INICIANTES - 10 QUESTÕES PARA TRABALHAR O AUTOCONHECIMENTO


Por: Angélica Diniz

Quando iniciamos um processo de autoconhecimento é muito comum que surjam algumas dúvidas, tais como:

- Por onde começo?
- Assisto vídeos ou leio livros?
- Procuro por um terapeuta, coach ou tento sozinho?

Neste início, é bom nos lembrarmos do principal motivo que nos levou à busca pelo autoconhecimento, por exemplo, no meu caso, foi o transtorno de ansiedade generalizada, então eu iniciei a partir da terapia, e depois outras ferramentas foram se apresentando naturalmente conforme a minha busca avançava. Eu acredito que o processo de autoconhecimento não termina nunca, pois sempre há algo novo sobre o assunto, algo novo até sobre nós mesmos, podemos descobrir uma nova forma de olhar para as situações e a partir daí várias outras maneiras vão se apresentando.



Mas, se de repente, você se encontra meio perdido neste mundo, e está iniciando o seu processo, para facilitar a sua busca eu vou compartilhar com você, dez questões que podem te dar um caminho inicial, e a partir das respostas, você pode procurar por outras ferramentas que podem trazer uma maior consistência ao seu processo. Por exemplo, vamos supor que ao responder as dez questões você percebeu que na verdade é uma pessoa muito ansiosa, então talvez, os próximos passos podem ser: - ir para uma terapia, ler alguns livros, etc. Ou talvez, ao responder as perguntas você percebeu que quer fazer uma troca de carreira, então pode procurar um coach ou um terapeuta que trabalhe com missão de vida, por exemplo. Essas dez questões são bem básicas, mas podem ajudar quem está iniciando o processo, então se esse for o seu caso, espero que aprecie as sugestões.

1) Quem sou eu?

Para te ajudar a responder essa questão, sugiro que você assista a um vídeo que gravei para o meu canal.



2) Quais são as três palavras que melhor me descrevem?

3) Quais são os valores dos quais não abro mão?

4) O que eu gostava de fazer quando eu era criança? O que mudou e o que continua igual?

5) O que me inspira?

6) Quais hábitos nocivos estão prejudicando a minha vida? Eu quero mudá-los? Se sim, o que posso fazer para mudá-los?

7) Eu me sinto feliz quando...?



8) Qual é o meu maior defeito?

9) Qual é a minha maior qualidade?

10) Como é a vida que quero viver? O que posso fazer hoje (mesmo que pequenas ações) para atingir esse objetivo?

Esse é um roteiro simples e inicial, mas nada impede que você use-o caso já esteja no processo de autoconhecimento por mais tempo e esteja querendo visualizar melhor os seus caminhos.

Se gostou do roteiro, compartilha aqui nos comentários como ele te ajudou, ou como você iniciou a sua caminhada de autoconhecimento e o porquê, eu vou gostar de saber.

Até o próximo post!

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.