber, começamos a vibrar no caos rapidamente. Acredito que a única forma de conseguir não sucumbir ao caos é meditando, porque a meditação te dá um noção maior do momento presente. Aqui no blog, tem alguns textos sobre meditação, e se você tem muita dificuldade para meditar, eu recomendo a leitura do livro "Meditar transforma" da Amanda Dreher. Esse livro foi um dos que me ajudou a entender e começar a praticar meditação. 



"Amar a si mesmo é o primeiro segredo para a felicidade." Robert Morely
Eu não sei você, mas para mim, durante muito tempo, o amor vinha de fora. Eu já sofri horrores por não ser aceita e amada por alguém, e só fui entender que antes de ser aceita ou amada por alguém, eu deveria me aceitar e me amar. Acredito que a grande maioria das pessoas enxerga o amor como algo exterior, até a religião, algumas vezes, nos ensina a buscar Deus fora, quando na verdade, ele está dentro de nós, todo o tempo. Quando entendemos que o ponto de partida do amor sai de nós, tudo fica mais fácil, tudo flui melhor, afinal, tudo o que você procura fora está dentro de você.

"Devo ater-me a meu próprio estilo e seguir meu próprio caminho." Jane Austen
Eu gosto muito dessa frase da Jane Austen, principalmente quando recebo muitas sugestões de como eu deveria direcionar o meu trabalho, ou quando eu comparo meus resultados com o resultado dos outros. Por exemplo, diversas vezes, eu já pensei no baixo alcance do meu conteúdo, tanto aqui no blog como no youtube, e muitas vezes, já me senti tentada a seguir o estilo de outras pessoas, mas ao mesmo tempo, me pergunto: "Quem eu seria se eu não fosse eu mesma?" A resposta é: "Eu seria uma cópia." Então, prefiro fazer as coisas do meu jeito, mesmo não tendo os resultados que eu quero, e assim seguir o meu próprio caminho. Observe a si mesmo, seja fiel ao seu estilo, e siga seu caminho, uma hora você irá conseguir bons frutos.

"Sua mente é o seu instrumento. Aprenda a ser o seu mestre e não o seu escravo." Remez Sasson
Quando eu leio esta citação, me lembro de uma frase que li uma vez que dizia: "Você não precisa acreditar em tudo o que pensa." Durante o dia, inúmeros pensamentos passam pela nossa mente, eu não sei se você já parou para avaliar, mas desses pensamentos, na grande maioria das vezes damos mais atenção aos negativos do que aos positivos, tornamo-nos assim, escravos da nossa mente. Precisamos aprender a dominar a mente, é nesse momento que a chave vira. Observar os pensamentos e mudá-los no instante que se percebe a sua nocividade é tornar a mente um instrumento. Isso com certeza, ajudará a lidar com as pressões do dia a dia de uma forma mais equilibrada.



"Pessoas positivas também tem pensamentos negativos, elas apenas não os deixam crescer e arruinar suas vidas." Autor Desconhecido
Acho essa citação bem legal. Muitas vezes, quando ouvimos alguém falar de mente positiva, mudança de pensamento, achamos que essas pessoas não possuem pensamentos negativos, pelo contrário, essas pessoas também tem pensamentos ruins, mas elas não dão tanta atenção ao pensamento, ou seja, não se fixam nele, então assim, entendemos que todo mundo tem pensamentos negativos, mas algumas pessoas decidem não se identificar com eles.

Essas foram as 06 citações que escolhi para compartilhar com você hoje, espero que você tenha gostado, e se quiser, compartilha nos comentários a sua citação favorita.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.