05 dicas para tornar a sua vida mais leve // Que funcionaram para mim

abril 08, 2019
Acho que a grande maioria das pessoas almeja levar uma vida mais leve, uma vida onde há equilíbrio e onde possamos ser a nossa melhor versão, porém algumas atitudes que tomamos podem transformar toda essa leveza que buscamos em um fardo, um peso difícil de carregar. Então, muita coisa se torna pesarosa, difícil, árdua e sofrida. E aí, qualquer comentário que ouvimos, qualquer coisa que vemos, qualquer nuvem mais escura no céu é capaz de acabar com o nosso humor, nos fazendo entrar em estado de murmúrios e lamentações.

Bom, tem um jeitinho bem simples de tornar a sua vida mais leve, na verdade tudo começa na sua mente. A forma como você pensa será determinante para tornar a sua vida leve ou um fardo. Se a sua escolha, assim como a minha, é viver de uma forma mais leve e tranquila, eu sugiro que você continue lendo este post, e acompanhe as dicas que ajudam neste processo.

1 - Reconheça seu valor/tenha amor próprio
Quando nós sabemos o nosso valor e quando nutrimos um sentimento especial pela gente fica muito mais difícil sermos abalados por um comentário maldoso, por uma surpresa negativa e inesperada. Você precisa reconhecer a pessoa maravilhosa que você é, e se alguém não percebeu isso, é porque naquele momento essa pessoa não está na mesma frequência que você, e tudo bem. É você que precisa acreditar em si mesmo. Acreditar na sua capacidade de amar e de ser amado (mesmo que as circunstâncias pareçam dizer o contrário - confie na consistência - no que você faz por você para ser melhor no dia a dia), acreditar na sua capacidade de fazer um bom trabalho, acreditar na sua capacidade de ser um empreendedor/empreendedora. Quando você conhece o seu valor e se ama, você faz escolhas mais conscientes e entende que merece o melhor. Dessa forma, quando algo dá errado, você repete: "Talvez isso não seja o melhor para mim. E o melhor está por vir" (clique aqui para assistir um vídeo sobre esse assunto). Confie e acredite nisso, eu sei que parece difícil, e às vezes, dá vontade de desistir, quando isso acontecer, acolha o sentimento negativo, espere passar e continue a nadar, como diz a Dory*, rsrs.



2 - Encare as dificuldades como desafios
Encarar dificuldades como desafios nos ajuda a resolver problemas e encontrar soluções com mais clareza. Quando você ouve essa frase:

"Nós temos um problema."
Como você reage? Não parece que é mais difícil?

Agora quando você escuta:
"Nós temos um desafio."
Parece algo meio complicado, porém, torna-se passível de solução. Tudo vai depender da maneira como você reage aos fatos, entendeu? Então comece mudando o vocabulário, depois tente adaptar seu comportamento, trabalhe sua flexibilidade mental e sua capacidade de resiliência.

3 - Aprenda coisas novas
Você já pensou em tornar a sua vida mais interessante? Sim? Ah tá, mas não sabe como fazer isso?
Eu tenho a resposta e ela é bem simples: "Aprenda coisas novas." Quando nós nos dispomos a aprender coisas novas, um novo mundo se abre para a gente. Fazemos novos amigos, passamos a enxergar o mundo de uma outra forma, até mais positiva. Se você tiver a oportunidade, se disponha a começar um novo curso, aprender um idioma, aprender a fotografar, fazer um curso de escrita criativa, sei lá, faça algo que tenha a ver com você, e sinta-se mais leve e feliz com a nova perspectiva.

4 - Mude sua forma de pensar
Durante muito tempo, eu fui refém dos meus pensamentos negativos, atualmente, eles ainda passam na minha mente e dependendo do estado atual, eles podem sim me desestabilizar por alguns instantes, mas hoje eu consigo rotulá-los e assim ficou muito mais fácil lidar com eles.
Todas as vezes que você se sentir mal devido a um pensamento, tente rotular esse pensamento, raiva, tristeza, inveja, inadequação. Quando você identifica o que sente, fica bem mais fácil pensar de uma outra forma. Vá tentando, porque isso é um treino mesmo, e uma autoestima melhor não é construída de uma hora para a outra, lembre-se disso.


Sugestão de livro



5 - Só dê ouvidos a quem te ama
Você já saiu por aí, ouvindo opiniões e sugestões de pessoas que te conhecem muito pouco, e pior, já se frustrou seguindo os conselhos dessas pessoas?
Pois é, nem sempre será muito adequado ouvir sugestões e opiniões de pessoas que pouco nos conhecem, sabe por quê?
Porque essas pessoas têm uma visão muito rasa da gente, e podem nos aconselhar mais baseados na projeção do que na empatia, então para uma vida mais leve, eu sugiro que você siga o conselho do Padre Fábio de Melo, que eu acho sensacional, e só dê ouvidos a quem te ama (clique aqui para ler o texto do Padre Fábio de Melo).


Que a sua vida seja sempre leve!



"No fim tu hás de ver que as coisas mais leves são as únicas

que o vento não conseguiu levar:
um estribilho antigo
um carinho no momento preciso
o folhear de um livro de poemas
o cheiro que tinha um dia o próprio vento..."   Mário Quintana




*Dory: peixinha azul do filme "Procurando Nemo"

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.