8 maneiras de colocar mais atenção na sua rotina

Será que é possível realizar as nossas tarefas diárias com atenção plena?
Tocar uma roupa e sentir a textura do tecido?
Acender uma vela e sentir o aroma ou o cheirinho de queimado?
Tomar um banho e sentir a água?
Comer um alimento e sentir o seu sabor?
Tocar um objeto da decoração da casa e sentir sua temperatura, textura, observar cores e formatos?

Você já se perguntou se você tem realizado suas tarefas diárias com atenção, ou a correria do dia a dia, tem feito você esquecer das coisas mais simples.




Vivemos em uma época em que tudo é automático, tudo é padronizado...Tempo é dinheiro, e o sentir ficou para segundo plano. Mas, nem tudo está perdido, e se você está aqui lendo este texto, é porque de alguma forma a vida solicita um pouquinho mais da sua atenção. Eu separei para você, 08 dicas que podem te ajudar a colocar mais atenção na sua rotina, para que assim você possa realizar suas tarefas com mais intenção. No meu dia a dia, eu sempre tento realizar uma outra, nem sempre consigo, mas junto com você, vou aprendendo e moldando o melhor que posso ser. Por isso, se você se identifica com o tema de hoje, continue a leitura, eu espero que ela possa te ajudar a criar uma rotina com mais atenção e significado.

1 - Prepare seu dia na noite anterior
Muitas vezes, não conseguimos colocar atenção nas coisas porque já acordamos sobrecarregados, com 1001 tarefas para realizar. Por isso, eu sugiro que dentro da sua rotina diária, você estabeleça quais itens podem ser realizados com antecedência, por exemplo, escolher e deixar as roupas que serão usadas no outro dia na noite anterior. Você pode também deixar o café da manhã semi-pronto (fazer overnight oats, deixar frutas picadas guardadas na geladeira), enfim, veja quais tarefas podem ser adiantadas de forma que você consiga ter mais tempo disponível e assim prestar mais atenção no seu dia.

2 - Crie um local agradável
Seja em casa ou no ambiente de trabalho, um local agradável ajuda muito na concentração. Se gostar de plantas e quadros, utilize-os na decoração. Se for possível utilize óleos essenciais em aromatizadores ou velas aromáticas. Abra as janelas! O ambiente pode influenciar muito na nossa capacidade de atenção (presença) e inclusive de concentração. Mas, você pode dizer: "Angélica, eu trabalho em uma empresa privada, junto com outras pessoas, não tem como eu usar aromaterapia." Pois bem, use um colar de aromaterapia individual (difusor pessoal), coloque uma suculenta pequenininha na sua mesa, fotos da família, locais que você tem vontade de conhecer. Crie um local que te traga bem-estar, não precisa colocar tudo abaixo e forçar as pessoas a sentirem os mesmos aromas que você, rsrs, porém pequenas ações individuais podem trazer grandes resultados. Pense nisso!




3 - Se você for multitarefa, repense a ideia
Eu sempre ouvi e acreditei na ideia de ser multitarefa, e principalmente no mundo corporativo (do qual ainda faço parte) ser uma pessoa que consegue fazer várias coisas ao mesmo tempo é ser eficaz e isso é visto como algo positivo. Talvez essa cultura de ser multitarefa esteja mudando em algumas organizações (espero que sim), o fato é que quem tenta se concentrar em várias coisas ao mesmo tempo, nem sempre consegue realizar tudo de maneira correta. Além de dificultar o desenvolvimento e execução de tarefas, ser multitarefa, nos tira do momento presente, realizamos as atividades sem nenhuma atenção e ainda ficamos estressados e sobrecarregados. Quer mais atenção na sua rotina? Tente fazer uma coisa por vez.

4 - Tente não verificar o celular com frequência
Verificar o celular com frequência, pode ser uma atividade que tira toda a atenção da sua rotina. Já presenciei pessoas comendo e respondendo mensagens. Tudo isso, acaba sendo muito prejudicial, principalmente para o processo de digestão dos alimentos. Quando estamos entretidos com outra atividade no momento das refeições, é muito comum não mastigarmos o alimento adequadamente e nem sentir o seu sabor. Além do momento da refeição, o celular pode acabar tirando a nossa atenção durante a execução de qualquer outra tarefa. Eu acredito que a solução, não é retirar o celular e as redes sociais, acho super importante (inclusive, eu uso bastante, porque publico as atualizações no blog nas minhas redes), a solução é se conscientizar do uso, sabendo que existe o momento certo para cada tarefa.

5 - Faça uma lista de prioridades
Você sabe priorizar? É muito importante quando se está em um processo de busca por mais atenção e foco no momento presente aprender a priorizar. Priorize e-mails, tarefas, mensagens. Priorize atividades de casa. Aprendendo a priorizar, você conseguirá se dedicar à sua rotina com mais atenção. E não se esqueça de inclusive priorizar a si mesmo, mantenha seu copo cheio.

6 - Saia do piloto automático, use seus sentidos
Os seres humanos possuem 5 sentidos, tato, olfato, visão, audição, paladar. Você tem se conscientizado desses sentidos na sua rotina? Você se conscientiza dos cheiros, texturas, cores, barulhos e gostos que você presencia na sua rotina? Eu parei para pensar nisso um dia desses quando peguei na mão um difusor de óleos essenciais de porcelana. Ao sentir a frieza do material nas minhas mãos, me lembrei das coisas que tocamos, dos cheiros que sentimos, dos barulhos que ouvimos, imagens que vemos e dos gostos que nem sempre paramos para apreciar ou simplesmente perceber. É uma aventura, ficar consciente de coisas simples. Quando você começa a se conscientizar do dia a dia, automaticamente, você começa a perceber sua respiração também, como digo sempre, é muito louco, rsrs. Comece a explorar mais os seus sentidos, eles são um presente de Deus.




7 - Observe sua respiração
Praticando a dica 6, você perceberá a dica 7 tomando forma em sua vida. Mas, você pode fazer uma observação intencional de sua respiração durante o dia. Isso vai te ajudar a ficar mais consciente do mundo que te cerca e do mundo interior que te habita. Você pode fazer pausas intencionais durante o dia, ou simplesmente soltar um suspiro profundo. Sinta o ar que entra e sai dos seus pulmões.

Dica: Relaxamento Cardio Respiratório - Arly Cravo - clique no link abaixo

8 - Coloque a meditação na sua rotina
Eu fiquei um pouco afastada da meditação durante um tempo, e acabei retornando devido à alguns problemas de saúde em que a meditação influencia muito positivamente. A meditação é muito importante e deve ser realizada se possível, diariamente, nem que seja 5 minutos por dia. A prática ajuda no realinhamento fazendo com que nós consigamos ter uma maior percepção de nós mesmos, além de interferir de modo positivo na saúde física também. Se você tem muita dificuldade de colocar atenção na sua rotina, sugiro que comece a meditar, e tente, mesmo que seja difícil, meditar diariamente. Atualmente, eu recomendo a meditação diária, porque na minha experiência a não realização diária trouxe impacto negativo, mas avalie suas condições e prioridades.

Espero que você tenha gostado das dicas, e se gostou compartilha aqui nos comentários, o que você pensa em realizar para colocar mais atenção, ou o que você tem feito de diferente das dicas acima, mas que tem te ajudado...Compartilha aqui com a gente!

Até mais!!!

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.