Você precisa ressignificar as coisas

abril 24, 2017
Este último final de semana, as coisas não aconteceram como estava previsto, eu não estava me sentindo bem nem fisicamente e nem emocionalmente, o que me obrigou a passar todo o feriado prolongado em casa.

Então, eu decidi fazer uma prática de meditação. No meio da meditação, eu comecei a me questionar internamente por que eu estava me sentindo tão mal, já que dias antes, eu estava tão bem, tanto fisicamente como emocionalmente. Depois de respirar um pouco, ainda meditando, a seguinte frase veio em minha mente:

“Você precisa ressignificar as coisas.”



Ao ouvir esta frase ressoando no meu coração, eu continuei a meditar, e logo no final da meditação depois de agradecer, parei para pensar um pouco sobre esta frase. Eu precisava ressignificar as coisas na minha vida. Então, parei por um instante e comecei a pensar no significado que eu estava dando para diversos acontecimentos que vem ocorrendo comigo. Ao observar alguns deles, eu pude perceber que o significado atribuído por mim foi quase sempre desastroso, medroso, negativo, culposo, entre outros.

Então, fui ler um pouco sobre a palavra “ressignificar”. Bom, ressignificar significa dar novo significado a um acontecimento. Segundo o Wikipédia, ressignificação é o método utilizado em neurolinguística para fazer com que as pessoas possam atribuir novo significado a acontecimentos através da mudança de sua visão de mundo.

Parei para pensar que talvez, eu realmente estivesse transformando uma garoa em tempestade, sem ao menos perceber que fazia isso, o que transformava a dor, o desconforto em algo muito maior e muito mais difícil de lidar. Pode parecer bobo, mas eu comecei a listar do lado das coisas negativas, alguns fatos positivos que poderiam se originar daquele problema, sim, eu comecei a ressignificar, e as coisas começaram a ter um peso menor.

Ressignificar uma situação não é fácil, pois é preciso se adaptar, mudar, olhar aquela situação e colocar sobre ela um olhar diferenciado, e avaliar o que é realmente importante, você precisa se deparar com seus medos, ansiedades, desconfortos, raiva, culpa, e podem ser fatos do passado ou do presente, não importa.


Assim, como eu fui convidada por Deus ou meu anjo da guarda, não sei, rsrs, para ressignificar as coisas na minha vida. Hoje, eu estendo este convite a você também. Leia um pouco mais sobre neurolinguistica e ressignificação, eu achei uns textos bem legais no google que me ajudaram a compreender melhor o significado desta palavra.

Pense nos acontecimentos da sua vida? É possível dar um novo significado para eles? Se precisar de ajuda procure um terapeuta, converse com alguém que possa te ajudar a entender. Ás vezes, nós conseguimos enxergar melhor uma situação quando nós nos propomos a sair do olho do furacão.

Eu achei este texto que li na página “Artesanato da mente” (clique aqui para ler o texto), muito bonito e profundo, acho que ele explica melhor do que eu, rs, o que significa “ressignificar”. O meu objetivo hoje com este post foi te apresentar a “Ressignificação”, foi tão interessante para mim entrar em contato com esta palavra e entender o seu significado, que eu achei muito importante compartilhar.


Um beijo grande pra você!

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.