10 MANEIRAS DE FACILITAR SUA VIDA



Por Angélica Diniz

Quem não quer ter uma vida mais tranquila não é mesmo? Com menos stress, que flua mais facilmente, acho que todo mundo. Porém, facilitar a vida é algo que depende muito mais da nossa atitude do que de uma fórmula mágica.

Hoje, eu vou compartilhar com você, 10 maneiras de facilitar a sua vida, você verá no decorrer do texto que as atividades sugeridas dependem do quanto você está comprometida(o) em realizar mudanças positivas. Então, se você quer mudar e facilitar a sua rotina de uma forma que as coisas fiquem mais equilibradas, assim melhorando também o seu bem estar emocional, continue lendo porque esse post é para você.

1- Organize suas finanças
Faça uma planilha mensal com todos os seus gastos, avalie o que pode ser mudado e onde você pode economizar. Planeje-se para poupar algum dinheiro. Você pode começar com valores mais baixos, de R$ 10,00 a R$ 50,00/mês (isso é só uma sugestão, os valores aqui dependem da sua realidade). Vá poupando um valor mensalmente até que isso se torne um hábito, e você deixará de passar por apertos financeiros no futuro.

2- Aprenda a dizer não
Invista mais o seu tempo e energia em pessoas e situações que são importantes para você. Estabeleça limites e sinta a sua energia se renovar.

3- Organize o seu dia na noite anterior
Aprenda a planejar o seu dia com antecedência, a fim de evitar stress desnecessário. Separe roupas, pense no café da manhã e almoço do dia seguinte e repasse as suas tarefas programadas. Porém, tenha cuidado para não criar ansiedade pensando demais no dia seguinte, pois o objetivo aqui é facilitar as coisas e não criar mais ansiedade.

4- Planeje atividades de saúde e bem-estar
Encontre um forma de simplificar e incorporar uma rotina de saúde e bem-estar que tenha a ver com você. Defina os melhores exercícios, o horário que te favorece e comece.

5- Estabeleça uma to do list (lista de afazeres)
Atualmente, eu tenho utilizado o bloco de notas do meu celular para listar as atividades do meu dia. Você pode usar essa ferramenta também, ou outras, tais como, o EverNote, Google Agenda ou uma agenda física. O legal de ter uma to do list é que isso te dará mais foco para manter as atividades diárias.




6- Organize armários/gavetas de papéis e acessórios
Jogue fora as coisas que você não precisa mais. Mantenha o ambiente limpo e em ordem.

7- Organize seu guarda-roupas
Avalie como está a organização do seu guarda-roupas. Dizem que o que está fora, reflete o que está dentro! E aí? Como andam as coisas dentro e fora de você? Mantenha roupas e acessórios que você gosta e que tenham a ver com você, e o que sentir que não é mais para você, se estiver em bom estado doe para outras pessoas.

8- Avalie suas expectativas e frustrações
Ter muitas expectativas, esperar que os outros ajam como acreditamos ser o certo pode causar muita frustração, o que pode ocasionar irritabilidade que acaba aumentando o nível de stress. Por isso, observe seu comportamento e veja como andam as suas expectativas, se necessário, aprenda a aceitar e soltar o que você não pode controlar.

9- Administre seu tempo
Tenha uma intenção clara de como quer usar o seu tempo. Pense no seu tempo de uma forma eficiente e produtiva, para assim parar de perder tempo com coisas desnecessárias.

10- Remova da sua vida o que não te faz bem
Pense em coisas, objetos, lembranças que deixam você para baixo e se for possível, desfaça-se de tudo isso. Mantenha em sua vida (física e mental) somente aquilo que te faz bem.




Lembre-se você é a pessoa mais importante da sua vida. Cuide-se!

Para saber mais sobre o meu trabalho como terapeuta, clique aqui.

Até o próximo post!

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.