Dicas para retomar o equilíbrio das emoções

Em algumas fases de nossas vidas nós nos sentimos meio perdidos e desconectados do todo. Nestas fases, muitas vezes, algumas coisas parecem não fazer mais sentido, é como se nossos medos, anseios e sentimentos nos sufocassem, fazendo com que busquemos uma forma de liberá-los para que possamos novamente voltar a respirar.
Quando você estiver se sentindo mal ou apreensivo(a) devido a alguma situação de conflito, ou pelo olhar torto de alguém, por aquele tom de voz ríspido que possa ter te magoado, sempre respire e se pergunte:

O que eu preciso aprender com isso?
O que ainda preciso curar em mim?

Nem sempre reagimos bem aos acontecimentos, e isso não é tão ruim assim, talvez essa seja uma oportunidade para buscar respostas e crescer mais um pouco. Quando você se sentir sufocado(a) por uma situação ou sentimento, você pode tentar amenizar essas emoções das seguintes formas:

Escreva sobre o assunto/sentimento
Escreva em um caderno sobre o que você está sentindo, sobre seus medos e anseios. Escreva como se estivesse contando para alguém sobre o assunto. Escrever pode te ajudar a esclarecer melhor os seus sentimentos. De acordo com o psicólogo James Pennebaker, autor do livro “Abra seu coração – O poder de cura através da expressão das emoções”, escrever ajuda a dissolver a raiva e fortalece o sistema imunológico, além de auxiliar na redução da ansiedade e depressão (clique aqui e leia uma matéria sobre o assunto).
Eu tenho esse hábito, e sempre que percebo que estou me inclinando a encarar uma situação com negativismo e pessimismo, eu escrevo o que estou sentindo e percebo que isso me ajuda a clarear as ideias.



Tire um tempo para você
É normal quando estamos nos sentindo tristes e ansiosos querermos desabafar com alguém, isso é muito bom e válido. Mas, se puder tire alguns minutinhos para ficar a sós com você mesmo(a).
Concentre-se em sua respiração e aceite esse momento, não crie resistência, apenas diga “É como é", e entenda que tudo isso irá passar, de uma forma ou de outra, todos os nós se desatam. Aceitar não é se resignar, aceitar é ressignificar e encontrar melhores formas de se viver.

Pratique Ho’oponopono
A prática do Ho’oponopono tem me ajudado a superar os momentos em que eu me sinto perdida de mim mesma. Eu pratico durante o dia e a noite antes de dormir, só dizendo: “Sinto muito, me perdoe, te amo, sou grata”. E sempre me lembro da frase do professor Hermógenes: “Entrego, confio, aceito e agradeço.”


Ouça músicas que elevam sua vibração
A música adequada pode ser um remédio para as dores da alma. Ouça músicas que acalmam e relaxam ou ouça mantras. Os mantras têm a capacidade de reprogramar nossa mente e alterar o nosso estado de espírito. Abra seus ouvidos para a intuição, a música pode te ajudar.


Faça terapia
Se você acha que as coisas estão muito ruins e os sentimentos estão te lançando no fundo do mar e você já não consegue respirar, talvez procurar ajuda profissional seja uma boa ideia. Converse com um psicólogo ou terapeuta floral, ou os dois, toda ajuda é bem vinda. A minha experiência com a psicologia aliada à terapia floral foi muito positiva, por isso, sempre indico, mas você tem a liberdade de escolher o que mais lhe agrada.

Ocupe sua cabeça
Tente não se manter absorto(a) nos sentimentos negativos. Tente ocupar sua cabeça com o trabalho, estudos, ou ainda, com qualquer outra atividade que você goste. Pense um pouco, quais atividades que você faz e nem percebe o tempo passar? Maquiagem, artesanato, cozinhar, aprender um idioma? Avalie e ocupe sua cabeça com coisas que lhe dão prazer.



Dica extra – Floral de emergência
Se você está se sentindo muito sufocado(a) por uma situação ou sentimento, o floral Rescue Remedy pode te ajudar em um primeiro momento. Você pode pedir para manipular em uma farmácia de sua confiança. O Rescue Remedy é uma fórmula floral que foi criada pelo Dr. Bach para que possamos enfrentar as situações de emergência e de crise com mais serenidade. Se você achar que precisa tomar esse floral, faça isso, ele pode te ajudar muito. Só lembrando que ele é mais indicado para questões emergenciais e imediatas, se você tiver outras questões mais relevantes para serem tratadas não hesite em procurar um terapeuta floral qualificado. Eu indico os terapeutas do Instituto Avalon, pois eu estudo lá e conheço a seriedade do trabalho. Se você tiver alguma dúvida pode entrar em contato comigo.

Essas dicas que eu te passei são as que utilizo no meu dia a dia, afinal a nossa vida é uma constante mudança, o que foi ontem, já não é hoje, o que é hoje, talvez não seja amanhã, por isso, é importante aprendermos a utilizar ferramentas que podem nos ajudar a resgatar nossa saúde emocional.


Espero que você tenha gostado das dicas. Um grande abraço!

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.