A importância da gratidão

setembro 26, 2016


“Gratidão: Celebrar cada momento. Celebrar o que se conquistou. E o que não se conquistou. Celebrar o que se tem. E o que se quer. Celebrar quem somos. Celebrar a vida. Celebrar. É uma bela forma de se agradecer.” Autor desconhecido.



Quando foi a última vez que você se sentiu grato? Você consegue se lembrar?

A gratidão é um sentimento que nos torna mais humanos e mais felizes, você começa a olhar para todas as coisas boas que você tem e passa a enxergar como foi agraciado. Mas, a gratidão pode vir também de algo que não deu certo na sua vida, porque se isso aconteceu, e você continua firme e forte, é porque você aprendeu e cresceu, então por que não ser grato também pelos tropeços da caminhada?



Segundo algumas pesquisas, pessoas que são gratas tem melhor saúde emocional, focam mais suas energias naquilo que elas possuem, e não ficam somente focando no que elas não têm. Praticando a gratidão diariamente passamos a assumir uma postura mais positiva diante da vida e das pessoas, e dessa forma conseguimos manter relacionamentos mais saudáveis com as pessoas e conosco.



Mas como eu posso exercitar a gratidão no dia a dia?



Eu comecei a fazer um exercício há pouco tempo, que nem lembro mais onde foi que aprendi, mas é super simples, e te ajudará a manter a conexão com o hábito de agradecer. Antes de dormir, eu sempre escrevo ou mentalizo três coisas da minha vida ou do meu dia pelas quais eu sou grata, pode ser uma coisa boba, como ouvir o barulho da chuva, ou ser grata pela minha família, saúde, entre tantas outras coisas.

Você também pode começar assim, agradecendo por coisas pequenas do dia a dia, uma conversa legal com um amigo, o ônibus que passou no horário, agradecer por aquele bolo que você comeu na sobremesa, por brincar com seu animal de estimação ou agradecer por ter conseguido comprar uma casa, uma bicicleta, sei lá. Existem tantas coisas pelas quais nós podemos agradecer que se formos enumerar perderemos de vista.



Ah, mas e as coisas ruins. Sem problemas. Analise-as, provavelmente você aprendeu alguma coisa com elas, sempre, em qualquer coisa, há um aprendizado. Agradeça pela experiência que essa “coisa ruim” te trouxe, olha só, hoje você cresceu e está mais forte. Portanto, quando você se sentir infeliz, negativo, olhando mais para o que você não tem, pratique a gratidão. Você vai sentir como o seu estado de espírito mudará rapidamente, seja grato, sorria, elogie, e vá abrindo caminho para o novo na sua vida.



“Gratidão não é apenas a mais rica das virtudes, mas sim a mãe de todas as outras.” Filósofo grego Cícero

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.