SAÚDE E BEM ESTAR - 07 DIAS: UMA MUDANÇA POR DIA

janeiro 03, 2021

Por Angélica Diniz


Você tem muita dificuldade em estabelecer mudanças na sua rotina de saúde e bem-estar?


Eu também tinha muita dificuldade, muito disso devido às desculpas que eu sempre dava para mim mesma, e desde de novembro do ano passado, eu resolvi estabelecer algumas mudanças mais significativas, acrescentando na minha rotina, algumas atividades que me fazem bem. Ano passado, eu resolvi comprar um curso sobre Rotinas Diárias de acordo com a Ayurveda, e comecei a estabelecer algumas mudanças logo cedo, umas delas foi raspar a língua em jejum, todos os dias, pois segundo o Ayurveda, a saburra branca que fica sobre a língua são as toxinas que nosso corpo elimina durante a noite. Então todo dia, eu faço esse processo de raspar a língua, outra coisa que incorporei foi tomar um chá de ervas antes de me alimentar, em geral, eu tomo de lavanda, camomila ou capim cidreira, e na hora de me maquiar, eu ouço uma música relaxante. Como a minha rotina matinal, é mais corrida, eu resolvi estabelecer 3 hábitos simples que faço em mais ou menos 30 minutos.






Fazer isso, fez uma diferença enorme na minha produtividade e bem-estar, e eu tive que ir incorporando aos poucos, até o momento em que não consigo me ver sem fazer esses passos. Caso, você tenha uma dificuldade muito grande para mudar hábitos, eu vou compartilhar com você, uma técnica que aprendi recentemente. Trata-se de fazer uma mudança por dia, durante 07 dias. Então, você não precisará de muito tempo, somente alguns minutos do seu dia, já que todos os dias, você fará uma coisa diferente. As atividades que vou sugerir abaixo tem como foco a saúde e bem -estar, mas você pode fazer um planejamento diferente, dependendo da área que você quer trabalhar, por exemplo, talvez a mudança que você procura seja aprender um idioma, então durante 07 dias, você pode estudar uma coisa diferente por dia, por exemplo, segunda-feira, ouvir uma música, terça-feira, traduzir essa música, quarta-feira, assistir um vídeo sem legenda, e por aí vai, fique à vontade para fazer adaptações.


Dia 1 - Faça uma refeição saudável


Se você tem dificuldade em se alimentar de forma saudável, escolha uma refeição do dia. Por exemplo, pode ser o café da manhã ou o lanche. Coloque nessa refeição escolhida, mais frutas e verduras, retire o café e o pão. Mude pelo menos uma refeição do dia. Pequenas mudanças geram grandes resultados, acredite!


Dia 2 - Olhe para o céu/tome mais sol


Você já parou para olhar para o céu, contemplar o dia ou a noite?

Tire um dia da semana, para simplesmente contemplar por alguns minutos a dança das nuvens, o brilho do sol. A conexão aumenta a motivação!


Dia 3 - Levante assim que o despertador tocar


O despertador tocou, levante-se! Quando você ignora o momento de levantar, você pode prejudicar a sua produtividade e disposição para o dia. 





Dia 4 - Expanda sua mente


Pratique meditação, leia um livro novo, ouça um podcast sobre autoconhecimento ou produtividade, assista um documentário. Na Netflix, tem um documentário sobre meditação do App Headspace, é um material muito bacana, que vai te ajudar a entender a meditação.


Dia 5 - Organize suas finanças


Dê uma olhada nas suas contas, corte gastos supérfluos, defina um valor para poupar mensalmente. Assista canais sobre finanças, como o Me Poupe, por exemplo. A saúde financeira é muito importante para ser negligenciada.


Dia 6 - Movimente-se


Faça uma aula de dança online, no youtube, tem uma série de vídeos que oferecem conteúdo gratuito e de qualidade. Pratique yoga, faça um treino aeróbico. Tire um dia para movimentar o seu corpo.





Dia 7 - Cuide-se


Invista em você. Faça uma automassagem, um escalda-pés, um banho de sal grosso. Tire alguns minutos para olhar para o seu corpo, sinta onde está a tensão acumulada, nas pernas, nos ombros, na cabeça, respire, solte. Observe calmamente a si mesmo, e cuide-se com carinho.


Espero que você tenha gostado das sugestões de hoje. Até o próximo post!



Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.