Insônia – Quais são seus hábitos antes de dormir?

julho 25, 2017
Sempre que alguém comenta comigo que não está conseguindo dormir direito, eu sempre pergunto o que esta pessoa tem feito algumas horas antes de dormir ou até minutos antes. Obviamente, existem diversos fatores que podem interferir na qualidade do sono, mas hoje nos vamos discutir um pouco sobre as atividades que realizamos antes de ir dormir.

Sempre que eu percebo que não estou dormindo bem, o que é raro, graças a Deus, eu dou uma avaliada na minha rotina, se há alguma preocupação ou ansiedade, em como está minha alimentação e também avalio alguns hábitos que tenho tido antes do sono. Alguns hábitos podem interferir na qualidade do sono, será que você tem algum deles? Vamos descobrir?

Dormir com fome ou com o estômago muito cheio
Algumas coisas são capazes de interferir diretamente na qualidade do meu sono, uma delas é a fome, eu não consigo dormir se eu estiver com fome ou se eu acordar à noite com fome também é um perrengue. Apesar dos médicos recomendarem a alimentação pelo menos duas horas antes de dormir, eu não consigo fazer isso, para mim não funciona. Então, eu decidi me alimentar meia hora antes de dormir, mas não pense você que eu como um pernil ou uma feijoada, lamento te decepcionar, mas é a vida, eu tomo meia xícara de chá de camomila ou erva-doce e umas torradinhas de cereais, que se chamam “Magic Toast” e vendem nos supermercados, parece uma palha, mas é gostosinho e ótimo para saciar a fome. Comer demais ou de menos pode interferir negativamente na qualidade do seu sono. Se você  vai dormir de estômago vazio ou muito cheio, esse hábito pode estar interferindo no seu sono, avalie fazer algumas mudanças e perceba como seu organismo reage. Existem muitas regrinhas por ai, mas nem sempre elas se aplicam pra gente, sinta o que te faz bem.



Redes sociais e internet
Eu percebi que os dias em que eu mais dormia mal eram os dias em que eu deitava com o celular conectado à internet e passava horas olhando o feed do Facebook e Instagram. Aquela luz no rosto também estava piorando o meu melasma na pele, então eu decidi não olhar as redes sociais quando estou prestes a dormir, além de eu ficar derrubando o celular na cara toda hora, eu percebi que meu sono estava sendo prejudicado. Então, agora eu me desconecto, e não vejo mais redes sociais e nem respondo mensagens. Fico literalmente off-line. Acho que vale a pena repensar esse hábito se você sentir que ele pode estar te prejudicando.

Televisão ligada no quarto
No meu quarto, eu não tenho televisão porque eu não gosto de dormir com TV ligada, a claridade e o barulho atrapalham o sono, e também o que assistimos antes de dormir pode estar causando insônia. É importante, rever este hábito de dormir com a televisão ligada, avalie os tipos de programa que você assiste, qual é a mensagem que eles passam? Tente se programar para dormir sem a influência da TV, o seu sono agradece.

Novos hábitos  \o/
Atualmente, eu tenho alguns hábitos diferentes antes de dormir, e eu senti que meu sono ficou melhor e quase não acordo durante a madrugada. Vou dormir cedo entre 21:00 hs até no máximo 22:00 hs, além de comer algo leve meia hora antes, o que diminui a minha falta de sono de madrugada, eu costumo fazer uma meditação que varia de 10 a 20 minutos, logo depois eu faço uma oração e também algumas afirmações positivas que aprendi no livro da Louise Hay – O poder das afirmações positivas. Depois que implementei esta rotina, me sinto muito mais disposta ao acordar, o sono termina alguns minutos antes do despertador tocar pois eu coloco ele para despertar às 06:00hs da manhã, mas tenho acordado às 05:50hs ou 05:55hs. A qualidade do meu sono melhorou consideravelmente e nem preciso de despertador (mas deixo ele programado, vai que... rs). 



Dica extra
Teve uma época, que eu estava bem ruinzinha pra dormir, então eu fiz uma prática de "Como dormir bem - Técnica de 4 minutos" e ajudou viu. Essa técnica eu aprendi assistindo o vídeo da Amanda Dreher, que eu vou colocar aqui embaixo, depois vai lá no canal dela no youtube para você conhecer mais sobre o trabalho dela, vale a pena!




Espero que as dicas possam te ajudar a dormir melhor. Um beijo e bons sonhos!

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.