08 hábitos que te deixam infeliz

junho 21, 2016


Segundo o dicionário, felicidade é o estado de quem é feliz, é ventura, bem-estar, contentamento, bom resultado e bom êxito.

Mas, você é capaz de definir o que é felicidade para você? O que te deixa feliz?



Geralmente, ao tentarmos nos lembrar o que nos deixa feliz, é comum imagens positivas e boas lembranças virem à nossa mente. Cada pessoa tem a sua definição de felicidade, por exemplo, para mim ser feliz é estar com as pessoas que eu amo, eu me sinto feliz quando leio um livro inspirador, quando ouço uma música bacana, ou quando conheço um lugar diferente e especial, entre outras coisas. 

 sunset, sun, silhouette



Segundo pesquisadores da Universidade da Califórnia, a felicidade pode ser dividida em partes na nossa vida, sendo que 50% vem da nossa genética, sim, nós temos o gene da felicidade, eu achei isso o máximo, rsrs, tem até um artigo sobre este assunto que foi publicado no “Journal of Human Genetics”,(clique aqui para ler o artigo), 10% da felicidade tem origem nas circunstâncias da vida e os 40% restantes são determinados pelos nossos hábitos.



Eu comecei a ler um livro da escritora Gretchen Rubin, que se chama “Melhor do que antes”, onde ela fala sobre como os nossos hábitos influenciam a nossa vida, uma frase deste livro que me chamou atenção foi: “Os seus hábitos podem determinar o seu destino.”



Agora, imagine os seus hábitos, bons e ruins, e imagine toda a sua vida, seu destino condicionados a eles, para você isso é bom ou ruim? Como você se enxergou no futuro? Alguns hábitos podem nos deixar menos felizes no dia a dia, eu listei alguns que você pode começar a evitar para se sentir melhor, não custa nada tentar.



Isolamento

Algumas vezes recusamos um convite para sair, para visitar um amigo porque não estamos a fim ou com preguiça, e isso é normal. Não precisamos estar rodeados de pessoas o tempo todo, mas temos que prestar atenção na frequência com que fazemos isso. Se o isolamento for algo frequente em sua vida, é hora de reavaliar este comportamento.

 Depressão, Mulher Deprimida, Solidão, Mulher Solitária



Culpar os outros

Ficar colocando a culpa nas outras pessoas pelo o que acontece na sua vida é correr no sentido oposto ao da felicidade. Geralmente, quando culpamos demais a terceiros estamos querendo esconder a nossa responsabilidade. É hora de aprender a não se vitimizar tanto e começar a olhar os acontecimentos com outra visão, mais madura, se possível. E lembrar que nós somos os verdadeiros responsáveis pela nossa felicidade, ela não está em ninguém mais, além de nós mesmos.



Reclamar o tempo todo

Você reclama da chuva, do sol, do cabelo, da saúde, do chefe. Tem gente que é só reclamação na vida, o tempo todo. Eu já fui uma pessoa muito reclamona, vivia reclamando, e não tomava nenhuma atitude para mudar, até quando encontrei um colega tão reclamão quanto eu, e notei o quanto isso é chato. Quando nós ativamos o modo reclamação, ativamos junto, uma energia ruim, porque quando você foca demais naquilo que não é tão bom, é normal que as coisas pareçam piorar, o pensamento negativo atrai mais negatividade. E é chato ficar ao lado de pessoas que só reclamam. Vamos mudar o disco?

 Homem Irritado, Ponto, Dedo, Índia, Com Raiva





Tentar impressionar as outras pessoas
Ficar tentando impressionar as pessoas não vai fazer você feliz, pelo contrário, irá trazer mais angústia e infelicidade. Imagine a quantidade de dinheiro e energia que você vai gastar tentando fazer alguém gostar de você pelo que você tem, é muita perda de tempo para preencher a vaidade, que é como um saco sem fundo, quanto mais coisas você joga dentro para enchê-lo, mais ele fica vazio. Assim, também será a nossa vida, um vazio, se vivermos condicionados à ilusão de que impressionando as pessoas seja com beleza, bens materiais, sucesso, elas nos amarão. Cuide de você, dê valor para aquilo que faz sentido, sua família, seus amigos verdadeiros, seus animais de estimação, aquilo que traz a felicidade verdadeira, e não a ilusão de felicidade.



