05 SINAIS DE ESGOTAMENTO EMOCIONAL

 Por Angélica Diniz


O esgotamento emocional ocorre quando a pessoa começa a se apresentar emocionalmente exausta. A causa mais comum é o stress excessivo na vida pessoal e/ou profissional. É muito comum que nestes casos, a pessoa apresente alguns sinais, como por exemplo:


1 - Impaciência

Quando uma pessoa está emocionalmente esgotada, é comum que a impaciência se apresente de uma forma muito forte. Tudo começa a ser muito difícil, esperar por algo passa a ser um tormento, o que pode levar a pessoa agir com impulsividade, tanto nas relações de trabalho, como nas relações pessoais. Se você era uma pessoa tranquila dentro do possível, e de uma hora para outra, começou a se sentir impaciente, observe se você também tem os outros sinais abaixo, em caso positivo, pode ser que você esteja sofrendo com esgotamento emocional.


2 - Ansiedade

A ansiedade é um sintoma típico de esgotamento emocional. De uma forma geral, ela ocorre devido a demandas emocionais não trabalhadas, o que acaba ocasionando um desgaste emocional.




3 - Esquecimentos 

Algumas pessoas podem apresentar como sintoma de esgotamento emocional, esquecimentos frequentes. Neste caso, é necessário observar se os esquecimentos estão acontecendo juntamente com algum acontecimento estressante, já que o esquecimento pode ser também sintoma de outras doenças. Por isso, é sempre importante considerar o sintoma e observar toda a história da pessoa.


4 - Insônia

A insônia é um dos sinais de esgotamento emocional, e muitas vezes, já é uma consequência de um outro sinal que é a ansiedade. 


5 - Raiva descontrolada

É muito normal sentir raiva. A raiva é uma emoção humana, e não deve ser desprezada, mas sim, observada. Um ou outro episódio de raiva é muito comum, o que deixa de ser normal é quando essa raiva torna-se frequente e descontrolada. A raiva descontrolada pode indicar um esgotamento emocional. Por isso, é importante avaliar o contexto que essa raiva se apresenta, e se ela é proporcional ou não ao acontecimento.




O tratamento do esgotamento emocional depende muito de sua causa, por isso, o processo terapêutico é um grande aliado nestes casos. É necessário também realizar uma avaliação do estilo de vida, com o objetivo de observar se há possibilidade de eliminar o agente causador do stress e do esgotamento emocional. Além disso, é necessário também avaliar dentro do estilo de vida, a alimentação, a prática de exercícios físicos, o consumo de bebidas alcoólicas, a rotina noturna, por exemplo, avaliando o uso de celular na hora de dormir, entre outros.


Se você observou que o esgotamento emocional prejudica a sua qualidade de vida, considere procurar por um profissional que trabalhe com saúde mental, e além disso, você pode utilizar também a terapia holística como apoio. Na terapia floral, eu costumo indicar para meus clientes o floral Olive para esses casos. Caso você queira saber um pouco mais como os Florais de Bach podem te ajudar clique aqui e saiba mais.


E não se esqueça, você não precisa carregar o mundo em suas costas, peça ajuda!

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.