Praticar yoga em casa

Muitas pessoas acham que praticar yoga é super difícil, que vão ter que ficar de cabeça para baixo, e muitas acham que para praticar yoga é necessário ter muita flexibilidade corporal. É claro que existem as posturas invertidas, que são mais complicadinhas, eu por exemplo, não consigo fazê-las ainda, e não possuo tanta flexibilidade corporal, mas isso não me impede de praticar. A prática de yoga é super tranquila e é possível para qualquer pessoa, desde que não existam restrições médicas.

É claro que praticar yoga em um espaço com um bom instrutor é muito bom, você conhece pessoas novas, aprende muito com seu professor, há a música, o cheirinho gostoso do incenso, mas nem sempre é possível pagar, até porque as aulas de yoga em um espaço geralmente são mais caras do que as academias por exemplo, e isso é completamente normal, uma vez que o instrutor estuda bastante e se informa sobre as práticas para atender seus alunos da melhor forma.

Eu pratiquei yoga em um espaço aqui na minha cidade por 1 ano e meio, mas ano passado tive que abandonar as aulas porque não dava mais para pagar, eu ainda tinha o gasto com passagem de ônibus. Mas, eu já estava apaixonada pela prática e por toda a filosofia do yoga, então decidi fazer as posturas em casa, e posso te afirmar que é perfeitamente possível, se você tiver disciplina e força de vontade. Mas, por onde começar?

Para praticar yoga você vai precisar de um mat (tapetinho). Eu comprei o meu no Mercado Livre, e chegou super rápido, e não tive nenhum problema, caso você não possa comprar o mat, você pode usar um edredom para realizar as posturas. Defina um tempo de prática, pode ser meia hora ou uma hora por dia, de preferência de 2 a 3 vezes por semana, para que você possa observar melhor os resultados.

No youtube, existem vários canais de yoga, em português, inglês. O importante é você escolher um canal que tenha vídeos de posturas para iniciantes, coloque na busca do youtube, yoga para iniciantes, e você vai ver a diversidade de vídeos disponíveis.

Eu utilizei os vídeos do youtube por um tempo, mas eu estava me perdendo nas práticas, então resolvi investir em livros para me auxiliar. Primeiramente comprei o livro "Yoga para nervosos" do Prof. Hermógenes, e fui seguindo algumas posturas. Depois comprei o livro que estou usando atualmente, e que vou te indicar. Esse livro se chama "Curso essencial de Ioga - Publifolha", custa em torno de R$ 32,00 nas Lojas Americanas, onde eu comprei o meu. 

Este livro é muito bom, ele te auxilia a montar a sua prática de uma forma mais consciente e com mais informações. Ele possui 38 posturas fundamentais do yoga e é dividido em três capítulos. Abaixo do nome de cada postura há informações sobre a mesma, qual músculo está sendo trabalhado, qual órgão será beneficiado. Vale muito a pena, para quem não pode pagar para fazer aulas em um espaço legal.

Lembre-se que um dos princípios do yoga é a não violência, e isso inclui seu corpo, então se durante a prática você sentir dores, desconforto, interrompa a postura, o objetivo é se ajudar, e não se machucar.

Espero que você inicie sua prática e sempre que eu puder darei dicas de posturas, e falarei um pouco mais sobre cada uma delas. 

Boa Prática! Namastê!







Obs: Este post não é patrocinado.




Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.