Negatividade

Quando cultivamos pensamos negativos sobre qualquer assunto, a tendência é atrair mais coisas ruins. Semelhante atrai semelhante, então pensamentos negativos geram situações ruins, e pensamentos positivos geram situações boas. Mudar a forma como pensamos é um exercício diário, não acontece de uma hora para outra, mas é possível. Eu não sou muito noveleira, mas às vezes, paro para assistir alguma coisa. Na novela da Rede Globo, Êta Mundo Bom , o personagem principal, Candinho tem a seguinte frase: “Tudo o que acontece de ruim é pra meiorá (Tudo o que acontece de ruim é para melhorar).” Ao ouvir esta afirmação, pela primeira vez, achei engraçada, mas é um exercício e tanto contra a negatividade, e sempre que algo na minha vida não acontece conforme eu esperava, eu mentalizo essa frase e faz efeito, rsrs.



“Mude seus pensamentos e estará mudando o seu mundo.” Norman Vincent Peale

 Menina Triste, Menina Chorando, Tristeza, Atriz, Modelo



Comparação através das redes sociais

Este é um tópico no qual eu não pensava tanto, até começar a me sentir incomodada quando via o feed de notícias do facebook. Eu via pessoas viajando para lugares incríveis, pessoas se casando, curtindo a vida, trabalhando em ótimas empresas, e começava a me sentir meio tristonha, por não estar vivendo todas aquelas situações. Aquele sentimento negativo que despertou em mim, me levou à pesquisa, rsrs. Então, eu descobri em algumas matérias que li que o mal uso do facebook pode até levar à depressão pelo excesso de comparação que fazemos entre a nossa vida e a vida do outro. É bom entendermos que todos nós temos dias bons e ruins, situações boas e ruins, e que a comparação é um veneno para a alma e para a autoestima. Você não precisa deixar o facebook, ou qualquer outra rede social, eu mesma uso facebook, instagram e pinterest (minha rede social preferida), e hoje filtro melhor as coisas, você só deve aprender a usá-las a seu favor, e perceber que você é único e tem um valor inestimável, e que muitas vezes por trás daquelas belas poses, dos belos cliques também há incerteza, dúvida, medos, insegurança, solidão, afinal somos humanos. Então, pare de se comparar com outros.



“A gente costuma se comparar com as outras pessoas. Mas na verdade só vemos o que elas têm de bens materiais e o que elas aparentam ser, somente vemos aquilo que querem mostrar. Nunca vai ser justa uma comparação sendo que somente cada ser sabe o que trás no coração e o quanto da alegria que expõe é verdadeira.”  Ana Claudia Lesnik

 Blogar, Computador, Feminino, Menina, Internet, Isolado


Sentir medo

Nós podemos sentir medo em qualquer situação durante a nossa vida. O medo, é uma emoção inata, ele está ligado ao instinto de sobrevivência. O medo tenta nos preservar de algo ruim, algo que tememos. Tudo começa a mudar de figura quando o medo passa a travar a nossa vida, quando abrimos mão de experiências porque sentimos medo. Esse medo vai queimando a felicidade, transformando nossa vida em cinzas, porque não nos sentimos plenos, falta algo a ser alcançado, mas o medo deixa isso tão distante. É preciso se arriscar um pouco mais, e lembrar que o medo é só uma percepção assombrosa do futuro. Analise as situações que te causam medo, elas podem ser modificadas?






Não viver o presente

As coisas acontecem no presente, tudo o que você vive agora, é presente. A depressão está ligada ao passado, e a ansiedade ligada ao futuro, então uma maneira simples de tentarmos nos livrar tanto da ansiedade, como da depressão é vivermos o agora, o momento presente. Eu sofro de ansiedade há um bom tempo, já tomei todo tipo de chá, medicamento fitoterápico, e nada adiantava. Pois o que adiantaria eu tomar litros de chá de camomila, melissa ou valeriana, se a minha mente não voltasse para o presente? Eu só melhorei quando passei a praticar yoga, fazer terapia. Então, fui me conscientizando que é no presente onde eu devo estar. Você já deve ter assistido o filme Kung Fu Panda, tem uma parte em que o Po (Panda fofo) está ansioso e chateado perto de um pessegueiro porque foi escolhido pelo mestre Oogway (a tartaruga) como o Dragão Guerreiro e não sabe se terá capacidade para exercer essa função, pensando muito no que passou, e no que poderá ocorrer com ele, então o mestre Oogway diz: “Você está muito preocupado com o que foi e com o que será. É como diz o ditado, o ontem é história, o amanhã é um mistério, mas o hoje é uma dádiva, é por isso que se chama presente.”




Não é fácil e nem rápido mudar, mas é possível. E se você for mudando cada um dos hábitos listados acima, a sua vida ficará mais leve, e como é gostoso estar na companhia de gente leve, gente pra cima, gente bem-humorada. Cultive essas qualidades em você, porque ao ser aquilo que você deseja para sua vida, você atrai pessoas exatamente iguais a você.
















Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.