Como lidar com as interferências

abril 18, 2018
Ontem à noite, eu estava fazendo minha prática de meditação com música, e resolvi ouvir a música do vídeo que está no final do post, que é uma das minhas preferidas para meditação. Sentei em sukasana, posicionei os dedos em jnani-mudra, me concentrei na respiração e comecei a ouvir a música. Acho que não deve nem ter chegado aos 10 minutos, e de repente a música parou, e começou uma propaganda de um app de transporte, sim, no meio do vídeo de músicas utilizadas para meditação, yoga e relaxamento. Pô, youtube, que vacilo!


Na hora, que ouvi o barulho da propaganda alto nos meus ouvidos (eu estava de fone), achei um tanto estranho, e me questionei: “Que porcaria é essa? O que está acontecendo?”. Mas, não abri os olhos, não me mexi, e nem tentei pegar o celular para ver de qual empresa se tratava, a música familiar me fez lembrar da 99 táxis, rs, porque já vi a propaganda em outros vídeos. Eu continuei como estava, obviamente me desconcentrei, sai do foco da meditação que era a respiração e me concentrei na música da propaganda. O mais engraçado, é que logo após o impacto inicial, eu pensei comigo mesma: “É só uma propaganda no meio do vídeo. É chata? É. Interferiu na minha meditação? Sim, interferiu. Mas, vai acabar, vai passar.” E assim foi, a propaganda acabou e a música retornou, e eu voltei a meditar até a próxima propaganda de um carro SUV, que nem sei qual era a marca, sim, duas propagandas e duas interferências.

Depois, que terminei a meditação, comecei a refletir sobre o acontecimento, e pensei em como lidamos com as interferências negativas na vida. Você se deixa envolver com as interferências? Fica nervoso? Consumido pela negatividade da interferência? Ou você somente observa a interferência, analisa as melhores formas de lidar com ela, sabendo que mais cedo ou mais tarde, ela irá passar?


É importante, que saibamos que na vida sempre irá ocorrer alguma interferência. Seja no trabalho, no relacionamento afetivo, na vida familiar, nas amizades. Sempre ocorrerão interferências que irão tirar o nosso foco. Vão nos fazer olhar para elas, e lidar com elas. Mas, o mais importante é não entrar na frequência da interferência, fique consciente dela, observe-a, mas não entrando na sua vibração.

Alguém está te provocando, alguém se comporta como a propaganda da 99 táxis na sua vida, está tirando sua concentração, sua calma, sua paz. Observe e não entre na frequência do ruído, da provocação, deixe a interferência chegar e deixe ela partir. Assim, é na meditação, assim é na vida.

Mas, é preciso treino. E isso você consegue meditando. Observar suas reações, as reações dos outros. Deixar chegar, deixar partir. Quando sentir que interferências negativas estão tentando tirar sua paz, seu foco. Olhe para elas, entenda cada uma delas, mas não entre na frequência negativa delas. Deixe-as ir.

Dica esperta:

1-Se você usa vídeos do youtube para meditar, e acha que não irá lidar bem com as propagandas no meio. Alguns sites convertem os vídeos para mp4. Eu já usei o Keepvid.com  para salvar aulas de yoga no meu celular, e estou pensando seriamente em usar para os vídeos com músicas para meditação. Quando usei para aulas de yoga, deu super certo.

2-Compre CDs com músicas de meditação e relaxamento. Ou faça download de músicas para o celular, assim você não corre o risco de ser interferido por uma propaganda inconveniente.

Um abraço e sorte com as interferências que aparecem na vida!

Esse foi o vídeo. 
A música é ótima.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.