Exaustão física e mental – Quando o cansaço compromete a qualidade de vida

O dicionário define exaustão como o ato ou efeito de exaurir(-se); esgotamento. Ou seja, a exaustão física e mental acontece quando o indivíduo sente um esgotamento geral. É a falta de energia em todas as esferas, física, mental e espiritual.

Muitas vezes, essa exaustão acontece porque nos esforçamos demais, seja para atender uma expectativa ou uma demanda externa, seja por perfeccionismo, seja por necessidade financeira, rotina apertada e sem descanso, ou ainda, pela saúde, quando estamos nos recuperando de uma doença que pode ter sugado nossas forças. Enfim, cada ser humano é único e as causas do cansaço e esgotamento podem ser variáveis, por isso, sempre é interessante avaliar cada situação sem generalizar, para que esta exaustão possa ser tratada da melhor forma possível.




Quando a pessoa chega num nível de exaustão que compromete o físico e o mental, é comum que alguns sintomas se apresentem, tais como:

Sonolência excessiva ou insônia;
Apatia;
Dores pelo corpo;
Queda de imunidade;
Esquecimento;

Dessa forma, a qualidade de vida acaba sendo comprometida, pois não há mais forças para seguir adiante com a rotina, sonhos, projetos, lazer... afinal tudo se tornou um fardo muito pesado, o corpo e a mente já não respondem positivamente. Para casos assim, existem algumas atitudes que podem ajudar a recuperar a energia vital, como se conhecer, aprender a ouvir o próprio corpo e identificar os sinais que antecedem a exaustão. Vamos ver então, algumas sugestões que podem te auxiliar caso você esteja passando por isso:

Auxílio médico
Sempre é bom consultar um médico quando você sente exaustão. O problema pode ter causas físicas ou emocionais, ou ainda as duas ao mesmo tempo. Então, é importante procurar um clínico geral, e solicitar alguns exames para verificar se está tudo bem fisicamente, e se houver problemas de ordem emocional, se consultar com um psicólogo, também pode ajudar. Assim, você pode ir para as outras etapas com mais tranquilidade.

Priorize
Às vezes, nós ficamos exaustos porque nos sobrecarregamos. Não conhecemos os nossos limites e muito menos comunicamos esses limites aos outros. Portanto, aprenda a estabelecer limites e priorizar. Tome cuidado com expectativas e demandas externas. Compreenda que é impossível atender tudo e todos. Aprenda a dizer não, e principalmente aprenda a não se sentir culpado por isso. Esses dias, eu li uma frase no Instagram que adorei, era a seguinte: “Aprenda a dizer não sem dar explicação”. Para mim, esta frase fez muito sentido, porque eu sou do tipo de pessoa que tem que ficar explicando meus nãos até para as coisas mais banais. Estabeleça limites para si mesmo, deixe isso claro para os outros e priorize.

Tudo tem solução
Eu conheci recentemente o trabalho da Marie Forleo (clique aqui para saber mais) e comecei a assistir vídeos dela, acompanhar no Instagram e ouvir os podcasts. Recentemente ouvi um podcast dela para o SuperSoul da Oprah Winfrey que tinha o seguinte título, “Everything is figureoutable”, traduzindo seria algo mais ou menos assim: “Tudo tem solução”. Eu gostei muito do podcast (você pode ouvir no Podbean) e me parece que esse é o título de um livro que a Marie Forleo lançou lá nos Estados Unidos.

Pensar que tudo tem solução, nos ajuda a lidar com os desafios de uma forma mais tranquila, assim tiramos um pouco do peso que pode nos sobrecarregar e causar a exaustão. Quantas vezes em sua vida você chegou a exaustão porque ficou se esforçando mentalmente e fisicamente para resolver algo? Às vezes, algo que nem dependia de você, e lá estava você, cansado, sem energia, pensando negativamente e atraindo mais coisas negativas e mais dificuldades para sua vida.

Desafios??? Sempre vamos ter, o que muda é a forma como você os encara, isso vai fazer toda a diferença em sua caminhada. Portanto, tente daqui para frente, encarar todas as coisas como solucionáveis, já vá resolver um desafio com esse pensamento em mente: “Tudo tem solução.”  Você vai sentir o peso ficando cada vez menor.

Alimentação balanceada
Preste atenção no que você come e na qualidade nutricional dos alimentos que você come. A dieta tem uma influência direta no rendimento do nosso corpo, considerando tanto seus aspectos físicos como mentais. Dietas pobres em nutrientes podem causar estafa, cansaço e outras desordens que influenciam diretamente na qualidade de vida. Invista em uma alimentação balanceada, com alimentos menos processados, mais frutas, legumes e verduras, gorduras de boa qualidade (abacate, oleaginosas, azeite de oliva, etc), beba água na quantidade adequada, diminua o consumo de açúcar refinado. Aos poucos, você vai perceber seu corpo respondendo com mais energia, é um trabalho gradativo, que envolve mudança de hábitos, mas que vale muito a pena.




Autocuidado
Uma vez eu assisti um vídeo da Sarah Beth (Sarah Beth Yoga – Clique aqui para assistir) onde ela mostra a rotina dela como mãe, esposa, professora de yoga, empreendedora, e em um momento do vídeo, ela diz que voltou à academia um pouco depois de ter seu primeiro filho porque ela sentiu a necessidade de cuidar de si mesma. Ela disse que seu copo precisava estar cheio para que ela possa também se dedicar aos outros. Ou seja, se você tem um copo vazio como você vai dar água?

Muitas vezes, ficamos cansados e sobrecarregados porque nos esquecemos de nós mesmos. Focamos em resolver as necessidades dos outros, e nos colocamos de lado. Ficam em primeiro lugar, as necessidades dos filhos, do marido ou da esposa, do namorado ou da namorada, dos pais, da empresa, dos amigos, e o seu copo vai esvaziando, esvaziando e seca, e daí consequentemente a exaustão bate na sua porta.

Invista no cuidado consigo mesmo. E quando eu me refiro ao autocuidado não me refiro só a academia, fazer as unhas, ir para a yoga, me refiro a ir naquela consulta médica que você está adiando já faz séculos, tomar suas vitaminas ou medicamentos corretamente, ir para a terapia, e sim, também cuidar da barba (nos caso dos homens), do cabelo, ir caminhar. É importante que você entenda o momento certo de se priorizar e encher o seu copo.

“Amai ao próximo como a ti mesmo”

Lembre-se, só consigo dar aquilo que já tenho.

Terapia Floral
A terapia floral também é muito benéfica para casos de exaustão total. O floral indicado para quem apresenta esgotamento físico, mental e espiritual é o OLIVE. Pessoas que necessitam do floral Olive sentem-se completamente exaustas, em todos os níveis. 

O Doutor Bach nos fala que o floral Olive “é para aqueles que sofreram muito, mental ou fisicamente, e encontram-se tão exaustos e fracos que não tem mais forças para fazer nenhum esforço. Para eles a vida diária é dura e sem prazer.”
Esse floral dará força e vitalidade, ajudando a restabelecer a energia perdida. Você pode mandar manipular este floral, e tomar 4 gotas 4 vezes ao dia, ou se quiser um atendimento mais personalizado, pode se consultar com um terapeuta floral de sua confiança.




Para saber mais sobre atendimento de terapia floral, clique aqui.

Espero que essas dicas possam te ajudar ou ajudar alguém que você conhece que está passando por um período de exaustão.

Até mais!!!

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.