7 benefícios da jardinagem

Eu gosto muito de plantas e jardins, e essa minha jornada é recente. Tudo começou quando decidi estudar terapia floral em 2017, antes disso, eu achava flores bonitas, mas dificilmente me conscientizava da presença delas e não aceitava de bom grado ganhar plantas de presente. Atualmente, adoro ganhar e comprar plantas, por isso, acredito muito naquela frase do budismo: "Tudo é impermanente". Pois eu mudei e passei a ser uma pessoa que gosta muito de plantas e que se dá super bem com o reino vegetal, pelo menos minhas plantinhas têm correspondido super positivamente à nossa amizade.


No texto de hoje, eu vou compartilhar com você alguns benefícios da jardinagem, baseados na minha experiência e também em algumas pesquisas que eu fiz, então se você tiver interesse em iniciar um novo hobby, avalie aqui os benefícios da jardinagem, e veja se essa prática é para você.

1- Melhora seu potencial criativo
O contato com a natureza de uma forma geral promove um aumento da nossa criatividade. Quantas vezes você já sentiu preocupado, sobrecarregado e ao dar uma volta em um parque ou sentar embaixo de uma árvore já sentiu a mente ficar mais tranquila e começou a raciocinar melhor? Pois é, a natureza tem esse poder, de limpar nossas ideias. Então, a jardinagem por ser uma atividade ligada à conexão pode nos ajudar a melhorar a criatividade. Em minha própria experiência já senti esse benefício, principalmente em relação à minha primeira planta, minha orquídea que comprei em fevereiro/2018...eu costumo me conectar com ela, quando vou regar, acariciar suas folhas ou flores, e já tive alguns pensamentos criativos, ideias para o blog. Sei que parece meio surreal para quem não tem esse hábito, mas não custa tentar né. Obviamente, não é só sair encostando nas plantas para ter ideias novas, mas a prática de uma atividade que promove conexão pode facilitar a liberação do potencial criativo. 

2- Diminui a ansiedade, stress e pode auxiliar no tratamento da depressão
De acordo com um estudo chamado "Gardening is beneficial for health: a meta-analysis, 2017 (A jardinagem é benéfica para a saúde: uma meta-análise, 2017) a prática de jardinagem promove diversos benefícios para a saúde, tais como, redução dos sintomas de depressão e ansiedade, stress, distúrbios de humor e melhora da função cognitiva. Portanto, se você sente afinidade com a ideia, cultivar uma plantinha pode te ajudar a melhorar a saúde emocional.

Link para o artigo citado acima:



3- Aumenta a conexão com a natureza
Acredito que isso é algo que acontece naturalmente ao se começar a praticar a jardinagem. Você nutre cada vez mais respeito às diferentes formas de vida, e a conexão faz você entender, que não há você sem natureza. A conexão gera consciência ambiental, respeito, amor e cuidado. Sendo inclusive, uma ótima atividade para crianças, ajudando a desenvolver essa consciência de respeito e expansão de amor e cuidado.

4- Você faz novas amigos/amigas e fortalece vínculos
Sei que parece engraçado, mas eu costumo considerar minhas plantas, minhas amigas. E isso traz benefícios para mim e para elas. Então consequentemente ganhamos amiguinhas, rsrs. Mas, ao se dedicar a um novo hobby a possibilidade de conhecer pessoas e fortalecer vínculos com pessoas já conhecidas com o mesmo interesse é maior. Você pode visitar lojas de jardinagem e conhecer pessoas com os mesmos objetivos e interesses, pode marcar passeios com amigos e amigas que se interessam pelo assunto em locais que tem um jardim ou cidades que possuem plantações de flores. Enfim, a vida se expande e floresce. 


5- Aumenta a conexão com o momento presente
Tocar a terra, trocar de vaso, regar, plantar novas mudas são atividades que promovem a conexão com o agora. É preciso atenção para não regar demais, é preciso atenção para não quebrar a planta ao trocar de vaso, é preciso atenção para plantar direitinho, então, a conexão com o momento presente acaba sendo algo inerente à jardinagem, dessa forma, você acalma a mente e pratica a atenção plena, o que trará inúmeros outros benefícios para você.

6- Beneficia a saúde cardiovascular
Sim, a jardinagem ajuda o coração.
Segundo um artigo publicado no jornal "The Guardian" - clique aqui para ler, a jardinagem pode prolongar a vida de pessoas com mais de 60 anos. De acordo, com o estudo citado no artigo, a prática de jardinagem reduz o risco de doenças cardíacas porque aumenta o gasto energético geral, já que é uma atividade que induz o movimento. Claro, que não substitui a prática de exercícios, então, você pode juntar as duas práticas, exercício físico e jardinagem, que resultará num coração mais saudável, e com certeza mais amoroso.

7- Melhora seu humor de uma forma geral
Uma atividade que melhora seu potencial criativo, ajuda na ansiedade, stress e depressão, aumenta sua conexão com a natureza, te ajuda a fazer amigos e fortalecer vínculos, aumenta sua capacidade de atenção plena e ainda auxilia seu coração só pode, no final melhorar seu humor. Então, se você gosta de plantas, invista neste hobby, por experiência própria posso afirmar que é algo muito positivo.

Espero que você tenha gostado conhecer alguns dos benefícios da jardinagem, e espero que ela te ajude a desenvolver uma vida com mais equilíbrio.

Até mais!!!





Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.