Música e ansiedade

junho 19, 2016
Há algum tempo atrás, eu escrevi um post com Dicas de como aliviar a ansiedade, e uma das dicas que eu citei foi “Ouça uma música”. Mas, você já parou para pensar alguma vez nos benefícios que a música pode trazer para sua vida?


A musicoterapia já é utilizada em vários setores da Medicina, tais como, tratamentos psiquiátricos, atenção a pacientes terminais e nas unidades de terapia intensiva. 1
Então, por que não usar os seus benefícios para ajudar a diminuir a ansiedade?

Mulher, Menina, Fones De Ouvido, Música, Escute, Relaxa

Se você assim como eu, sofre com ansiedade a música pode ser uma ótima válvula de escape. Você pode ouvir a música que você goste e que traga bem-estar, ou ainda, aprender a tocar um instrumento musical. Eu arrisquei aprender a tocar violão, e quando eu estava estudando as cifras de uma música, a minha mente ficava completamente focada e não dispersava, eu notava que ao tentar tocar uma canção, ouvir o som do violão, me deixava feliz e mais tranquila. Atualmente, eu estou um tanto enferrujada, mas o meu violão fica a minha espera, contando os dias para eu voltar para ele, rsrs.

Uma das coisas que tenho feito, é criar playlists com as músicas que me trazem bem-estar, músicas que ao ouvi-las é como se eu estivesse sendo transportada para um estado de mais calma, mais paz.

Guitarrista, Guitarra Acústica, Homem, Menino, Paisagem


Existe um livro chamado “Sua playlist pode mudar a sua vida”, escrito pela psiquiatra Galina Mindlin em parceria com o neurocientista cognitivo Don DuRousseau e o especialista em concentração Joseph Cardillo, que exemplica formas de utilizar a música para tratamento de diversos estados de saúde. Eu ainda não li este livro, mas confesso que me interessei ao ler as resenhas positivas, e estou pensando em comprá-lo.


Segue a sinopse do livro:

“Todos nós já passamos por momentos difíceis na vida. O que muitos não sabem, no entanto, é que a música pode ser tão poderosa quanto remédios muitas vezes nocivos para conseguir superar os problemas. Sua playlist pode mudar sua vida ensina aos leitores como personalizar suas playlists para uma receita de bem-estar que não provoca efeitos colaterais. Tudo que se deve fazer é escolher as canções favoritas que se adequam a cada tipo de meta desejada, aliviar a ansiedade, ficar mais atento, afiar a memória, organizar o cérebro e muito mais. Reunindo o amplo conhecimento dos autores nas áreas de neuropsiquiatria, neurofisiologia, neurociência cognitiva, psicologia e medicina clínica, este livro é o resultado de um método cientificamente comprovado e exposto de maneira simples, interessante e didática para todos aqueles que desejam melhorar suas vidas através do poder da música não importa qual seja o seu estilo.”


Então, quando você estiver se sentindo ansioso, ouça músicas que fazem com que você se sinta relaxado, que te tragam boas lembranças, que te deixem mais calmo, concentre-se nas batidas, ouça atentamente cada som, se for possível feche os olhos e acalme o coração, é preciso força de vontade para vencer a ansiedade, e isso eu sei que você tem de sobra.


Existe um CD chamado “Windows: Windham Hill 25 Years of Piano”, eu o comprei em uma loja de instrumentos musicais, ele é muito bom para ouvir durante a meditação, para relaxar, e até para fazer yoga. Se você puder comprar, eu recomendo.

 


Minha playlist atualmente é esta abaixo, eu ouço indo para casa, durante o trabalho, ou quando me sinto ansiosa, eu sempre adiciono ou tiro músicas de acordo com o momento que eu estou passando. Espero que você goste, e se não gostar faça uma com as suas canções preferidas, e aproveite os benefícios da música.


1. Ten hours – Warren Barfield (esta música tem sido a minha preferida ultimamente)



2. Hello – Adele



3.A new day has come – Celine Dion



4. I won’t give up – Jason Mraz



5.Miedo – Julieta Venegas & Lenine



6.Somewhere over the rainbow - Israel Kamakawiwo'ole




7.Ilusión – Marisa Monte & Julieta Venegas



8.Change the world – Eric Clapton



9.Love is blind – David Coverdale



10.Salvation – Gabrielle Aplin



11. Fast car – Tracy Chapman



12.Between the raindrops – Lifehouse



13. I see fire – Ed Sheeran



14.Thinking out loud (versão acústica) – Ed Sheeran



15. Love is not a fight – Warren Barfield





Referências

1.Nociti José Roberto. Música e anestesia. Rev. Bras.Anestesiol.  [Internet]. 2010;60(5):455-456.Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-70942010000500001&lng=en.


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.