Quando eu...

janeiro 25, 2017
“Dedica-se a esperar o futuro apenas quem não sabe viver o presente.” Sêneca

Você é do tipo de pessoa que repete sempre essas afirmações:

- Quando eu me casar, eu serei feliz.
- Quando eu trocar de emprego, eu serei feliz.
- Quando eu me aposentar, eu serei feliz.
- Quando eu tiver filhos, eu serei feliz.

Eu já fiz este tipo de afirmações inúmeras vezes na minha vida, só que antes eu não percebia o significado real de cada uma delas. Afirmar sempre “quando eu...” te dá a impressão de que a sua felicidade e seus objetivos encontram-se muito distantes de você, todos eles estão morando num futuro muito distante.

Observe com atenção em como você está vivendo o seu momento presente. O que te traz gratidão e felicidade hoje? É necessário que tenhamos objetivos e metas, porém, eles não podem ser os responsáveis por nossa felicidade em um futuro distante. Você precisa se conectar com as coisas boas que você tem no presente, e semear a felicidade na sua vida agora.


Será que você só será feliz quando trocar de emprego? Você pode ser feliz estando onde você está hoje. Fazendo as suas atividades da melhor forma possível e colocando nelas energia positiva, assim, a vida vai devolvendo para você os seus investimentos. O que acaba nos incomodando, é que nem sempre as coisas são rápidas, muitas vezes é necessário percorrer um caminho até se chegar onde deseja. É preciso aceitar a fase em que se está, mas não é aquela aceitação de desistência. É aceitar e confiar que o melhor virá, e não deixar de trabalhar em busca deste melhor.

Pode parecer bobagem, mas quando vivemos projetando nossa vida no futuro, nós acabamos nos tornando pessoas ansiosas, e acabamos também vivendo pautados nas expectativas do que aquele sonho irá trazer. O pior é quando afirmamos, só como exemplo:

- Quando eu estiver ganhando mais, vou ser feliz.

E continuamos na procrastinação, não fazemos nada para aumentar a renda, não tomamos a decisão de mudar de profissão ou área, e ficamos infelizes porque achamos que isso nunca irá se realizar. Por isso, é necessário reavaliar a nossa postura diante de nossos sonhos e objetivos. É preciso observar se estamos colocando nossas expectativas de felicidade em um futuro distante, e às vezes, inalcançável. E depois acabamos por ficar nos lamentando, achando que só seremos felizes quando...


Viva mais no presente. Não se esqueça de estabelecer seus sonhos e seus objetivos, mas não ache que só será feliz quando estes objetivos e sonhos forem alcançados. Tente ser feliz agora, e vá lutando pelo que você deseja, vivendo o hoje e agradecendo as conquistas do agora.

“Só existem dois dias no ano que nada pode ser feito. Um se chama ontem e o outro se chama amanhã, portanto hoje é o dia certo para amar, acreditar, fazer e principalmente viver.” Dalai Lama

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.