ANSIEDADE E O MEDO DE NÃO ATENDER AS EXPECTATIVAS

outubro 16, 2020

Por Angélica Diniz


Esses dias, eu estava fazendo um trabalho de identificação de crenças limitantes em mim mesma, e ao longo do processo, eu percebi que boa parte da ansiedade que senti, e que eventualmente ainda sinto, tem como causa o medo de não conseguir atender as expectativas dos outros, ou aquilo que eu achava/acho que os outros querem de mim.


Foi muito interessante observar esse padrão de comportamento, porque eu consegui compreender que a ansiedade aumentava, a cada vez que eu imaginava o que as outras pessoas estariam esperando da minha pessoa. Isso criava uma série de sintomas físicos, como por exemplo, náuseas, o que fazia com que eu entrasse em modo de fuga, evitando novamente os eventos nos quais eu poderia ser julgada.




O medo de não conseguir lidar com as expectativas alheias está diretamente ligado ao medo de ser rejeitado por isso. Por exemplo, vamos supor que determinada pessoa precise fazer uma palestra, e essa pessoa imagina que os expectadores têm uma determinada expectativa sobre ela, assim quando ela pensa na possibilidade de não atingir essa expectativa, vem a ansiedade, que faz com que ela fuja, pois ao fugir, não teria que lidar com uma possível rejeição.


Quando o padrão de medo da rejeição, e medo de não atender as expectativas está consolidado no indivíduo, é hora de fazer uma mudança de comportamento. É preciso, rever a forma como se enxerga o mundo e as situações, avaliar se está ocorrendo catastrofização de cenários e super valorização de acontecimentos corriqueiros do dia a dia, assim é possível alterar o padrão comportamental de forma consciente. 


Um dos pensamentos que se deve ter em mente para estes casos é que agradar todas as pessoas é impossível, e sempre terá alguém que não vai gostar da gente, ou de algo que a gente fez, mesmo que para nós, isso pareça algo muito bom. Ter isso mente nos ajuda a sair do ciclo das expectativas alheias.


Outro ponto importante é trabalhar o medo da rejeição, o fato de alguém te rejeitar não significa que isto te define como pessoa. Pessoas são muito confusas, vamos combinar, e tem dias que elas rejeitam a troco de nada. Tem gente que não sente afinidade com a vibração e rejeita, acho que isso faz parte da vida. É preciso avaliar a sua reação quando você é rejeitado, pois o grau da reação, é um excelente caminho para você conhecer mais a si mesmo. Pois o que te afeta, mostra para você o seu calcanhar de Áquiles, ou seja, é o que você precisa trabalhar para melhorar o seu emocional.



Eu tenho utilizado uma ferramenta bem interessante de autoconhecimento, que aprendi em um curso que fiz recentemente, chama-se "O Trabalho" - Byron Katie. Eu uso essa ferramenta sempre que me sinto afetada por algo. Assim, eu consigo perceber se a minha reação exagerada tem a ver com alguma crença do subconsciente.


"O Trabalho" consiste em responder 4 perguntas, que são:


1- Isso é verdade?


2 - Você pode saber com absoluta certeza que isso é verdade?


3 - Como você reage, o que acontece quando você acredita nesse pensamento?


4 - Quem você seria sem esse pensamento?


Vamos usar uma situação corriqueira como exemplo. Você chegou de manhã na empresa, passou por 2 pessoas, cumprimentou com um bom dia, e as pessoas não responderam, você se mal e ansioso, porque acha que não atendeu alguma expectativa ou fez algo errado, se sentiu rejeitado. E daí você pensa: "Credo, será que essas pessoas não vão com a minha cara? Eu devo ser chato, deve ser isso."


Crenças: ninguém gosta de mim, fiz algo errado, a culpa é sempre minha.


Agora jogue as crenças nas respostas, e responda as perguntas, você vai se surpreender com as respostas e vai perceber que está super valorizando situações bobas e corriqueiras do dia a dia, na grande parte do tempo.


1 - Ninguém gosta de mim. Isso é verdade?


2 - Ninguém gosta de mim. Você pode saber com absoluta certeza que isso é verdade?


3 - Ninguém gosta de mim. Como você reage, o que acontece quando você acredita nesse pensamento?


4- Ninguém gosta de mim. Quem você seria sem esse pensamento?


Pronto, quando terminar, você vai perceber como a sua forma de encarar as situações mudou, e isso te trará uma nova forma de pensar, pois você percebe que está na grande maioria das vezes generalizando eventos e pessoas. Isso lhe dará uma maior clareza sobre si mesmo, e te ajudará a enfrentar o medo de uma possível rejeição.


"Enquanto viver para agradar aos outros, você nunca será você mesmo. Isto implica em desagradar a muitos, mas não se pode ser feliz sendo tudo, menos você de verdade." Marli D.H.F


E se quiser saber como a terapia floral pode te ajudar, é só clicar aqui, e conferir como funciona o meu trabalho.


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.