Está tudo dando errado! 05 pensamentos que ajudam a lidar com essa fase


Eu não sei se já aconteceu isso com você, de você sentir que parece que está dando tudo errado em sua vida, você sente que está envolto em uma maré de azar que parece não ter fim. É o chefe que resolve encucar com você, é aquele colega de trabalho que só faz fofoca e te deixa chateado, é aquele relacionamento que parecia ter tudo para dar certo, mas de repente o outro esfriou e não está mais a fim de você, ou aquela tão sonhada vaga de emprego que parece ter ficado à anos luz de distância porque você resolveu dizer que seu inglês não era tão bom assim, entre outras coisas, mais ou menos graves, dependendo da percepção de cada um.

Bom, eu já passei (e claro, ainda passo) por fases assim, e você também provavelmente, talvez de um jeito diferente e com outras situações, mas talvez algum dia, você também já deve ter repetido a famigerada frase:

“Caramba, o que está acontecendo? Está tudo dando errado.”



Eu aprendi que fases não tão positivas são sempre passíveis de acontecer em nossas vidas, e isso é meio que inevitável, às vezes tudo vai bem e às vezes não, acredito que uma das formas mais tranquilas para passarmos por fases obscuras é pensar de uma forma diferente. Ao invés de ficar se lamentando pela fase difícil, talvez seja mais produtivo mudar a forma de pensar e tentar entender a situação por um outro ângulo. Quando eu me encontro em uma situação que me desagrada, em geral, eu gosto de escrever sobre ela em meu caderno de anotações, e depois destrinchar essa situação usando alguns pensamentos que me ajudam a revigorar a alma, eu vou compartilhar com você esses pensamentos, e espero que de alguma forma você possa se beneficiar deles quando as coisas não estão muito positivas em sua vida.

1- O melhor está por vir
Eu gravei um vídeo para o youtube sobre esse assunto (clique aqui para assistir), e a frase “O melhor está por vir”, apesar de parecer um conselho de autoajuda piegas e barato pode ter um efeito muito positivo para a sua vida, e te ajudar a acreditar num futuro melhor. Quando nós acreditamos que o futuro pode nos reservar algo melhor, o presente atual e desafiador deixa de ser tão dolorido, e nós conscientes de que algo melhor virá, acionamos o botão interno da esperança, e assim podemos agir para tomar as atitudes necessárias. Então, apesar de ser meio piegas, acreditar que o melhor está por vir, talvez seja uma das suas melhores opções em momentos desafiadores.

2- Essa situação de hoje não representa todo o seu destino
Esse pensamento, eu já usei muito quando fui rejeitada. Muitas vezes, quando somos rejeitados por alguém, ou por uma empresa, ou por um amigo, costumamos questionar o nosso valor e colocar em cheque as nossas características, com pensamentos do tipo:

“Será que não sou bom o bastante.”
“E se ninguém mais se interessar por mim.”
“E se eu nunca mais conseguir outro emprego.”

Essas frases autodepreciativas são só alguns dos exemplos, mas existem pelo menos cerca de outras milhares de frases que nos fazem acreditar que nosso destino foi traçado por um NÃO que recebemos, ou por uma notícia desagradável, entre outras situações.

Tenha sempre em mente, que essa situação negativa que você está vivendo hoje não representa todo o seu destino, há inúmeras coisas maravilhosas que você já fez (relembre-as agora) e outras tantas maravilhosas que você irá fazer, portanto, desapegue do que te causa dor, e confie que você é muito mais do que esse momento de agora.



3- O que posso aprender com essa situação?
Quando as coisas estão dando errado na vida da gente pode existir muito aprendizado por trás disso, se você estiver disposto a enxergar, com certeza conseguirá ver. Pelo menos para mim, as situações difíceis foram as que mais me fizeram refletir e me ensinaram aprendizados essenciais que me ajudaram a ser a pessoa que sou hoje. Então, sempre que você estiver achando que as coisas não estão dando certo, procure se perguntar se há algum aprendizado para você nesta situação. Eu acredito que pelo menos uma lição importante você vai aprender.

4- Cada fim é um recomeço
Quando algo acaba em nossa vida, em geral, nós ficamos muito tristes (e isso é normal, e viver isso faz parte), que fique bem claro que a ideia aqui não é viver no mundo de Poliana, é sentir sim, ficar triste sim, mas acolher o sentimento e tentar resolver a situação de uma forma que seja melhor para a gente.  Portanto, acreditar que cada fim é um recomeço pode ser o primeiro passo para você seguir adiante. Quantas vezes, você não terminou relacionamentos que não estavam muito bons, e ficou triste pelo fim, mas um tempo depois, ou muito tempo depois, rsrs, uma pessoa maravilhosa apareceu em sua vida, hein? Ou quando você foi demitido de um emprego, e tempos depois começou seu próprio negócio ou entrou em uma empresa um pouco melhor. Encerrar ciclos pode ser dolorido, principalmente quando nós nos apegamos às pessoas e situações, mas talvez, a vida esteja querendo da gente um recomeço, e isso podemos dar à ela, se entendermos esse movimento natural da vida de todos nós, que tudo que um dia começa, também acaba e recomeça, e um dia chega ao seu fim definitivo, ou não, e quem sabe não recomece de outra forma em um outro lugar desse Universo infinito novamente, rs. 

"Há mais mistérios entre o céu e a terra do que pode imaginar a nossa vã filosofia." William Shakespeare

5- Tudo bem, se não está tudo bem
Quando fico triste porque as coisas não estão dando certo para mim, antes de agir, eu me permito sentir todos os sentimentos e emoções que esta situação me causa, e acolho cada um desses sentimentos e emoções, pensando que “está tudo bem, se não está tudo bem”, o que parece contraditório, mas não é. Agir mudando os pensamentos e ações só é possível, se você acolher o que sente, independente do que seja, pois esconder, jogar para debaixo do tapete, só vai criar limo, sujeira e pó na sua mente, e uma mente suja e poluída não nos ajuda a crescer. Então, acolha essa fase, busque ajuda se for preciso, não importa se você é homem ou mulher (digo isso porque homens têm a tendência cultural de não expor sentimentos, muitas vezes sofrendo sozinhos, e isso não é bom).  Portanto, quando parecer que as ondas te jogam para fundo, e a respiração ficou difícil, pare um pouco, está tudo bem, e acredite por mais difícil que seja: ISSO VAI PASSAR!



"O correr da vida embrulha tudo.
A vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, 
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem." Guimarães Rosa

Desejo para você bons pensamentos e bons sentimentos :)

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.