MEDO DO JULGAMENTO ALHEIO

agosto 04, 2020
Por Angélica Diniz

Você já sentiu um medo de se expor? Seja em uma reunião no trabalho, entre amigos, ou medo de expor suas ideias publicamente? Nas redes sociais, em vídeos, em um blog?

Isso já aconteceu comigo, e às vezes ainda acontece. Em alguns momentos, quando vou publicar algo novo aqui no blog ou um vídeo no youtube, na minha cabeça, passa um pensamento questionador, que faz eu me perguntar coisas como: "Será que vão gostar? E se acharem que eu não tenho competência para falar desse assunto? E se disserem que nada a ver? E se me ofenderem?"

Sim, esses pensamentos, às vezes chegam até mim. O importante ao sentirmos medo do julgamento alheio é nos conhecermos cada vez mais, trabalhar o autoconhecimento, e entender que sim, algumas pessoas não vão gostar, e está tudo bem. Afinal, todo mundo tem o direito de não gostar de algo que fazemos ou falamos.




Talvez, a maior dificuldade esteja em lidar com a nossa reação quando isso acontece. Se alguém te julga negativamente, você avalia a crítica e muda se observar que mudanças são necessárias, ou continua tranquilamente sua caminhada porque percebeu que a crítica não tem fundamento? Estas, seriam reações saudáveis, mas algumas pessoas ao serem julgadas deixam de colocar sua voz no mundo, se escondem, desistem quando as coisas vão mal, é isso que se deve trabalhar. Porque infelizmente, sempre seremos julgados por alguém, alguém sempre vai se sentir no direito de opinar sobre você, o que vai fazer diferença é COMO você reage à esse julgamento e às expectativas que você tem em relação às pessoas e projetos.

Quando você tem medo do julgamento alheio você:

Não mostra quem você realmente é
Quando você vive com medo do que os outros vão pensar sobre você, você não mostra quem você realmente é, e acaba escondendo sua essência do mundo, se limitando dentro das opiniões alheias. Isso fica muito evidente energeticamente. Quando temos medo de assumir quem somos, as pessoas percebem isso no nível energético, que em geral, é sútil, e isso pode acabar não dando bons resultados nos relacionamentos e projetos de vida.

Limita seus talentos
Eu fico imaginando quantos talentos podem estar escondidos debaixo da sua casca? O medo do julgamento faz com que a gente não expresse os nossos talentos, e aí, o mundo e você perdem com isso. Imagina quantas ideias legais você deixou de dar no trabalho por medo, ou quantas pessoas não viram aquele seu trabalho lindo de artesanato, que por medo e insegurança ficou guardado na gaveta, entre tantos outros talentos que podem ter ficado escondidos na camada densa de medo. Pois é, talvez o mundo precise de você. E para contribuir, o medo de ser julgado deve ser trabalhado.




Se sente triste
Você já viu uma flor tentando ser uma abelha? Não né! Por quê? Porque a flor não se compara e ela apenas é o que é, uma flor. Pode ser que sua cor não seja tão linda e que suas pétalas não tenham muito detalhes, mas assim é a flor, como é, sem medo dos olhos que podem julgar sua falta de cor e pétalas não definidas. Dessa forma, ela é feliz. E você, está feliz? Tentando ser o que não é? Tentando se encaixar em um espaço que não te cabe? Quando a gente se esconde, vamos ficando cada vez mais tristes, nossos olhos deixam de ter brilho, de ter viço, e inevitavelmente a sensação de tristeza toma conta.

O que fazer, então?

Olhe para si mesmo
Se conheça, se assuma, se goste, se banque. Nem sempre é fácil, talvez você precise de uma desconstrução de ideias, mas garanto que vale a pena. Gosta de chocolate? Assuma. Gosta de quadrinhos? Assuma? Gosta de brincar de boneca? Assuma. Gosta do quê? De ser feliz, então assuma a responsabilidade de mudar e comece a caminhar em busca do que deseja.

"A jornada de mil quilômetros começa com o primeiro passo." Lao-Tsé

Avalie sua autocrítica
Algumas vezes, pode ser que você tenha muito medo do julgamento do outro porque lá no fundo você se julga e se critica em excesso? Se você é tão rígido consigo mesmo, é comum achar que os outros também serão. Avalie como você costuma se julgar, para ajudar você pode ler este texto aqui - clique aqui - Quando o nosso crítico interno está ativo, podemos perder muitas oportunidades interessantes por um medo que começa primeiro na nossa mente. Pense nisso!

Observe se existe medo da rejeição
O medo da rejeição é algo muito comum, e na maioria dos clientes que já atendi, percebi que ele se inicia na infância. Quando temos medo da rejeição nós nos moldamos ao outro, não estabelecemos limites e não sabemos dizer não, então vem automaticamente o medo do julgamento, do olhar do outro, então começa a fase de anulação que é muito triste e acaba por não nos deixar evoluir como pessoas.

Se você tem medo de ser julgado, tenho uma mensagem para você:

"Cuidado com o que espera dos outros. Ás vezes as pessoas simplesmente não podem dar aquilo que esperamos. O mesmo acontece em relação a circunstâncias e projetos." Elisa Stecca

Foque mais em você, e menos no olhar do outro.

Para saber mais sobre terapia floral, clique aqui.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.