Insônia - dicas para melhorar o sono

Uma boa noite de sono aumenta a nossa disposição, ajuda a manter o foco e concentração nas atividades diárias, melhora o sistema imunológico e até ajuda a reduzir processos inflamatórios do organismo. Eu me sinto muito mais disposta quando durmo bem. Mas, de vez em quando um monstrinho chamado INSÔNIA resolve me assombrar, me acordando por volta da meia-noite e devolvendo meu sono por volta das quatro horas da manhã, quase na hora de levantar para começar o dia.

Se a insônia ocorre um dia ou outro, tudo bem, mas se você percebe que isso acontece por alguns dias seguidos (como foi meu caso), tomar algumas atitudes pode ajudar. Hoje, eu vou compartilhar com você algumas dicas que melhoraram o meu sono, eu sigo praticando-as para um resultado mais efetivo. Espero que elas possam te ajudar também. Vamos lá?



Praticar yoga uma hora antes de dormir
Eu gosto muito de pesquisar e salvar práticas de yoga no Pinterest, e lá, eu encontrei uma prática de yoga para melhorar o sono e comecei a praticar diariamente uma hora antes de dormir. No primeiro dia já dormi melhor. Vou deixar a imagem aqui embaixo para você salvar ou imprimir, caso você se interesse em praticar.


Fonte: Pinterest

Tomar chá de camomila com maracujá
A camomila e o maracujá são plantas conhecidas pelo seu poder calmante. Prepare uma xícara de chá de camomila com maracujá um pouco antes de dormir. Crie um ritual e melhore o seu sono.

Tomar o floral Rescue Remedy
Nos dias que a insônia resolveu me visitar, eu decidi tomar o floral Rescue Remedy a cada 30 minutos/4 gotas pelo menos duas horas antes de dormir. Você pode diminuir o intervalo para 15 minutos, se achar necessário. Vá tomando o floral até o momento de ir se deitar, caso acorde no meio da noite, tome novamente 4 gotas a cada 15 ou 30 minutos. Você irá perceber um relaxamento maior e o sono vai se aproximando. Para mim funciona muito bem.

Cuidado com certos tipos de alimentos antes de dormir
Alguns alimentos (ricos em açúcar, ricos em gorduras ou cafeína, entre outros) podem interferir na qualidade do sono, se puder evite-os. Invista em alimentos leves, e durante o dia tente ingerir alimentos que diminuem a ansiedade, como bananas e amêndoas.



Verifique a claridade e temperatura do quarto
Um ambiente muito claro pode prejudicar o sono, pois a claridade interfere na produção de melatonina, que é o hormônio do sono. Outra dica é verificar a temperatura, pois ambientes muito quentes tendem a interferir no relaxamento do corpo, e assim o sono vai embora. Não se esqueça, ambientes frios demais também espantam o sono, a temperatura deve ser agradável.

Desligue-se do celular pelo menos uma hora antes de dormir
Se você costuma dormir às 23:00 hs, tente verificar as redes sociais, youtube, sites, uma hora antes de dormir, no caso até às 22:00 hs, depois esqueça o celular. No meu caso, quando eu leio algo bacana ou assisto alguma coisa que chama a minha atenção, eu fico totalmente ligadona e pensando excessivamente no assunto, principalmente se for algo inspirador e que me deu alguma ideia, a minha mente não consegue se desligar tão facilmente, para evitar isso, eu resolvi não mexer no celular minutos antes de dormir.

Ouça vídeos ou músicas relaxantes
Quando eu sofro com uma insônia chata, o que me ajuda é ouvir uns vídeos de relaxamento no youtube. Dois vídeos, um da Amanda Dreher (clique aqui) e outro da Gisela Vallin (clique aqui) me deixam mais tranquila e eu consigo pegar no sono. Um dias desses, eu tive insônia e fiz esses relaxamentos, a única coisa ruim foi que eu dormi tanto depois, que acordei uma hora atrasada para ir trabalhar, rsrs. Sugiro que você faça essas práticas ao se deitar, ou quando acordar à noite. Para mim, elas funcionam bem.

Essas foram as atitudes que tomei para melhorar o meu sono durante uma fase de insônia, se alguma dessas dicas fizer sentido para você, eu recomendo que você a coloque em prática, e depois me conta se funcionou para você, eu realmente espero que sim.



Para ler um outro post do blog, com outras dicas sobre insônia, clique aqui.

2 comentários:

  1. Eu estava fazendo grande parte das dicas acima e ainda estava tendo problema, até que me deparei com a alimentação. Uma alimentação pesada antes de ir dormir com certeza afetará o sono da pessoa. Eu sei que tem afetado o meu.

    Obrigada por compartilhar!
    Beijos!

    www.vivendolaforanoseua.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gisley, a alimentação influencia muito, pelo menos para mim faz uma baita diferença quando como algo mais leve. Fora a indigestão, azia e estufamento que nos acordam no meio da noite. Eu tenho me vigiado bastante nesta questão.

      Eu que agradeço o seu comentário!

      Beijos

      Excluir

Tecnologia do Blogger.