10 dicas para você levar sua vida de forma mais leve e equilibrada

abril 29, 2016

Todos os dias acontecem diversas situações em nossa vida. Alguns desses acontecimentos nos deixam mais felizes, outros nos deixam um pouco mais tristes. Mas, felizmente existem formas de levar a vida com mais leveza e equilíbrio, e isso pode nos trazer muitos benefícios. Você não precisa seguir todas as dez dicas de uma vez, escolha uma, ou duas e mantenha o foco, sempre pensando no seu bem-estar e no seu crescimento pessoal.

1 Faça um esporte ou alguma atividade física
Movimentar o corpo aumenta o nível de neurotransmissores, como dopamina, serotonina e noradrenalina que causam uma sensação de relaxamento e bem estar. Você pode escolher uma atividade com a qual você mais se identifique, pode ser natação, caminhada, ir à academia, yoga, pilates. Eu escolhi yoga e não me arrependi. Escolha algo que te faça bem.




2 Pare de se preocupar com a opinião dos outros
Muitas vezes nós deixamos de fazer algo que gostamos, ou desistimos de um projeto, de um sonho, porque estamos sempre nos preocupando com a opinião alheia. As pessoas sempre irão pensar algo sobre você, é bom termos em mente que nós não temos controle sobre os pensamentos das outras pessoas, e tudo o que elas pensam ao nosso respeito, ainda bem né.  Então relaxa e vai ser feliz.

3 Escreva
Você já tentou escrever sobre um sentimento, ou sobre alguma sensação ruim que você viveu ou está vivendo? Você pode fazer uma espécie de diário, ou pegar uma caderneta, caderno e escrever sobre aquele momento. Coloque no papel suas angústias, frustrações, medos, leia, releia, sinta como a cada leitura, a tensão vai diminuindo. Depois, perdoe-se e se for possível perdoe quem te causou este mal estar. Você vai se sentir mais leve.

4 Medite
A meditação é uma ótima atividade para manter sua saúde e bem-estar, ela ajuda na concentração, e te dá a capacidade de olhar para os problemas de uma forma mais ampla, é como se você estivesse analisando tudo aquilo de fora. Se você tem dúvidas sobre meditação, leia artigos, ouça meditações guiadas. No youtube há uma infinidade de canais que oferecem a prática de meditação. 

5 Alimente-se bem
Escolha no seu dia a dia alimentos mais saudáveis, que tenham quantidades significativas de vitaminas, minerais, proteínas. Como mais frutas e vegetais crus. De vez em quando você pode comer algo diferente, quem não enfia o pé na jaca às vezes? Mas não faça dos hábitos alimentares ruins a sua rotina, as besteiras que comemos são na maioria das vezes, calorias vazias, ou seja, não trazem nenhum benefício à saúde. Fique esperto, escolha bem seus alimentos.

6 Leia, aprenda
Escolha um assunto que desperte o seu interesse. Pode ser algo relacionado à sua profissão, um hobby, culinária, meio-ambiente. Eu, por exemplo, gosto de assuntos sobre autoconhecimento, então estou sempre pesquisando sobre yoga, EFT (Emotional Freedom Techniques), florais, entre outros. Escolha algo e mergulhe neste tema, você vai ver quanta coisa legal você pode aprender.

7 Beba água
Muitas vezes nos esquecemos de tomar água, devido à correria do dia a dia, acabamos negligenciando este hábito saudável. Eu não tinha o costume de beber água diariamente e depois de uma recomendação médica, passei a beber cerca de 2 litros por dia, eu senti a diferença no funcionamento do intestino, na pele. A água ajuda a controlar a pressão arterial, melhora o funcionamento intestinal, remove as toxinas do organismo, ajuda no bom funcionamento dos rins, hidrata a pele. O ideal é tomar pequenas quantidades ao longo, tomando água aos poucos o seu organismo aproveita melhor.

8 Tenha cuidado com pessoas muito negativas
Você já percebeu que às vezes após conversar com uma pessoa você se sente desanimado, cansado, enjoado  ou até com dores de cabeça. Pois bem, isso acontece porque algumas pessoas tem tanta negatividade e acabam sugando as suas energias, são os chamados “vampiros energéticos”. Nem sempre essas pessoas fazem isso por mal, algumas vezes, elas não têm consciência de sua negatividade. Essas pessoas podem ser da sua família, um amigo, um colega de trabalho. Não dá para nos afastarmos dessas pessoas não é mesmo? Então você deve identificar este tipo de pessoa e se proteger emocionalmente, não dê tanta atenção à negatividade delas e não entre no jogo.




9 Faça automassagem
Você já ouviu falar sobre reflexologia podal? É uma massagem feita nos pés em pontos específicos que aumentam a sensação de relaxamento, bem-estar e ajuda no tratamento de algumas doenças. Você pode utilizar óleos essenciais e trabalhar aromaterapia junto, ou até utilizar um creme de sua preferência. Ao fazer a massagem nos pés, pense na sua saúde perfeita, imagine-se saudável, eu tenho certeza que você vai se sentir bem.
 
10 Acredite mais em si mesmo
Muitas vezes nós duvidamos da nossa capacidade, achamos que não somos bons o bastante para determinada atividade, para realizar aquele sonho, entre outras coisas. Mas, isso tudo são crenças limitantes, comece a avaliar os seus pensamentos, analise-os e pergunte-se por que eu acho isso de mim mesmo. Comece a assumir o controle de sua vida.



 Bom final de semana!


2 comentários:

  1. Respostas
    1. Oi Luci! Que bom que você gostou. Precisamos marcar nossa reunião para trocarmos ideia, hein. Bj

      Excluir

Tecnologia do Blogger.