05 HÁBITOS QUE PODEM PIORAR A ANSIEDADE EM ÉPOCA DE PANDEMIA

 Por Angélica Diniz


Se você me acompanha aqui no blog ou no youtube, já deve saber que eu sou uma pessoa com tendência a ansiedade, então, além dos florais e tento ao máximo manter hábitos saudáveis que podem ajudar a diminuir os sintomas. Com o início da pandemia lá em Março/20, eu até estava bem, porém, quando voltei a trabalhar presencialmente em julho/20, comecei a sentir mais stress, ansiedade e insônia.


Todos nós temos hábitos bons e ruins, então precisamos avaliar nossos objetivos e o que queremos para nossa vida e trabalhar na eliminação de hábitos que são prejudiciais. Hoje, eu vou compartilhar com você alguns hábitos que percebi que podem piorar muito os sintomas de ansiedade, e se algum desses hábitos fizer parte da sua rotina, e você perceber que os sintomas de ansiedade se intensificam com a manutenção deles, talvez seja interessante trabalhar para reduzir ou eliminá-los da sua vida.


O primeiro hábito que pode piorar a ansiedade é:


1) Privação do sono

Eu tenho enfrentado problemas com o meu sono, fases de melhora e piora da insônia. Percebi que não dormir bem faz com que eu sinta mais ansiedade durante o dia. Atualmente, estou em tratamento com os florais, aromaterapia, auriculoterapia e antroposofia. Ás vezes, a privação do sono é causada por um desequilíbrio hormonal, stress, e então precisa-se avaliar a causa. Mas existe a privação do sono por uso excessivo de aparelhos eletrônicos, celular, notebook, até altas horas, o que irá interferir diretamente no sono. Neste caso, é uma questão de conscientização de hábitos ruins. Se você tem o costume de não dormir para ficar no celular, assistindo séries madrugada adentro, e sentiu piora da ansiedade, talvez seja interessante mudar esse comportamento.



2) Alimentação rica em açúcar e carboidratos refinados

Uma alimentação rica em açúcar e carboidratos refinados fazem com que ocorra um aumento muito rápido do açúcar no sangue, o que faz com que haja uma liberação de insulina maior para estabilizar a glicemia, esse ciclo repetido por vários anos pode causar resistência à insulina, que pode ocasionar inclusive diabetes. Esse aumento rápido da glicemia faz com que a gente se sinta sem energia e mais ansiosos.


3) Usar as redes sociais excessivamente

Eu gosto de dar uma olhadinha nas redes sociais, porém, percebi que de uns tempos para cá, eu estava usando excessivamente e sem consciência, em um movimento completamente automático, e por eu estar em uma fase mais caseira por causa da pandemia, eu comecei a me comparar com quem está vivendo uma "vida normal", e isso mexeu comigo. Então, resolvi diminuir a frequência de visualizações e dedicar o meu tempo à outras atividades.


4) Parar de se exercitar

No meu caso, eu dei uma parada nos exercícios por causa da insônia. Eu me sentia tão sem energia, que não tinha coragem de me exercitar, até a yoga ficou um pouco de lado. Percebi a ansiedade chegando a noite, chegando em algum compromisso de trabalho. O que usei para melhorar foi a respiração profunda, para mim dá super certo. Mas, às vezes, dá uma insegurança em respirar profundamente de máscara no trabalho né, rsrs. Os pensamentos negativos junto com um corpo sedentário com certeza, pioram a ansiedade. O legal é mapear as atividades que mais gosta, e investir em pelo menos 15 minutos por dia.



5) Excesso de pensamentos negativos

Eu já disse algumas vezes, que pessoas com tendência à ansiedade têm o hábito de catastrofizar as situações. Isso cria um círculo vicioso de pensamentos negativos que irão alimentar ainda mais a ansiedade. O que me ajuda nestes casos é ficar consciente do pensamento, eu me questiono: "Opa, isso é realmente verdade?". E decido cortar o pensamento, eventualmente, ele pode retornar e eu faço o mesmo exercício. Outra coisa que me ajuda muito é tomar o Floral White Chestnut, esse floral é indicado para a mente cheia de preocupações e pensamentos negativos. O ideal é tomar 4 gotas 4x por dia. Se você quiser saber um pouco mais como os florais podem ajudar e sobre o meu atendimento, clique aqui.

Avalie seus hábitos, crie uma rotina mais saudável, e depois me conta se você alguma melhora.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.